quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Lavando a roupa suja





Normalmente, deveria estar em minha oficina. Mas, não posso como eterno defensor do direito e da justiça evitar de passar a todos vocês amigos e contatos, alguns dados que são muito oportunos, principalmente no momento em que o governador do estado resolve lavar a roupa suja. Humildemente, como profissional da área de segurança no trabalho (aposentado) ,posso dizer que tenho pelo Corpo de Bombeiros  o maior respeito e admiração, mais ainda,considero-os a UNICA corporação que realmente fica no mais alto patamar quando se fala em SALVAR VIDAS. Pois bem, muitas foram as vozes que se levantaram, sobre prevenção de incêndios, depois da tragédia lá na cidade de Santa Maria. Teve até quem CRITICOU estes profissionais.Agora vejam; 

O efetivo mínimo de acordo com a ONU, para guarnições de bombeiros é de UM bombeiro para cada MIL habitantes. Neste caso O RS deveria contar com um efetivo de ONZE MIL BOMBEIROS, treinados, e devidamente EQUIPADOS. O efetivo atual em todo o estado é de  DOIS MIL E QUATROCENTOS BOMBEIROS. Os caminhões, bem como as mangas( mangueiras) em sua totalidade são REMENDADAS. O prédio mais alto de PA, tem VINTE E CINCO ANDARES, e a escada MAGIRUS da corporação atinge tão somente OITO ANDARES. Lá em Santa Maria, apenas um bombeiro foi responsável pela retirada de  SESSENTA CORPOS. É de arrepiar, não é mesmo? E nosso digníssimo governador se acha no direito de mandar estes homens calar a boca. Na verdade quem deveria calar a boca era ele próprio, criar vergonha na cara.Outro dia eu escrevia que de nada adiantaria agora culpar apenas meia dúzia, ou os donos da boate, os músicos,até porque isto não traria de volta aqueles que pagaram pelo descaso de autoridade, governamentais, políticas e judiciárias. Isto mesmo eu afirmava que tem muita gente graúda que deve explicações e muito pouca gente sequer imagina a quantidade de casas deste gênero que funcionam com base em liminares. 

E, quem recorre a liminares?  Aquele comerciante ganancioso que de repente teve o alvará negado por falta das devidas adequações exigidas então recorre ao meritíssimo, e este devidamente esclarecido pelo advogado, expede uma liminar permitindo o uso destas verdadeiras RATOEIRAS, estas ARMADILHAS. O judiciário tem sua parcela de culpa sim senhor. Se for para começar a limpeza vamos parar com as hipocrisias, vamos começar a obrigar o cumprimento a lei doa a quem doer. Fim dos apadrinhamentos, dos conchavos, das gorjetas, do tão conhecido jeitinho brasileiro. O senhor governado do estado deveria parar de ficar debaixo dos holofotes como salvador da pátria, como o todo poderoso que acredita pode acabar com as tragédias dando canetaços, e dar ordens. Nossos bombeiro são HEROIS senhor governador, separe esta corporação da Brigada Militar,equipe-os convenientemente, dê a estes profissionais o devido valor. Experimente o senhor mesmo quem sabe,entrar num ambiente cheio de fumaça, um calor dos infernos, pegar um corpo inerte,voltar uma,duas,dez,vinte vezes lá dentro e encontrar sempre a mesma cena macabra, corpos jovens, uma juventude inteligente, todos amontoados como animais.

Quando os oficiais da BM, e do corpo de bombeiros declaravam estar tudo de acordo com as exigências legais, o faziam, baseado no fato de relatórios, documentos que foram feitos na ocasião da visita. Tenho certeza de que não estava se referindo a situação do momento. Mas, telefonar para um subordinado, pedindo que não fale, é demais. Não gosto do senhor Tarso Genro desde os tempos de ministro. Acho-o muito gabola, agora foi a gota que faltava. Assuma sua parcela de culpa e pare de dizer besteiras. Com todo o respeito.


Opinião do MARESIAS

Nada,do que se possa falar,escrever ou comentar, vai nos trazer de volta aqueles rostos sorridentes aquela juventude alegre, aqueles rapazes e moças com tantos sonhos.Infelizmente foram vítimas de uma sociedade HIPÓCRITA,que escolhe as pessoas para que elas façam leis, mas que preferem apenas fazer pirotecnia. Está mais do que na hora de as autoridades do nosso BRASIL, CRIAREM VERGONHA NA CARA. Atiramos anualmente bilhões de reais fora com besterias,alienações.Enquanto isto brasileiro pagam um alto valor pelo descaso e pelo desrespeito. Assim com lá em Santa Maria.



terça-feira, 29 de janeiro de 2013

104 vezes o silencio





A tragédia acontecida lá na cidade de Santa Maria, ocasionando a morte de mais de duzentas pessoas em sua grande maioria estudantes das faculdades lá existentes, repentinamente virou sensação em todas as mídias. Em minutos apareceram técnicos, policiais, advogados, promotores, políticos, autoridades de todos os escalões surgiram como que por encanto para frente as câmeras e os holofotes darem suas versões sobre o fato. Impressionou-me muito o relato de um jornalista que disse ter visto em um celular mais de 104 chamadas para a filha, nas mãos da qual estava o telefone. Impossível fica, para qualquer pessoa mesmo que acostumada com o evento morte pintar com cores reais um quadro de tamanha tristeza. A mãe, avisada de que algo de grave está acontecendo na boate, sabe que a filha havia ido para a tal festa naquele local, a primeira providência, acionar o telefone para de viva voz ter a certeza de que tudo está bem, ou pelo menos saber o que, na verdade está acontecendo. 

