sexta-feira, 31 de julho de 2009

Para descontrair.

Pra descontrair, afinal, nem tudo é desgraça.



Os Olhos do Bastião

Por um destes caprichos da natureza o Bastião podia ser considerado um fenômeno, apesar de um porte atlético nada invejável cabelos estilo escovinha com a pele vermelha cheia de sardas, sendo possuidor de todos estes predicados, havia alguma coisa no rosto do Sebastião que o tornava um espécime raro, eram os olhos, eu explico o cara tinha um olho verde e o outro preto.
Ninguém sabe ao certo de onde viera aquele sujeito magricela que tinha o dom de conversar horas com as pessoas sem tornar-se enjoado, coisa difícil hoje em dia, quando a gente se depara com alguns com uma cara que só de olhar já da vontade de fazer meia volta e ainda cruzar os dedos para não ser visto, mas com o Sebastião era diferente ele tinha mil predicados, entendia de todos os assuntos, dava conselhos, até ajudava na missa alem é claro daqueles olhos diferentes, estranhos.
Era casado, mas não tinha filhos era ele e a mulher Lindaura que, aliás, era mais um motivo da curiosidade na vila, alem de bonita era boa e o que todos queriam saber: O que será que ela vira naquele indivíduo feio ? Ora, “ são aqueles” zoios “ diziam as fofoqueiras.
A verdade é que um dia uma verdadeira bomba caiu na cidade o Sebastião havia tido um enfarto fulminante e morrera, estava se velando no salão que existia nos fundos da igreja, todos custaram a acreditar e foi àquela correria para confirmar e para se despedir daquele amigo muito esquisito é verdade, mas de um coração de ouro. As pessoas que chegavam dava de cara com um caixão preto sobre dois banquinhos e lá dentro todo empertigado num terno novinho em folha toda aquela figuraça, que parecia estar sorrindo, ou tirando sarro de alguma coisa que ainda iria acontecer.
Um amigo foi se chegando, já fungando botou o braço sobre a viúva gostosa esfregando o nariz na vasta cabeleira negra foi dizendo em meio a soluços: Não se desespere, tu não estas sozinha a gente vai ficar grudado nestes sentimentos funéreos , ato contínuo levantou bem devagarzinho o lenço que tapava o rosto do falecido e tinha até a intenção de dar um beijinho de despedida mas recuou e todos ouviram um- Cruzes- e saiu de fininho.
Em pouco tempo o motivo vinha a público o defunto estava com um olho bem arregalado, era justamente o olho preto. Foi uma confusão só a viúva teve que ser amparada e levada para fora, pois parecia que ia ter um treco, e não foram poucos que tentaram fechar o olho do Sebastião seja com reza, colocando moedas ,pingando colírio e teve até a ajuda sem resultados práticos ,do Mamedes um turco com fama de milagreiro, que se encheu do saco e disse que aquilo só podia ser obra do demônio ou coisa que o valha.
Por fim restou o caixão e o defunto lá no salão pois ninguém mais tinha coragem de enfrentar aquele olho preto escancarado, até que a viúva resolveu tentar dar um jeito a sua moda, entrou amparada pelas vizinhas e pediu para ficar a sós com o falecido debruçou-se sobre o esquife pareceu dar uma beijo , e em seguida pediu a todos que se aproximassem e incrível o olho estava fechado, em paz , mas o sorriso irônico continuava estampado na cara do Bastião, todos então acharam melhor rezar com a mão espalmada na direção do defunto até para reforçar o milagre e aquele olho não voltar a abrir até o sepultamento, menos a Lindaura que guardava um objeto redondo e lustroso preto como uma jabuticaba apertado em suas mãos. O olho de vidro do falecido esposo. 31/07/2009

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Pandemia de lucros

PANDEMIA DE LUCRO –
Recebi, de um amigo este texto.Vale a pena a leitura, a reflexão. Afinal o bicho “homem” cada vez mais cai em descrédito, e a humanidade, sempre refém acaba aceitando tudo sem ao menos parar para pensar.

Que interesses econômicos se movem por detrás da gripe A-H1N1 ???
No mundo, a cada ano morrem milhões de pessoas vítimas da Malária que se podia prevenir com um simples mosquiteiro. Os noticiários, disto nada falam!
No mundo, por ano morrem 2 milhões de crianças com diarréia que se poderia evitar com um simples soro que custa centavos. Os noticiários disto nada falam!
Sarampo, pneumonia e enfermidades curáveis com vacinas baratas, provocam a morte de 10 milhões de pessoas a cada ano. Os noticiários disto nada falam!
Mas há cerca de 10 anos, quando apareceu a famosa gripe das aves os noticiários mundiais inundaram-se de noticias: Uma epidemia, a mais perigosa de todas. Uma Pandemia!
Só se falava da terrífica enfermidade das aves.
Não obstante, a gripe das aves apenas causou a morte de 250 pessoas, em 10 anos, 25 mortos por ano.
A gripe comum, mata por ano meio milhão de pessoas no mundo. Meio milhão contra 25.
Um momento, um momento. Então, porque se armou tanto escândalo com a gripe das aves?
Porque atrás desses frangos havia um "galo", um galo de crista grande: A farmacêutica transnacional Roche com o seu famoso Tamiflú vendeu milhões de doses aos países asiáticos.
Ainda que o Tamiflú seja de duvidosa eficácia, o governo britânico comprou 14 milhões de doses para prevenir a sua população. Com a gripe das aves, a Roche e a Relenza, as duas maiores empresas farmacêuticas que vendem os antivirais, obtiveram milhões de dólares de lucro.
-Antes com os frangos e agora com os porcos.
-Sim, agora começou a psicose da gripe A. E todos os noticiários do mundo só falam disso.
-Já pouco se fala da crise econômica e muito pouco de outros assuntos.
-Só a gripe A, a gripe dos porcos.
-Se atrás dos frangos havia um "galo" atrás dos porcos não haverá um "grande porco"?
A empresa norte-americana Gilead Sciences tem a patente do Tamiflú. O principal acionista desta empresa é nada menos que um personagem sinistro, Donald Rumsfeld, secretário da defesa de George Bush, artífice da guerra contra Iraque. Os acionista das farmacêuticas Roche e Relenza estão a esfregar as mãos, estão felizes pelas suas vendas novamente milionárias com o duvidoso Tamiflú
A verdadeira pandemia é de lucro, os enormes lucros destes mercenários da saúde.
Não se nega as necessárias medidas de precaução que estão a ser tomadas pelos países.
Não se nega a necessidade de cuidados com as gestantes, os obesos e os imuno-deficientes - principais vítimas das complicações causadas pela gripe.
Mas se a gripe A é uma pandemia tão terrível como anunciam os meios de comunicação e se a Organização Mundial de Saúde se preocupa tanto com esta enfermidade, por que não a declara como um problema de saúde pública mundial e autoriza a fabricação de medicamentos genéricos para combatê-la?
Prescindir das patentes da Roche e Relenza e distribuir medicamentos genéricos gratuitos a todos os países, especialmente os pobres.
Essa seria uma solução. Vamos Refletir. Vamos debater.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Para onde?