Chama uma, duas, três, dez, vinte, cinquenta, cem vezes e a resposta.... o silêncio.A mão que deveria atender o chamado queda inerte,a voz que deveria responder ao apelo, está calada. Assim como aquele telefone outros mais numa ensurdecedora sinfonia trágica, não respondem aos apelos de pais, irmãs. namoradas, familiares, porque seus donos estão dentro do inferno,já sem vida.Um cenário macabro, um capítulo trágico de uma novela real onde os atores em sua maioria são jovens estudantes, universitários em cujos scripts constavam apenas palavras de alegria, seus papeis nesta estranha trama eram os mais variados, eram aspirantes a médicos, engenheiros, administradores, farmacêuticos. O que eles infelizmente não sabiam era que na verdade todos estavam condenados ao fim prematuro, por obra e graça de autoridades que costumam apegar-se a futilidades, exigem, cobram, prendem, multam, mas, não tem condições de fiscalizarem a obediência, o cumprimento de tantas ordens. 

A cada vez que a roleta se movimentava permitindo o acesso de mais um aquela ratoeira, eram gritos de alegria, eram conhecidos que se encontravam, eram abraços, beijos tudo era festa tudo era comemoração. Ninguém se apercebia de aquele local já estava com a lotação esgotada, os seguranças da portaria não se comunicavam com aqueles do interior, cada um desempenhava a sua função de acordo com a sua cabeça. Não havia intercomunicação. Num local onde se permitiam 700 pessoas (segundo a BM) somavam-se mais de mil e duzentas, ninguém se apercebia de que a porta de entrada já estava apertada para a passagem de apenas duas pessoas por vez.Tudo era alegria, tudo era comemoração até que de repente surgem labaredas,o material sintético começa a pegar fogo, a fumaça negra e altamente toxica invade o ambiente, instala-se o pavor, o pânico, as pessoas correm desesperadas em busca da saída, a sinalização inexiste, ou não é possível ser vista devido a nuvem negra e densa que cobre o espaço.Quedas,desmaios,tropeços, quem pode ajuda quem precisa,outros vão ficando pelo caminho já agonizando, os pulmões arrebentando,olhos lagrimejando, cegos pela fumaça. 

Num verdadeiro labirinto alguns ainda confundem as portas dos banheiros com a porta de saída e se amontoam tentando inutilmente sair por uma basculante que por maior das desgraças esta trancada para evitar fugas. Por isto, é que uma mãe chamou desesperadamente pela filha e teve como resposta, o silencio. Mas, o mais triste em tudo isto alem das mortes e da tristeza de parentes amigos e familiares é de que somente agora apareçam tantos inteligentes, tantas autoridades a botar o dedo no nariz dos responsáveis, porem, não vi nenhuma destas autoridades, virar o dedo contra o seu próprio nariz. Não se use como argumento o fato de que não sabiam disto ou daquilo, não se usem como escudo apenas o músico (que, dizem ter acendido um sinalizador) e o dono da boate. Tem muitos graúdos que devem explicações. E no ouvido de todas estas autoridades que deverá ficar tocando a campainha não de apenas um celular, mas o celular de todas as vítimas, por muitos anos,para que entendam finalmente o que significa chamar 104 vezes por um filho, e receber como resposta o silencio.

Opinião do MARESIAS

Completo, com muito orgulho mais de oito mil artigos. Fora aqueles publicados no jornal VS. (São 40 anos de parceria) A tônica na quase maioria destes espaços, foi unica exclusivamente com o tema SEGURANÇA. Quando acontecem tragédias não só como esta de Santa Maria, mas as mortes no trânsito, a gente que se debruça sobre o tema cai numa especie de "torpor"de abatimento, desânimo.Impossível acreditar que tantas vidas humanas estão sendo dizimadas por falta de fiscalização. E, o pior a cara de pau de tantos inteligentes que só aparecem para dar condolências as famílias,e declarar o obvio: vamos tomar serias providencias. Que tudo não fique no esquecimento, que tudo não se restrinja a politicagem.


domingo, 27 de janeiro de 2013

Sempre haverão culpados



A madrugada deste domingo 27 de janeiro tinha tudo para ser uma comemoração a vida. Milhares de jovens, embalados pela música de conjuntos musicais, faziam aquilo que normalmente é um acontecimento tipicamente de jovens. Estudantes universitários, alegres reuniram-se num local onde supostamente achava ser seguro. Mas, quis o destino( seria o destino mesmo?)que aquilo que era para ser uma festa, se transformasse num piscar de olhos naquilo que se concretizaria como a pior tragédia do nosso estado. Uma boate,cujo alvará, ao que tudo indica estaria vencido, um artefato impróprio para o local, uma comemoração mais agressiva, uma multidão prensada numa armadilha, numa ratoeira  fogo correria, pisoteio ,fumaça todos os ingredientes reunidos. 