Para onde ?

Para onde caminha o nosso Brasil gente. Sinceramente. me apavoro quando penso no país que estou deixando para meus filhos. E olha que os meus herdeiros já estão bem crescidos, um é advogado e a moça é estudante de jornalismo. Mas, e aqueles pais que ainda embalam no colo seus filhos pequeninos, vão dizer o quê para os seus, quando estes se depararem com este mundo virado de pernas para o ar.

Não, não me rotulem de negativista, pessimista, ou seja, lá mais o que, na verdade faço parte daquela parcela mínima da sociedade que conseguiu sobreviver sem roubar, sem trapaças, sem cargo político, sem diárias, sem viagens e sem me deixar contaminar pela programação de nossas mídias. Você, que lê este artigo, já parou para pensar no que transformaram o nosso mundo? Antigamente as mortes em grande escala só aconteciam em guerras, as grandes epidemias aconteciam porque a medicina ainda engatinhava, e matar alguém na via pública era motivo para execução pelo estado.

Antigamente a fome matava, pelo fato de a produção de alimentos não atender a demanda, hoje, apesar de toda a tecnologia, crianças se alimentam de lixo, comem restos, disputam migalhas com os animais, e a gente assiste a tudo impassível, anestesiado. Existe até aqueles que viram a cara, ou trocam de canal para continuar alheios, se acovardando diante de uma realidade que logo ali poderá, transformar seu próprio filho em mais uma vítima, não apenas da fome ,mas, com as drogas.

Hoje, se chega à triste conclusão de que a vida não vale nada mais do que alguns centavos. Mata-se por um par de tenis , por um boné, por um par de chinelos, e tudo acaba nas paginas de um jornal como mera estatística. Arrecadamos bilhões em impostos, mas tudo escorre pelos ralos da corrupção, do roubo, da agiotagem. A ética, a moral, a dignidade, a honestidade, viraram apenas vocábulos esquecidos, meros adjetivos fantasiosos. A sociedade humana está doente, o câncer da corrupção já tomou conta de todos os setores. Nossas famílias são diariamente bombardeadas pelas mídias, com verdadeiros absurdos, que a pretexto de entretenimento fazem apologia, a traição, ao sexo, ao crime e aos vícios.

E, eu você e todos, confortavelmente sentados na sala de nossa casa, aproveitamos o intervalo dos comerciais para criticar os Sarney’s da vida. Como se não tivéssemos nada com isto, como se não tivéssemos sido nos mesmos os culpados desta gente estar onde está.

Por isto a pergunta: Para onde estamos levando o nosso Brasil? Ou mudamos, ou nos empurram para o abismo. 29/07/2009

terça-feira, 28 de julho de 2009

A Hora e a vez da Hipocrisia

A hora e a vez da hipocrisia

Gostaria de sugerir aos autores destas novelas exibidas em horário nobre que se buscasse reunir autoridades, ministros, deputados, astros globais diretores e suas esposas, representantes das classes médicas inclusive o clero para uma segunda caminhada, desta vez pela moralização pelo respeito à instituição da família e pela ética que deve existir no exercício de qualquer profissão.
Com efeito, é muito bonito sair por ai a fazer apelos, caminhadas passeatas desde que isto possa render algo mais do que a mobilização popular, isto gera Ibope o mesmo efeito que se consegue quando se coloca dentro dos lares brasileiros cenas de sexo antes só vistas em filmes pornográficos com a diferença de que as atrizes daqueles filmes eram e ainda são, consideradas verdadeiras prostitutas ao contrario das ditas atrizes de algumas novelas que se apresentam como exemplos, mas, frente às câmeras deitam e rolam completamente nuas em nome da arte a da cultura.
Não sou puritano, mas num momento em que toda a sociedade clama por mais ética, pela valorização da moral e dos bons costumes não dá para ficar calado com tanta hipocrisia. É de uma falta de sensibilidade total chamar as pessoas a participar deste tipo de mobilização achando que violência só se pratica com uma arma de fogo, e acreditar que um pedaço de papel possa resolver de vez este desafio. A violência também é praticada quando se empurra goela abaixo em milhares de lares brasileiros a desagregação da família. Estamos gerando violência quando políticos tramam em seus gabinetes conchavos e tramóias para enganar a população, estamos gerando violência quando elegemos um doutor Cezar ou uma professora Helena como heróis e exemplos a serem seguidos. Estamos gerando violência quando induzimos a população a acreditar nos exemplos caricatos de lésbicas, alcoólatras, médicos depravados que transam até na hora de uma cirurgia ou de um colégio onde professores e alunos desfilam suas taras.
As autoridades, estas mesmas que acompanharam a passeata tem sua parcela de culpa porque ao invés de buscar dar Ibope a Rede Globo bem que poderiam criar leis mais severas para nos livrar destes verdadeiros absurdos a que estamos submetidos.
Acredito ainda que a célula inicial para a busca de uma sociedade mais justa e mais humana é a família o trabalho a educação e o respeito aos direitos individuais o resto não passa de ilusão como o fantástico mundo, e os bastidores da televisão brasileira. 28/07/2009

sábado, 25 de julho de 2009

O homem é produto do meio?

Publicação dos sábados
Por Alda Inácio
Sócrates foi um dos fundadores da atual filosofia e apesar de nunca ter deixado nada escrito, seu pensamento foi delineado por Platão. Sócrates foi condenado à morte por suas idéias revolucionárias e poderia ter fugido com ajuda de seus discípulos, mas preferiu tomar a cicuta da morte e assim cumprir as exigências da lei sobre si mesmo. Ele se dedicou à maiêutica que é o parto das idéias. É dele a expressão "conhece-te a ti mesmo". Sócrates dizia que a moral e a virtude não podiam ser ensinadas, eram imanentes ou não do ser humano. Uma vez que a pessoa nasceu SEM ela nunca poderia aprendê-la, ou praticá-la.
Contrariando a Sócrates, se o homem é produto do meio, então concluímos que o homem (dito ser humano) é um grande ator nato. Pelo menos uma boa parte dentre nós representa as virtudes, utilizado-as para proveito próprio em dados momentos. Mas, por outro lado vemos pessoas incapazes de praticar atos imorais e então concluímos que estas pessoas nasceram com a moral ilibada, como dizia Sócrates. E o que dizer quando pessoas como exemplo o Senador José Sarney que praticou várias faltas graves dentro de um órgão público, o Senado? Sendo ele chefe da casa, deveria ser o exemplo de moral ilibada para a Nação brasileira e continua afirmando que nada fez e que a mídia está com perseguição à sua pessoa.
Neste caso, a ética, a moral em Sarney é uma grande representação teatral, cuja platéia somos nós, e entre nós, muitos continuam e continuarão aplaudindo e votando no referido Senador, como fizeram com Collor de Melo. Assim, fica difícil confiar nos políticos em geral, confiar na clareza do voto, sendo que nunca estaremos certos se a ilibada moral visível durante a campanha eleitoral é verdadeira, ou se veremos a outra face do político-ator logo depois de eleito. E se o homem é fruto do meio, contrariando Sócrates, então danou-se acreditar até naqueles políticos ilibados, que basta serem eleitos e se equiparam em número e grau ao resto da corja que aí vemos. A que ponto de desilusão chegamos, não é mesmo?
Da Bélgica para o Brasil.
Alda Inácio

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Reminicências III

Reminiscências. III
O carrinho abarrotado de laranjas, e bergamotas e lá seguíamos, eu e meu irmão para a beira do campo de futebol. Era a maneira de arrumarmos os trocados para a noite ir ao cinema. Naquela época era tudo mais fácil, bastava atravessar a linha férrea entrar na Rua Marechal Deodoro seguir até o fim e lá estávamos no Campo do Vera. Situava-se no espaço hoje compreendido entre a Rua Laurentino Juliano até as proximidades da Casa Primavera, no fim da Lindolfo Collor.
As disputas eram muito valorizadas não só nos embates entre as equipes de Sapucaia, como o Vera Cruz, O Sapucaiense, O Taurus, O Cial, o Botafogo, mas, também contra as equipes visitantes. Em jogos de clássicos como Vera Cruz e Sapucaiense as torcidas lotavam os barrancos em toda a volta do campo, e havia até pressão por este ou aquele craque, os irmãos Pavani, o Eri e o Medinho, o Carlos bom goleiro, assim como o Gena, o Wanda, o Bernardino, o Milton, o Renato o Lola enfim eram os expoentes da época no futebol de várzea.
Era gostoso ficar ali apreciando as jogadas vaiando as inúmeras erradas em bola, as defesas sensacionais do Carlos ou do Gena as entradas firmes do Eri Pavani que botava qualquer atacante no chão. Não raro, a partida tinha que ser interrompida, pois algum torcedor mais afoito, e embalado por uns tragos a mais inventava de tirar satisfações com o juiz e ai era aquele corre corre, dava gente subindo os barrancos, entrando pelas capoeiras para escapar da briga. Daí a pouco tudo estava normalizado, aparecia o jipe da brigada militar com o “seu João policia” os ânimos se acalmavam e a partida era reiniciada.
Nome feio valia qualquer um, valia xingar a mãe, a irmã, o pai a namorada a noiva aquele que fosse mais conhecido e que pudesse ofender ou chamar a atenção do agredido, às vezes acontecia do jogador estar numa jogada próxima do torcedor e ouvir o desaforo, largava da bola e saia no tapa isto quando conseguia pegar o cara, pois como o campo era um espaço aberto, sem cercas ou qualquer outro tipo de tranqueira o sujeito gritava o palavrão e deitava o cabelo.
Certa feita jogava o Vera Cruz e uma equipe de Esteio, o Maribondo Futebol Clube, o jogo estava empate em zero a zero só que aos quarenta e quatro minutos do segundo tempo, o juiz, que era esteiense deu pênalti a favor da equipe visitante, foi aquele sururu, empurra daqui, segura dali, o pobre do juiz dançava pior que minhoca em chão quente, por fim a turma do deixa disto conseguiu acalmar os ânimos e foram para a cobrança.
O Jogador dos Maribondos (Melão) parecia um touro acuado, suado resfolegando estava disposto a furar a rede e mandar com ela até o goleiro para o mato. Debaixo das traves o Carlos, meio agachado, braços abertos encarava serio o batedor. Soa o apito, o Melão distante quase dez metros da bola corre e bate forte, só que leva junto no bico da chuteira uns cocurutos de grama, e o seu grito de dor é apagado pelo da torcida vibrando com a sensacional defesa do Carlos. Final Vera Cruz Zero Maribondos também Zero. Soube-se mais tarde que Melão havia destroncado o pé.
Dos bons tempos só restam mesmo as lembranças, o campo do Vera Cruz foi aos poucos sendo tomado por casas, novas ruas foram abertas, prédios comerciais tomaram conta dos espaços e acabaram por encobrir totalmente os vestígios de uma época.E o mais incrível é que guardo até hoje, quase quarenta anos depois, velho e enferrujado o esqueleto do carrinho, meu companheiro de torcidas, e fonte dos muitos trocados para assistir os filmes no saudoso Cine Marabá.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Festival de Vergonhas II

Festival de Vergonhas.