Resultado; muito mortos, até agora contabilizados 232, centenas de feridos, e uma dor infindável para tantas famílias. Diante de um quadro aterrador como este não tem quem não fique comovido. Não tem como esquecer a dor, e a tristeza pela perda tão precoce de tantos jovens. Tantos talentos. Não bastassem aqueles que nos deixam todos os fins de semana nos acidentes nas estradas, na guerra urbana, vítimas de assaltos, pelo uso indiscriminado de drogas. É, sem dúvida alguma um duro golpe. Uma geração que se extermina, alguns vítimas de seus próprios erros, suas próprias escolhas, outros, no entanto com estes estudantes lá da cidade de Santa Maria, em minha opinião vítimas do descaso de algumas de nossas autoridades a quem compete a fiscalização da realização de eventos deste porte.Agora, como sempre acontece, vão aparecer técnicos, engenheiros,autoridades da lei e da ordem apregoando para todos os ventos as falhas, os erros e buscando os verdadeiros culpados.

Minha modesta opinião como profissional da área de segurança no trabalho, é que a culpa, na verdade recai sobre todos nos.Porque? Simples, vejamos. Segundo relatos de pessoas que conseguiram sobreviver ao inferno, muitas das pessoas morreram por inalação da fumaça tóxica provenientes da queima de materiais sintéticos fabricados com plástico, espumas de borracha etc. Outros tantos cadáveres foram encontrados nos banheiros, pois no desespero acreditava estarem  se dirigindo para a porta de saída, e outros ainda vítima das pisadas no atropelo. Consta ainda, a ação de seguranças que não cientes da gr5avidade do fato teriam evitado a saída das pessoas sem que pagassem o “comanda”. Não posso nem devo fazer pré julgamento de algo que ainda está na fase de atendimento as vítimas.Mas,lembram que falei que nós também tínhamos culpa por este episódio? Sobre isto posso sim falar. 

Em qualquer espetáculo desta natureza, independentemente do  número de pessoas esperado, existem regras,normas que devem ser observadas.Lembrem, banheiros com janelas gradeadas(para evitar fugas sem pagamento)uma única porta servindo de entrada e saída, sinalização inadequada para orientar o público em caso de emergências. Tudo isto deveria ter sido alvo de fiscalização. O alvará estaria, segundo testemunhas,vencido, ou seja, se não havia alvará, não poderia estar em funcionamento, isto é lógico. Mas somos o país do “jeitinho brasileiro” aqui não existe o que uma boa gorjeta não alivie. Vejam bem, não estou acusando ninguém, apenas dizendo aquilo que todo mundo já sabe. Já sabemos, mas, não fazemos nada para evitar. Infelizmente é assim que funcionam as coisas neste país. Existem leis,regulamento,estatutos, porém, isto é para os bobos, os que não gostam ou não apoiam o famoso jeitinho de resolver as coisas. Com toda a certeza a partir de agora se abrem as portas para os entendidos, vão aparecer editoriais, em  todos os grandes jornais, mas, infelizmente só agora, depois de sabe-se lá, quantos mortos. 

Resta-nos rezar,.chorar pelas perdas,mas, muito mais do que isto a cada um de nós como críticos de falas vazias confessar a nossa parcela de culpa.Os acidentes acontecem, onde a prevenção falha. 

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Tenho vergonha



                             Ajude-nos a encontrar D Beatriz
                           51   82291063 ou DP mais próxima