Capítulo II

Nesta análise que estamos fazendo, com o intuito de mantermos vivos na memória os escândalos do Senado Federal só nestes seis primeiros meses de gestão, analisamos até a denúncia dos seguros de vida vitalício, a que tem direito todos os senadores, mesmos que tenham exercido apenas dois meses de mandato, benefício este extensivo a todos os familiares, como de praxe, por nossa conta.Então, vamos ao segundo capítulo.

ABRIL – Às compras - O ministério Publico Federal descobriu que o senador Mozarildo Cavcalcanti(PTB-RR)usou seu assessor de gabinete, pago pelo Senado,para transportar produtosimportados adquiridos na Zona Franca de Manaus. O senador sofre processo no Supremo Tribunal Federal por suspeita de contrabando ou descaminho. Até agora nada, foi feito, caso isto tivesse acontecido com qualquer outro mortal, e ele estaria preso.

Empresas de Zoghbi - Segundo a revista época, Zoghbi teria se envolvido na criação de empresas de fachada para ocultar o recebimento de quantias milionárias de empresas que faziam negócios com o Senado. O Senado montou duas comissões para o caso.

Magno e Dubai – Às custas do Senado, o senador Magno Malta(PR-ES)passou quatro dias de folga em Dubai, nos Emirados Árabes, após participar de um fórum sobre o combate a pornografia infantil na Índia. Foi Aberta uma Sindicância para apurar o caso. Parece que aqui não existem casos suficientes deste tipo. Ou quem sabe a pornografia lá na Índia é diferente.

Vôos ao exterior – Senadores e Deputados usaram as cotas de passagens aéreas do cargo para viajar ao exterior. Os senadores Álvaro Dias(PSDB-AC)Geraldo Mesquita(PMDB-AC)Paulo Paim (PT-RS) e Osmar Dias(PDT-PR). Alguns levaram parentes, sempre lembrando – as nossas custas.

MAIO – Passagens a Primos – O Senado acabou pagando 26 passagens para quatro envolvidos nas denúncias que resultaram na saída de Renan Calheiros(PMDB – AL) da presidência da casa em 2007. O senador cedeu a sua cota de viagens para dois assessores e um primo, todos apontados como seus “laranjas”em empresas de comunicação.

A Namorada – Divulgado ela imprensa que o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) cedeu a cota aérea a namorada, a jornalista Mônica Dallari. Foram gastos R$.5.521,00 entre 2007 e 2008. Segundo palavras do senador ele teria restituído o dinheiro da viagem de sua namorada.

Nome de Rua – Senadores em atividade dão nomes a praças e até cidades brasileiras: Jose Sarney,Antonio Carlos Valadares(SE) Mao Santa(PI)Jaime Campos(MT) João Durval Carneiro(BA)Cezar Borges((BA)Eduardo Azeredo(MG)Gerson Camata (ES)e Epitáfio Cafeteira(MA). 19-7/2009

Continua....

domingo, 19 de julho de 2009

O poder dos blogs na conjuntura atual

A postagem dos sábados
Por Alda Inacio

Um blog parece nada, é apenas um espaço na Internet que muitos evitam,porque vêem erros de toda espécie nos blogs. Erro de ortografia, que existe sim, e interpretação pessoal dos fatos, o que soa as vezes um pouco petulante. Na verdade o que se passa é que nós nos acostumamos a ler jornais, a ouvir a TV e achar que eles são os donos da verdade. Não nos importamos em descobrir qual a ideologia dos donos do jornal e da TV, para engolirmos as notícias. Pegamos por alto tudo que nos passam. Fazemos com a TV e jornais como ao pegar um livro e ir direto ler a história. O certo seria ler a vida do autor, a data da publicação e tentarmos compreender um pouquinho da vivência deste autor, para assim compreender as conotações de seu texto. Este texto pode vir repleto de vivência do autor na época em que escreveu o livro e de bagagem de vida própria do autor. Em posse destas informações, faríamos uma leitura mais rica desta obra.

Nos blogs a notícia é imediata, o autor está ali presente, ele fala da atualidade, ou de sua bagagem de vida, você logo sabe do que ele está falando. Você passa a ser leitor assíduo ou nunca mais volta, dependendo dos pontos de vista do autor em relação à sua maneira de ver a vida. Tem blog de tudo, para todo o tipo de gosto e em todos os formatos. E, pouco a pouco o blog tem sido citado na mídia como fonte cada vez mais confiável de notícias, porque no blog a notícia é dada sem imposição dos chefes lá do alto. O autor é livre para expressar a notícia como ele a conceber e por terem esta liberdade de expressão é que os blogs acabam por serem preciosos e de aberta concorrência para com a mídia autorizada.
Deixo este texto para falar a vocês da alegria de ser blogueira e poder criticar as falcatruas do poder político brasileiro e quando vejo cliques do Senado, Câmera e outros no meu blog, sinto que ele incomoda.
Grande abraço desde a Bélgica.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Um Festival de Vergonhas

Um Festival de vergonhas.