Tenho 259 contatos no Facebook (amigos) em sua maioria pessoas com as quais convivi, outras tantas que por afinidades, ou mesmo por interesse em debater comigo minhas ideias, solicitaram a minha amizade. Respeito a todos da mesma forma. Assim, como respeito o direito individual de apoiar, ler, compartilhar, curtir aquilo que posto em meu perfil. Porem haverão de concordar comigo; como é difícil convencer algumas pessoas da importância de compartilhar um pedido de ajuda como este que faço?Quem sabe no clique de um compartilhamento possa estar a pista para encontrarmos D. Beatriz. Tenho visto tantas besteiras sendo compartilhadas, tantas coisas inúteis, e numa questão de SEGURANÇA como esta, aparecem meia dúzia de abnegados. O que aconteceu com D. Beatriz, pode acontecer a qualquer um de nos, e não precisa ser em Aparecida, pode ser aqui mesmo na cidade. E daí? Será que haveria compartilhamentos? Será que estamos nos tornando tão insensíveis para com a vida humana que tanto faz, quanto fez? Eu, até entendo que depois de ler este texto você corra ali em configurações, e retire o chato do JAI dos seus contatos. Mas, será que retirando o meu nome da relação você estará realmente ajudando? Estamos tratando de VIDAS HUMANAS, e, eu não quero ganhar nada com minha ajuda. Simplesmente espero que escrevendo (que é o que posso fazer) possa ajudar a família a pelo menos ter mais esperanças. Talvez as pessoas que não compartilhem não acreditem que possam estar ajudando, talvez acreditem naquela filosofia do bispo de Aparecida Pe. Darci Nicioli, o qual diante do pedido de ajuda recomendou que rezassem pedindo a Deus o retorno da desaparecida. Engraçado, não é mesmo? Na hora de receber o pagamento por lembrançinhas, missas, pingentes, imagens, medalhas quem recebe são os missionários, os legítimos “representantes” de Deus aqui na terra, mas na hora do sufoco aconselham a todos que recorram justamente a Deus. Vejam vocês a triste ironia do destino. Se alguém leva um grande susto, cai numa pegadinha, canta todo atrapalhado por conta de uma gagueira, ou inventa algo que ele jura que é uma dança, aparecem milhões de compartilhamentos nas redes sociais. Aquilo vira sucesso, o cara vira herói, assim como os amassos entre alguns idiotas num programa muito famoso. Tudo isto pode ser importante, pode bombar como dizem alguns. Mas pedir ajuda aos internautas para algo que realmente precisa de compartilhamento, há, isto não dá ibope. Televisão, nem pensar, se ainda não rolou sangue, porradas, tiros e perseguições,ou não tem mulher pelada, não é relevante, quando muito 10 segundos e olha lá que a repórter corta o microfone.Que triste realidade, que vergonha. 

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013



Correspondência enviada a Secretaria Nacional dos Direitos Humanos.
                                               Sapucaia do Sul,24 de janeiro de 2013

Exmaª .Srª.
Maria do Rosário
MD. Secretaria dos direitos Humanos.
 Em primeiro lugar, quero apresentar-me; Meu nome é Jaí Antonio Strapazzon, sou aposentado, casado portador da RG: 9004699881 –SSP –RS. Domiciliado e residente a Rua Caramuru, 560 bairro Primor –Sapucaia do Sul – Rio Grande do Sul.
Telefone 51 34743987/82291063. 
Dirijo-me a V. Sa. na condição de colaborador da família.

Prezada secretaria.
Peço atenção ao assunto exposto a seguir, embasado no que consta no Estatuto do Idoso assim redigido; Art. 1º. É instituído o Estatuto do Idoso, destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos.
Em data de 21 de outubro do ano de 2012 a senhora Beatriz Joanna Von Hohendorff Wick 77 anos, juntamente com seu esposo, Delmar Wnck 82  anos dirigem-se ao Santuário de Aparecida para realização de compras. Durante o passeio, D. Beatriz que sofre de lapsos de memória, desaparece como que misteriosamente. De lá para cá a vida desta família transformou-se num pesadelo, tanto pela dor do desparecimento, das peregrinações aos mais remotos recantos das cidades periféricas no entorno de Aparecida. Convém salientar, que nesta mesma época todos os aparatos legais e pertinentes as buscas como Prefeitura,Delegacia de polícia e Polícia Militar, alem da própria administração do Santuário Nacional foram devidamente colocados a par da situação, com a devida solicitação de auxílio as buscas conforme consolidado no artigo em negrito do Estatuto do Idoso. Art. 46. A política de atendimento ao idoso far-se-á por meio do conjunto articulado de ações governamentais e não-governamentais da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. No entanto,apesar de todos os esforços de familiares,amigos e colaboradores não se vê, muito menos se nota o mesmo interesse por parte de algumas autoridades a quem compete o DEVER de realizar um trabalho de buscas e investigação, consubstanciado no artigo a seguir;  Art. 71. É assegurada prioridade na tramitação dos processos e procedimentos e na execução dos atos e diligências judiciais em que figure como parte ou interveniente pessoa com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, em qualquer instância. Entendo perfeitamente que casos semelhantes sejam fatos corriqueiros naquele local dado o enorme fluxo de pessoas que por ali passam diariamente. Porém, como ressalta o próprio administrador o caso de D. Beatriz é raro, nunca antes registrado. Apesar da afirmação do responsável, sabe-se através de pesquisas e entrevistas, que outros casos semelhantes encontram-se na mesma situação, ou seja, tudo largado nas mãos de familiares, amigos e colaboradores, pois que as autoridades envolvidas no caso apenas e simplesmente tratam o caso como Desígnios de DEUS. Ora,não é o que preconiza o artigo seguinte; Artº.74. VI – instaurar sindicâncias, requisitar diligências investigatórias e a instauração de inquérito policial, para a apuração de ilícitos ou infrações às normas de proteção ao idoso;  VII – zelar pelo efetivo respeito aos direitos e garantias legais assegurados ao idoso, promovendo as medidas judiciais e extrajudiciais cabíveis. Fica flagrante o descaso e a omissão de algumas autoridades, isto para não falar em má vontade quando se busca por alguma informação, tudo se resume em ; estamos diligenciando. Sim , mas como? Que espécie de diligências? Quem está responsável por tais buscas? Onde estão sendo efetuadas estas buscas. São questões que ficam sem respostas,e que agravam ainda mais a situação, ainda mais se levarmos em conta ser esta senhora, uma pessoa doente,em tratamento e da qual NINGUÉM sabe informar NADA.  Art. 79. Regem-se pelas disposições desta Lei as ações de responsabilidade por ofensa aos direitos assegurados ao idoso, referentes à omissão ou ao oferecimento insatisfatório de: II – atendimento especializado ao idoso portador de deficiência ou com limitação incapacitante;.
Ante o exposto, sugiro respeitosamente a ilustre secretária;
1- Sejam tomadas providencias no sentido de agilizar, e facilitar o acesso, junto as autoridades responsáveis as informações no que dizem respeito aos desparecimentos de pessoas em eventos e aglomerações de grande porte.
2- Designe-se pessoas capacitadas para darem apoio, a familiares, e parentes na divulgação de dados,  fotos bem como a veiculação nas grandes mídias nacionais de pessoas desaparecidas no território nacional. 
3- Sejam notificadas as autoridades envolvidas no caso quanto a sua obediência ao disposto no Estatuto do Idoso, principalmente no que tange o direito a vida e a preservação a integridade e dignidade. 
4- Gestionar, junto aos serviços de Correios, a divulgação de fotos e imagens de pessoas desaparecidas, buscando com isto agregar a colaboração dos agentes (carteiros)na divulgação dos dados referentes aos casos.
5- Promover encontros regionais entre familiares de pessoas desaparecidas, oportunizando desta maneira a troca de informações bem como de experiências.
Ilustre secretária , um país como o Brasil, que mesmo com tantos estatutos ainda assim não consegue ter os valores éticos , morais e individuais garantidos não pode largar ao deus dará a dignidade das pessoas. Principalmente de pessoas idosas, e doentes. Ora, se nem mesmo nossas autoridade não respeitam as leis que eles mesmos criam, o que poderemos esperar? Até quando teremos que aguentar que vagabundos confinados numa casa, com todas as mordomias, tenham muito mais visibilidade do que pessoas que realmente precisam destas vitrines? Até quando teremos que aguentar que nossas telenovelas, verdadeiras universidades de  crime, sexo e prostituição gozem de tantos privilégios para adentrar em todos os lares, enquanto pessoas humildes tenham que continuar peregrinando por gabinetes,esmolando por direitos garantidos por lei? Desculpe, cara secretaria, mas, nosso país sofre uma grande crise moral, uma crise de falta de vergonha na cara. Para alguns, amigos do rei tudo, para a plebe, suor, sacrifício e sofrimento.
No aguardo de vossa manifestação

Jaí Antonio Strapazzon
Técnico em segurança no trabalho.

C/cópias para.
Delegacia do Idoso
Conselho Estadual do Idoso
Conselho Municipal do Idoso de PA
Federação dos Trabalhadores aposentados e pensionistas.
Senadores da República (todos)
Deputados Estaduais (todos)
Deputados Federais (todos)


quarta-feira, 23 de janeiro de 2013


Cópia de Email enviado ao Santuário e Aparecida cobrando providencias,e esclarecimentos.

Olá, boa tarde.
Sou colaborador, na campanha de devotos deste Santuário.
O motivo que me leva a entrar em contato, é o fato do desaparecimento de uma senhora aqui da cidade de Portão no RGS.( D. Beatriz). Fazem já noventa e quatro dias de seu desparecimento, e até agora só o que se ouve são notícias desencontradas e até má vontade em dar explicações.Não concordo, e não aceito as explicações dadas pelo representante deste Santuário quando diz que o desaparecimento é coisa normal e que devemos nos resignar com a vontade de DEUS. A minha dúvida é; Qual o tipo de buscas que o Santuário está desenvolvendo para buscar alguma pista de D. Beatriz? Existem serviços de busca em andamento por outros eventuais desaparecidos? Qual o papel da polícia paulista, mais especificamente de Aparecida no caso? As zonas rurais no entorno da cidade, estão sendo investigadas? Por todas estas questões, e por outras tantas dúvidas que me assolam, gostaria, como colaborador e devoto, sugerir aos senhores que passem a publicar na revista mensal, em folhetos(por conta do Santuário) a foto não só desta senhora, mas de todas as pessoas que encontram-se desparecidas. Não é possível, que com 1500 seguranças mais policiais militares seja possível controlar a presença demais de um milhão de peregrinos.Sugiro mais, que se crie um panfleto(por conta do Santuário) pois existe a responsabilidade civil pelo desaparecimento e que seja encartado em todas as publicações emitidas pelo Santuário a seus frequentadores e colaboradores.O Santuário podem, também usar a sua mala postal, bem como entrar em contato com as autoridades estaduais paulista para que os correios, através dos seus agentes(carteiros) ajudem na busca e divulgação de pessoas(que sabemos não são poucas) ainda se encontram desaparecidas.
Fico no aguardo e expectativa de uma pronta resposta, aos quesitos e sugestões formulados. 