Nosso senado é formado por oitenta e um senadores, confesso que não entendi até hoje para que o que serve o “senado federal”, assim como não creio ser necessário uma câmara com tantos deputados federais. Mas, Brasil, é isto ai, somos ricos bastantes para bancar esta coisa louca. E também, como dizia aquele deputado, estamos nos lixando para os políticos, não é mesmo?
Vamos fazer um exercício de memória e ver quem consegue lembrar alguns, dos tantos escândalos havidos só em 2009. E olha que recém ingressamos em julho.
Março – A MANSÃO. Agaciel Maya diretor-geral do senado renuncia após quinze anos no cargo. Ele escondia da justiça uma casa de sua propriedade no valor de cinco milhões de reais.
O APARTAMENTO. O então diretor de recursos humanos João Carlos Zoghbi cedeu apartamento funcional do Senado para seus filhos. Depois pediu exoneração e prometeu devolver o dinheiro.
NEPOTISMO – Diretores usavam empresas terceirizadas para empregar parentes no Congresso.
CELULAR – O senador Tião Viana (PT-AC) emprestou celular funcional a filha quando ela viajou ao México, Segundo informou, ele pagou a conta do seu bolso.
Os 181 DIRETORES – No Senado estavam lotados 181 diretores. Havia até diretor de garagem e a maioria ganhava salários de 18 mil reais. Dizem que o número foi enxugado, mas, segundo o Portal Transparência, 21 deles continuam existindo.
FILHA DO FHC – Luciana Cardoso, filha do ex presidente Fernando Henrique Cardoso trabalhava direto de sua casa ara o senador Heráclito Fortes (DEM-PI) Recebia R$. 7,3 mil. Criou vergonha na cara e demitiu-se.
JATINHO – O senador Tasso Jereissati (PSDB CE) usava verba de passagens aéreas para fretar jatinhos. Gastou pelo menos R$.469.068,54. Nada foi feito. Caiu no esquecimento.
ABRIL – A GRÁFICA – Descobre-se que a gráfica do senado é usada para autopromoção de senadores como: Heloisa Helena (PSOL-AL) Mario Couto (PSDB-PA) Wellington Salgado (PMDB-MG) Gim Argélio (PTB-DF) Garibaldi Alves (PMDB-RN) nada foi feito, ficou tudo por isto mesmo.
FARRA DAS PASSAGENS – Dirigentes e líderes partidários da Câmara e do Senado usavam cotas de passagens aéreas para financiar viagens a familiares e amigos. Não houve punições (família unida) foram proibidas as viagens para parentes. Mas, veja bem, mas..os congressistas podem acumular milhagens - Veja o golpe – As viagens, dos parlamentares até prova em contrário são a serviço, pagas com dinheiro público, logo, as milhagens não PERTENCEM AO CONGRESSISTA e sim ao Congresso, que pode, usando-as fazer economia. Mas não, elas ficam para o bel prazer do larápio usuário.
VIAGENS DE ZOGHBI – A família de João Carlos Zoghbi fez 42 viagens, tudo pago por conta das cotas aéreas de 12 congressistas do senado, Nada foi Feito.
O MOTORISTA - Januário Rodrigues, um assessor do senador Wellington Salgado (PMDB-MG) trabalha como motorista da família do ministro Helio Costa. O salário dele, de R$. 2.694,64 é pago pelo senado. Continua tudo igual, nada foi feito.
SEGURO DE SAÚDE VITALÍCIO – Senadores com seis meses de cargo garantem seguro de saúde vitalício. E o benefício é estendido aos familiares. Nada foi Feito. Mas você se quiser consultar vai dormir na fila do SUS.

Continua.....

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Voltar a ser Criança

Voltar a ser criança

Como gostaria, de um dia, nem que fosse por apenas alguns minutos, voltar a ser criança. Voltar a morar na antiga chácara, ali na rua Sete de Setembro, ao lado do armazém do “Seu Cacildo” embalar balas na antiga fábrica do Zé do Lino, ou quem sabe escolher café na fábrica de café do Seu Waldir Cardoso. Aos domingos, pela tarde reunir-se no campinho ao lado da casa e jogar peladas com os times da vila.
Tenho saudade até das brigas da gurizada disputando as laranjas que eu e meus irmãos jogávamos de cima das laranjeiras, só para atrapalhar o jogo, já que não éramos às vezes convidados a jogar, por que já existiam guris demais. Nos dias de semana era comum a gente se reunir para caçar preás, a beira dos trilhos da estação da Viação Férrea, de onde sempre voltava com as mãos abanando, pois alem da péssima pontaria eu não fazia a mínima questão de acertar os bichinhos. Tenho saudade dos brinquedos de “mocinho” imitando os filmes de faroeste da época, onde eu e o Perceu (filho do Seu Aníbal) éramos os maiores fabricantes de revólveres para a gurizada, tudo na base da improvisação, enquanto um preparava o revolver o outro preparava o coldre e a cinta com balas. Dali saia o dinheiro para a matinê no Cine Marabá, dava para comprar a entrada e ainda de lambuja alguns gibis.
Saudades da Janete, da Vanda da Verinha, as meninas de nossa época por quem sempre sonharam, e me considerava namorado. Nunca me esquecerei quando a Vanda um dia, apareceu no portão da chácara e me convidou para irmos juntos a matinê, eu quase caio sentado, era tão bonita, morena, magra com cabelos lisos e longos, andava sempre com a boca pintada, e apesar de mais velha do que eu era aquela que eu mais gostava.Naquele tempo não havia tanta malícia, nem insegurança como agora.A gente se organizava em grupos e ia fazer pique nique no morro de Sapucaia, passava um ou dois dias acampado, íamos a pé ou de bicicleta, atravessando pátios para atalhar, moças e rapazes com alegria e descontração.
Hoje o encanto acabou, o saudosista passou a ser chamado de careta, o conservador virou ultrapassado, o romântico virou afeminado e com tudo isto, estes novos modismos, a mulher, antes a deusa que povoava os sonhos dos meninos, se transformou no objeto descartável, as quais se trata com desrespeito agressões, e muitas das vezes sem nenhum carinho.Eu queria, queria sim que fosse possível voltar a ser criança, dar o abraço no meu pai, que eu não dei, poder dar mais beijos no rosto de minha mãe, do que aqueles que eu dei.Rever todos os meus amigos, fazer um caminhãozinho de lata, ou uma espingarda de madeira.Voltar a ver o pomar da chácara coberto de flores, correr pelo milharal, colher aipins, viver a vida com simplicidade, mas com fartura, com pobreza, mas, com esperança, com humildade, mas com dignidade.