Atenciosamente.
Jaí Antonio Strapazzon
Técnico em Segurança.
Telefone 51 3474 3987. 

Onde anda Beatriz 2



Desculpem meus amigos e seguidores de minhas opiniões neste espaço, mas, me obrigo a voltar ao tema. Acontece que tenho uma maneira bem diferente de ver as coisas, eu não aceito as notícias assim como elas nos são trazidas. Nossas mídias são quase que em sua totalidade gerenciadas por normas, etiquetas, sigilos, confidencialidades, éticas profissionais ,e, muitas das vezes até mesmo pela ignorância daqueles que eventualmente desempenham a função de filtrar, origens e veracidade daquilo que chega diariamente a um veículo de comunicação.Tudo bem, não sou policial muito menos me incluo no rol daqueles que gostam apenas de criticar, sem apresentar alternativas. O desaparecimento desta dona de casa tem algo que não se encaixa. Fica impossível aceitar que uma pessoa desapareça assim tão de repente e que passados mais de três meses fique tudo na estaca zero. Tem alguma coisa errada nesta historia. As “autoridades” responsáveis pelas investigações tem o dever de darem o máximo de seus esforços, pela elucidação não só deste fato, mas de todos os fatos ocorridos naquele local. Afinal não podemos desprezar o fato de que pessoas desapareçam, e tudo fique por conta dos familiares. Podem estar acontecendo coisas muito mais graves com estes desaparecidos. Não são apenas adultos, que somem como por encanto e nunca mais se tem notícias. O Brasil carece de um cadastro nacional de pessoas desaparecidas assim como carece da interligação destes dados com outros estados. Daí, vai aparecer alguém alardeando que isto não é verdade que as autoridades estão trabalhando, tem até CPI caminhando a respeito, tem, mas, e daí? Antes de redigir este texto, pesquisei, em toda a internet por dados que me levassem ao total de pessoas desparecidas, não encontrei nada. Tudo notícias velhas, surradas. No texto anterior, publicado pelo jornal VS de 23/01/2013 eu sugeri a utilização dos serviços dos correios para auxiliar nas buscas destas pessoas. Como assim, simples. Os carteiros, estes valorosos profissionais, são aquelas pessoas que estão em permanente contato com o público, eles entram em becos,vielas,ruas,avenidas, zonas rurais e grande centros, bastaria o governo, sem burocracias,sem estudos idiotas e levianos, sem cobrança de valores distribuir em malotes,ou junto a correspondências oficiais a foto das pessoas desaparecidas, com um telefone para contato(Ex-0800).Eu insisto, as buscas por D. Beatriz não podem e nem devem ficar restritas a estas “investigações” aleatórias sejam da polícia ou da arquidiocese de Aparecida. Existe a responsabilidade civil a ser observada. Estamos tratando de vidas humanas.

Quero fazer um apelo. A todos vocês leitores deste blog,de todos os estados brasileiros, entrem nesta corrente. Em especial a todos os amigos CARTEIROS, vocês amigos, podem nos ajudar nesta luta. Seja mais um na busca a D. Beatriz. Pergunte,investigue, copie a foto do blog, leve com você. Vamos dar tranquilidade a uma família. Vamos provar que é possível sim, acharmos esta senhora.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Onde anda Beatriz?






Tenho certeza absoluta de que se Beatriz Joanna Von Hoehendorff Wick ,a pessoa desparecida lá no Santuário Nacional a noventa e dois dias fosse personagem de uma destas tramas globais, ou se estivesse participando de algum destes programas televisivos de grande audiência na TV, ela já estaria novamente no convívio da família. Mas não, a verdade é que D. Beatriz  uma simples dona de casa desapareceu misteriosamente quando fazia uma visita ao Santuário Nacional em São Paulo. A grande verdade é que apesar do sumiço ser real, causando dor e sofrimento aos familiares parentes e amigos do casal muito pouco ou quase nada foi feito pelas autoridades responsáveis pela elucidação do caso. Enquanto providencias são tomadas pelos familiares como distribuição de panfletos, avisos, chamadas, participações em programas de TVs, nada disto parece tocar, sensibilizar as autoridades policiais. Parece estranho que ninguém ainda tenha perguntado a estas “autoridades”: afinal, que tipo de providencias estão sendo tomadas? Que tipo de investigação está sendo feita para tentar descobri não só o paradeiro de D. Beatriz, mas de tantos outros “sumidos” naquele centro de peregrinação. Por maior que seja a movimentação humana naquele local é inadmissível que mesmo três meses após o ocorrido não se consiga nada mais do que pistas e alarmes falsos. Será que existe realmente de parte das autoridades do Santuário a preocupação em monitorar, controlar, cuidar, o movimento de pessoas bem como zelar pela segurança dos romeiros? No que consiste então estes cuidados? Será que l.500 seguranças e 400 policiais militares, são suficientes para zelar pela segurança de um milhão de pessoas?Que tipo de controle existe com relação aos ônibus que entram e saem do santuário todos os dias, quem é o responsável pela entrada e saída dos passageiros das centenas de excursões que adentram aos estacionamentos? É feito algum tipo de chamada? Existe lista de passageiros que são realmente fiscalizadas? Infelizmente para nossa tristeza o desaparecimento desta senhora, e de tantos outros romeiros, não chega a nos causar tantos impactos como o sumiço de uma Jéssica ou de uma Morena. D Beatriz é personagem real, verdadeira, e seu sumiço não é obra de ficção, talvez por tudo isto não tenha de parte da opinião pública o devido interesse. Mas, quero dar uma sugestão, não aos familiares,quer já estão exaustos, mas ao governo brasileiro. Baseado neste, e em outros casos semelhantes estipule alguma forma de os Correios através de seus agentes (carteiros) divulgarem fotos de pessoas desaparecidas. É o mínimo que se pode esperar de um país que ainda tenha um pouco de vergonha na cara. 