terça-feira, 14 de julho de 2009

IBAMA

Postado por Jaí Strapazzom
Este é o nome de um órgão federal, que tem como principal meta a fiscalização do meio ambiente. Instituto Brasileiro do Meio Ambiente. Engloba todas as áreas, a fauna a flora, beira de rios e lagos, enfim um trabalho da mais lata importância para o país. Muito embora atuando com falta de pessoal técnico, para realizar suas funções, mesmo assim este instituto tem dado respostas aos problemas abordados.

Mas, às vezes, por força de uma legislação dúbia, e capenga mesmo querendo ser eficiente acaba por protagonizar episódios que vão contra todas as regras, principalmente as do bom senso. Outro dia, assistindo ao noticiário na TV apareceu a imagem de uma aposentada, de uma cidade do interior de São Paulo, a qual fora condenada a devolver ao IBAMA um papagaio, animal de estimação desta senhora, alem de, e aqui o símbolo da prepotência, da humilhação, e da falta de bom senso das autoridades, ter que prestar serviço comunitário (varrer ruas) como pena pelo crime de manter em casa com todo o carinho e dedicação um papagaio.

Ontem, mais uma vez, a TV mostra um caso diferente, mas, dentro do mesmo contexto. Um cidadão, com oitenta e nove anos, está encontrando dificuldades para encontrar alguém que se interesse pelo zelo e pelos cuidados de um viveiro de aves, muitas das quais em extinção, e devidamente licenciada pelo IBAMA, por que, segundo ele já não tem mais condições físicas para poder dedicar-se aquela tarefa. No mesmo jornal, uma brasileira vinda do exterior, teve sua ave de estimação “presa” pela policia Federal (IBAMA) obrigando a contratação de um advogado para impetrar um “mandato de segurança” tentando evitar que o animal seja sacrificado (talvez a policia ache que ele seja um espião disfarçado). Ora, no mínimo uma PALHAÇADA, das nossas ditas “autoridades”

Vai alem o proprietário, que até agora aqui do Brasil, não apareceu ninguém que manifestasse interesse, apenas de fora do país uma organização teria se manifestado. Mesmo desgostoso acredita ele que terá de repassar para esta entidade a tarefa. Bem, daí juntamos os dois casos. Primeiro alguém que cria com amor e dedicação um animal de estimação é condenada a prestar serviços por este crime. Segundo, alguém que se dedica a salvar espécies retirando-as dos maus tratos e por sua conta banca inclusive pesquisas visando a reprodução, fica na iminência de ter que repassar para um ONG estrangeira todo o seu trabalho, por que aqui no Brasil, não tem gente interessada.
Ora, não estaria na hora deste Instituto parar com alardes com assuntos sem interesse? Será que não estaria na hora de focarem-se nos verdadeiros problemas ambientais e deixar de lado as picuinhas e as bobagens só para aparecerem na tela da Globo? Porque ao invés de aplicarem penas em quem ama os animais, não fazem uma visita ao Congresso Nacional. 14/07/2009

sábado, 11 de julho de 2009

Um convite para lutarmos juntos contra a miséria

Postagem dos sábados
Por Alda Inácio
Muitas vezes a gente quase se perde entre tantas vértices de coisas a que nos engajamos, mas sem deixar algo à deriva. Assim tem acontecido com meus engajamentos na Internet. Outro dia falarei de um trabalho sobre turismo, hoje quero falar de um outro trabalho contra a miséria. Eu pensei no propósito de lançar este trabalho para alertar as pessoas sobre a miséria. Eu que vivi a miséria em todas as suas cores na minha infância, não posso entender que pessoas passem fome. Este projeto SOS Miséria já foi pensado como uma Ong futuramente e abrangeria Brasil e Portugal. No entanto, trabalhar em grupo não é fácil e quando começaram muitos 'ti-ti-tis' eu decidi assumir o trabalho sozinha. O blog http://s-o-s-miseria.blogspot.com abre um convite a todos os amigos e visitantes do Maresias, aqui do meu amigo Jaí, para conhecer este trabalho que aceita textos de colaboradores. Foi com muita alegria que eu recebi a confirmação do amigo Jaí para ser um colaborador do blog SOS Miséria. Ele postou seu primeiro texto na sexta feira e continuará postando todas as sextas feiras, dando um novo ênfase naquele espaço que é popular, é de todos, é meu e seu. Vamos lutar gente contra a miséria. O mundo produz tanto alimento e não é possível que crianças e pessoas doentes sintam fome. Vamos nos engajar nesta luta? Convido todos os visitantes aqui do Maresias a serem colaboradores. Imaginem que maravilhoso seria este trabalho coletivo?
Abraço a todos desde a Bélgica.
Alda Inácio

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Um estado chamado Sarney

Por Jaí Strapazzom

Este texto serve mais para consumo “externo” do que para nós brasileiros que já conhecemos o cidadão, sua historia, e estripulias. Mas, acredito que muitos de nossos irmãos morando fora do Brasil ignoram o poder deste cidadão chamado José Sarney, autor do livro Marimbondos de Fogo, que, coincidência ou não foi o campeão por tempo de permanência nas livrarias, tal a sua insignificância.

Muito embora seja um fracasso como escritor, já não se pode dizer a mesma coisa do seu poderio, e da sua influência no estado do Maranhão. Aliás, eu acho que o verdadeiro nome do estado é SARNEY, e o codinome “maranhão”, através deste texto pode-se ter uma vaga noção do porque de tanto poder. Leiam e tirem as suas conclusões:

Para nascer, Maternidade Marly Sarney; - Para morar, escolha uma das vilas: Sarney, Sarney Filho, Kiola Sarney ou Roseana Sarney; - Para estudar, há as seguintes opções de escolas: Sarney Neto, Roseana Sarney, Fernando Sarney, Marly Sarney ou José Sarney; - Para pesquisar, apanhe um táxi no Posto de Saúde Marly Sarney e vá até a Biblioteca José Sarney, que fica na maior universidade particular do Estado do Maranhão, que o povo jura que pertence a um tal de José Sarney; - Para inteirar-se das notícias, leia o jornal O Estado do Maranhão, ou ligue a TV na TV Mirante ou, se preferir ouvir rádio, sintonize as Rádios Mirante AM e FM, todas do tal José Sarney. Se estiver no interior do Estado, ligue para uma das 35 emissoras de rádio ou 13 repetidoras da TV Mirante, todas do mesmo proprietário, do tal José Sarney; - Para saber sobre as contas públicas, vá ao Tribunal de Contas Roseana Murad Sarney (recém batizado com esse nome, coisa proibida pela Constituição, lei que no Estado do Maranhão não tem nenhum valor); - Para entrar ou sair da cidade, atravesse a Ponte José Sarney, pegue a Avenida José Sarney, vá até a Rodoviária Kiola Sarney. Lá, se quiser, pegue um ônibus caindo aos pedaços, ande algumas horas pelas 'maravilhosas' rodovias maranhenses e aporte no município José Sarney. Não gostou de nada disso? Então quer reclamar? Vá, então, ao Fórum José Sarney, procure a Sala de Imprensa Marly Sarney, informe-se e dirija-se à Sala de Defensoria Pública Kiola Sarney... Seria cômico se não fosse tão triste.... Infelizmente, o texto é verdadeiro...

domingo, 5 de julho de 2009

Refrescando a memória

Por Jaí Strapazzom

A gente, fala escreve,esbraveja, mas, não adianta, o povo brasileiro como de resto todos os povos do mundo, mesmo acompanhando as mazelas da classe política, acabam por esquecer tudo o que de ruim fizeram, e novamente recolocando-os no poder. Mesmo gostando de escrever, e convenhamos fatos novos é o que mais tem, a gente acaba por atropelar os acontecimentos superpondo muitas vezes coisas rotineiras emcima daquilo que mais nos atinge.
Então, nada mais justo do que dar uma relembrada, nos fatos e acontecimentos, protagonizados pelas “ditas” autoridades, que só nos envergonharam. São desvios, roubos, chantagens, atos secretos, amantes, tudo pecados do homem comum, mas, que tanto pela importância dos envolvidos quanto pelos valores desviados tomam uma proporção gigantesca.
Pobre de nós, míseros escravos dos impostos, taxas, leis absurdas, e não sei mais quantas obrigações, se não tivéssemos a imprensa bisbilhotando pelos corredores, pesquisando arquivos, catando peças aqui e acolá para estar mostrando que na verdade os nossos homens que fazem as leis as fazem para nos (o povo) eles estão num patamar acima mais ou menos assim: Para nos (políticos) todos os benefícios das leis, para eles (Zé povinho) todos os rigores destas mesmas leis.
Vamos começar pelos gastos. São oitenta e um senadores, arredondando para R$. 180 mil por cada um, vamos ter uma despesa de mais ou menos 14 milhões. Parece pouco? Mas, considerando que cada um destes senhores tem direito a: Auxílio moradia, Conta de telefone e correio, Cota para a gráfica, cota de gastos em passagens aéreas, carro com motorista, cota de gastos com combustível. Só para não esquecer, o salário mínimo, que é valor a que faz jus um operário após 240 horas de trabalho mensais está agora em R$ 470,00 sem nenhuma daquelas cotas que falei antes, é seco, com os descontos de lei, e se fizer hora extra para ganhar um pouco mais, o Imposto de renda come.
Se você, amigo leitor, acha que a farra é só esta então é melhor sentar, tem muitas coisas que acontecem a nível do nosso senado e câmara que a imprensa filtra e não traz a público, ou se traz faz um retoque de maneira que a coisa pareça mais amena.A partir do próximo artigo,vou trazer a todos, os principais escândalos vividos pelo pessoal da cúpula. É maneira que encontrei de manter vivos na lembrança do eleitorado as vergonhas, os roubos, os desvios que aconteceram só neste ano de 2009. 05/07/2009

sábado, 4 de julho de 2009

Sem a ética e a moral na política não seria melhor votar em branco?

A publicação dos sábados.
Por Alda Inácio
Neste post de hoje quero falar da ética e a moral na política e sei que imediatamente o leitor já desvincula as três locuções automaticamente. Estas três palavras não ficam bem juntas. Há dois séculos passados um cidadão de vida pública poderia decidir pelo suicídio antes que a mídia enxovalhasse seu nome. Exemplos como Collor, Renan e Sarney e as falcatruas que eles cometeram são figurinhas carimbadas por tantos outros políticos. Para mim, o "fora Collor" "fora Renan" "fora Sarney" é apenas uma ocupação a mais para a mídia. Eles saem, eles voltam com a mesma cara de pau de antes. Tantas CPIs criadas e acabam em pizza. E se pensarmos no blá-blá-blá da mídia em torno das falcatruas políticas, seria a grande razão para alguém esconder a cara, fugir para outro planeta com vergonha de ser encarado como ladrão. Na verdade a palavra "falcatrua" é a maneira gentil que o povo brasileiro tem, para não chamar de "roubo" os atos políticos que lesam os cofres públicos no Brasil. Quando eu olho o sorriso debochado e vitorioso que estes políticos sustentam na cara diante das câmeras de reportagem, já dá para entender que de nada adianta o povo chiar. As panelas eleitoreiras são formadas, com roubo ou sem roubo. Quem decide o destino destes bandidos é o engajamento político, a coalisão que eles precisam fazer para montar uma nova retórica eleitoreira para as próximas eleições. E nós, o povão brasileiro, votaremos neles mais uma vez? Deixo esta pergunta para pensar, se não é melhor votar em branco. Obrigada aos leitores, obrigada meu amigo Jaí.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Minha voz 36