O nosso pais está "investindo" bilhões em projetos para a tão esperada Copa dos Alienados. Porém muito mais importante do que os milhões de reais que serão consumidos, e desviados com este acontecimento, é o respeito para com os cidadão, com sua segurança, e principalmente com sua integridade física.

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

O asilo.



O grande portão de ferro abriu-se lentamente, o guarda sorriu atencioso, e entregou o crachá para Fernando. Este, foi dirigindo pela alameda cheia de canteiros com flores,e grandes árvores que margeavam o caminho. Por fim chegou em frente a uma escadaria, de pedras, e proteções laterais de madeira, foi subindo e a medida que os degraus terminavam uma angústia muito forte lhe oprimia o peito. À porta, uma senhora de cabelos grisalhos e sorriso meigo lhe deu as boas vindas e orientou seus passos até a pequena sala, onde já o aguardavam um médico e uma enfermeira. No leito, um corpo frágil, e miúdo repousava. Rosto muito branco, sereno, os olhos cerrados e nos lábios parecia esboçar um leve e delicado sorriso. Um soluço, uma lágrima e a triste constatação, sua mãe estava morta. Chegava ao fim uma historia de muito amor e dedicação daquela velha senhora, foram noventa e seis anos vividos mais para servir aos outros do que propriamente ser servida nem mesmo pelos próprios filhos. Apesar da idade era uma pessoas de boa saúde,costumava ela mesmo fazer todas as lides de seu pequeno mundo ali naquela casa onde os filhos a haviam confinado. 

Seu verdadeiro lar havia ficado para filhos,noras,netos que costumavam perder mais tempo disputando as poucas coisas que ainda restavam, os pertences da mãe. Nunca tinham tempo para ela, interná-la fora a melhor solução encontrada, não queriam mais aquela velha senhora com suas dores, suas dificuldades para andar,tomar banho, alimentar-se. Não podiam sair, não podiam festejar. A mãe agora era um estorvo, por isto haviam-na internado num asilo. O lugar era muito bonito, flores, jardins,pessoas que lhe dedicavam todas as atenções, tinha médico, remédios, comida boa, roupa de cama limpa, até alguns amigos havia conseguido fazer.Mas, não se sentia feliz, aquela casa não a sua casa,gostava de suas tralhas,suas velhas panelas,seu fogão onde tantas vezes   cozinhara para um verdadeiro batalhão de convidados. Queria tanto ter ficado entre a algazarra dos netos, muitas das vezes sendo motivo de piadas e brincadeiras, ela se sentia feliz, era a vovó querida e brincalhona. Nunca entendeu o porquê de ser retirada de sua casa e confinada num lugar distante, sem nenhuma visita, esquecida. Às vezes, à noite, costumava ficar a janela do quarto olhando para o infinito, tentando adivinhar o lugar onde morava. 

Ficava imaginando caminhar pela rua, ouvindo o barulho das ruas, sendo cumprimentada pelos vizinhos e amigos. Quando por fim o sono a obrigava, deitava-se e punha-se a rezar, pedindo a proteção a cada um de seus filhos, noras e netos. Em vão esperou pela visita de um filho, de um parente. Costumava, todos os dias perguntar para as enfermeiras se havia alguma visita para si, e a resposta era sempre a mesma: não, hoje ainda não apareceu ninguém. Fernando não tinha coragem sequer de levantar os olhos, e encarar o médico. O corpo todo parecia pesar toneladas, o peso do remorso, da vergonha de haver feito tudo daquela maneira, lhe dois muito. De que adiantaria agora chorar? Debater-se? Sua mãe já não estava mais ali, aquela doce velhinha que lhe acariciou tantas vezes o cabelo havia partido para nunca mais. Ali, ao pé da cama, junto aquela figura,aquele corpo inerte um filme começou a passar pela cabeça, viu-se ainda menino, adolescente, formando-se,casando-se, batizando os filhos e sempre , em todas as cenas lá estava a presença da mãe. 