Por Jaí Strapazzom

Eu sei que é impossível, mas, vou tentar assim mesmo. Quero fazer uma comparação, dos governos Ballin e Lula com o fato de comer (para quem não gosta) pimentas. A primeira vista não tem nada a ver uma coisa com a outra, porém se bem analisadas as situações são parecidíssimas.

Lá em Brasília, por exemplo. O Lula com mais de oitenta por cento de aprovação do seu mandato, tem que arriscar todo este potencial, ou boa parte dele, tentando defender o indefensável, ou seja o famigerado presidente do Congresso o senador Sarney, que quanto mais esperneia mais aparecem sujeiras debaixo da coberta. É o típico caso do cara que vai dormir nu, mas teima em dizer que não está mal intencionado.

E, porque será que o presidente arrisca? Simples, o “senador” tem uma corriola de fazer inveja justamente lá onde o presidente tem seu maior curral de votos, e a Dilma não pode correr o risco de patinar, pois senão o PSDB do Serra e do Aécio são bem capazes de colocar areia na vaselina, muito embora o nobre Artur Virgílio, já apresente também “rabo preso”. Ora, se o Sarney “capotar” ta na cara que o PMDB, o eterno caroneiro do poder, ou uma boa parte dele, vai dar as costas pro Lula e pra Dilma e o presidente sabendo que o seu PT é um verdadeiro vespeiro, e não uma unanimidade nacional terá de evitar fazer aquilo que talvez quisesse. Então, nosso presidente com todo o respeito vai comer pimenta, cebola, urtiga e porque não, marimbondos de fogo.

Aqui, o Ballin com seis meses completos de governo, parece ainda não ter podido dar mostras do que está fazendo, e, é simples de entender pois coincidência ou não, tem secretário e secretarias teimando em retirar a areia dos pés do prefeito, que o digam a sujeira nas ruas e os montes de lixo acumulado.Junte-se a isto o fato de ter que aturar antigos carcinomas, e sexagenários paquidermes, remanescentes das épocas passadas, a salada que o nosso prefeito Ballin terá que engolir não é nada diferente daquela que estão postando a mesa do Lula.

Se, o Brasil fosse um país sério, onde a maioria do povo largasse mão de ser hipócrita, onde os políticos realmente pensassem no povo, e respeitassem aquele dinheiro que muitas das vezes é fruto de um trabalho árduo e cansativo, muitos destes canalhas que aparecem como doutores já estariam dormindo na cadeia com suas gangs há muito tempo. Mas, (aí é que dói o calo) com uma justiça,congresso e câmaras como as nossas, temos mais que continuar a olhar para o rio Ganges da novela das oito, e fazer de conta que os cadáveres que passam boiando são gôndolas lindíssimas, e os urubus pousados sobre eles, são lindos espécimes da fauna indiana. 05/07/2009

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Minha voz 35

Por Jaí Strapazzom


É muita coisa.

A pouco mais de um mês, quando do fatídico acidente do vôo Rio Paris o mundo se chocava com a morte de mais de duzentas pessoas. De fato, apesar de mesmo assim considerar a viagem aérea uma das mais seguras, sou obrigado a admitir que, cada vez que acontecem tragédias deste porte a gente fica a refletir e pensar duas vezes antes de embarcar nos famosos pássaros de prata.

Agora, peço a tua atenção ara uma notícia que deve ter passado em “branco” pela maioria das pessoas, e principalmente das autoridades deste meu Rio Grande do Sul. As mortes no trânsito, só do mês de janeiro até agora (fim de junho) somam seiscentos e sessenta e quatro vítimas, isto mesmo, o equivalente a três acidentes aéreos iguais ao do vôo 447 em apenas seis meses. E ninguém fez alarde deste caos.

Não estou ,nem quero e até porque não sou autoridade para isto, querendo minimizar, as responsabilidades, bem como a dor causada pelo acidente com o avião da Air Line. O que eu busco é provocar uma reação em todas aquelas pessoas que como eu pagam impostos, pagam sérios tributos acreditando numa cidade, num transito ordeiro pacífico e com segurança, e ao contrário, acabam pagando caro pela total incompetência das autoridades do setor que perdem valioso tempo com estatísticas, estudos, reuniões e documentos vazios de conteúdo, que vão parar no fundo das gavetas.

Até quando, pergunto, até quando, nós como pessoas civilizadas e também responsáveis vamos permitir que esta verdadeira guerra continue? A sociedade cada vez que é acionada a comparecer, se posicionar, opinar, o faz com seriedade na esperança de que finalmente medidas sejam tomadas para dar fim a esta triste estatística. A isto, some-se o fato de que mais de dez por cento destes óbitos se refiram a acidentes com motos estando suas vítimas na faixa dos 18 aos 35 anos, ou seja, uma parte da juventude deste país está sendo enterrada, antes mesmo de conhecer as belezas da vida.

O povo tem que começar a repensar seus valores, temos que abandonar de vez os vícios do conformismo, da covardia, e partir para a tomada de posições. Afinal, é muito dinheiro público sendo jogado no ralo, indo parar em contas particulares, está mais do que na hora de a gente começar a enterrar os erros do passado, ao invés de estarmos sepultando tantas vitimas inocentes.