E, justamente quando era ela que mais pedia a presença de algum dos seus filhos para matar a saudade viravam-lhe as costas, quando mais carecia de uma mão amiga que lhe acariciasse os fios de cabelos brancos todos lhe haviam abandonado. O choro agora era compulsivo, não queria consolo, queria chorar, precisava botar para fora toda aquela vergonha pelo tratamento dado a mãe. Como gostaria de que tudo fosse uma mentira,queria voltar atrás, anular as vaidades,a falta de amor,o descaso. Mas, agora era tarde ali a sua frente jazia apenas um corpo inerte, ainda que com um leve sorriso nos lábios. Com certeza, ela agora via-se diante de alguém que lhe estendia carinhosamente as mãos.


Um pai e uma mãe podem criar dez filhos. Porém, dificilmente  dez filhos não consigam entender  um pai e uma mãe. Reflita sobre isto, porque depois que eles partem, é para nunca mais.


segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Ameaça



Sim senhores, nossa privacidade está ameaçada, mais do que nunca agora isto virou realidade. Antigamente falar mal de alguém era considerado coisa de quem não prestava, era taxado de fofoqueiro, isto quando não caia na desgraça de ter que retratar-se publicamente. Hoje a realidade é bem outra, a coisa ficou mais amena. Antigamente o chefe encarar o traseiro da secretaria, dava motivo para processo, era verdadeiro atentado violento ao pudor. Hoje, pode até beliscar, e as microssaias permitem, que o máximo que pode acontecer, é a “beliscada” olhar para trás e dar um sorriso. Mas, existem exceções. Tem gente que ao menor sinal de invasão da sua privacidade correm logo ao encontro do advogado para tentar buscar o devido ressarcimento, em dinheiro pela honra ofendida. A verdade é que nunca como agora nossa privacidade esteve tão aberta aos olhos curiosos. As páginas sociais existentes na Internet são verdadeiras portas escancaradas para os curiosos de plantão. Basta um clique, e lá estou eu bisbilhotando os gostos, os costumes, os parentes, as fotos, e algumas bem íntimas, de qualquer dos usuários. Daí, tudo pode acontecer, namoro, traições, chantagens, ou seja, o que antes era pura diversão, pode a qualquer momento transformar-se num pesadelo. Porém a coisa não para por ai. Quem de nós não adora aproveitar o tempo disponível para um bate papo, com algum conhecido (a) através de mensagens SMS? Ou quem sabe uma conversinha para botar as fofocas em dia? Pois é, ai é que mora o perigo. Tudo o que falamos, tudo o que tratamos seja pelo celular ou pelas redes sociais, ficam registrados, para o resto da vida. A medida em que a tecnologia nos enseja novas descobertas mais e mais nossas vidas vão sendo monitoradas. Hoje em dia alguns celulares já conseguem, através dos sinais do GPS,localizar, via satélite, alguém com exatidão incrível, isso pode ser bom, mas, pode também se transformar em problemas, afinal nossa intimidade está sendo observada por alguém, e, sempre haverá o risco do uso que se faz destas informações. Agora a mais recente novidade é a colocação de um chip, nos automóveis visando a sua localização bem como tentar evitar roubos e clonagens. Com este simples dispositivo, as autoridades poderão a qualquer tempo saber onde você está e dependendo das mãos que operam estes equipamentos, ou do que  estarão fazendo com estas informações,o seu sigilo já terminara, isto aliado ao fato de que nossos governantes querem uma população desarmada nos colocam numa situação mais ou menos parecida com os BB. Gostemos ou não deste lixo de programa, estaremos sempre sendo alvos daquelas espiadelas básicas na nossa intimidade.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

A sangue Frio.



O sangue, que flui pelo nosso corpo, não é apenas e simplesmente aquele líquido pegajoso, viscoso de cheiro adocicado, e cor rubra. Na verdade, nosso sangue é quase que semelhante a um caudaloso rio que tem a função de distribuir centenas de componentes por milhares de metros de veias, artérias e capilares.Para isto, nosso sangue tem a temperatura certa, nem muito quente, nem muito frio. Daí alguém diz: fulano foi morto a sangue frio. Se, o “fulano” já estava com o sangue frio, já estava morto, então o máximo que aconteceu foi alguém ter desferido um tiro num cadáver. Sangue frio, coagula, endurece, não flui, não chega ao coração, não provoca pressão, portanto esta expressão também está redondamente errada, não existe “morte a sangue frio”. Ou será que o certo seria “morte a sangue quente”? Da mesma forma, está errado dar um beijo no coração, você já recebeu um “beijo no coração”? Duvido. Imaginem que coisa mais estranha; Encontro alguém muito querida, uma amiga de velhos tempos, daí peço gentilmente: você me daria licença de abrir o decote de sua blusa? É que gostaria de dar-lhe um beijo no coração, aliás, o máximo que eu conseguiria era dar um beijo no peito, entre os seios da minha amiga. Isto se ela permitisse. Depois, tem mais, imaginem um beijo no coração de alguém. O cara ali com o peito aberto, como preparado para uma revascularização do miocárdio, sangue, músculos, grampos, tubos, tesouras, pinças, arames. Chega o amigo debruça-se sobre o corpo anestesiado e dá-lhe um ósculo. Isto seria um beijo no coração na verdadeira acepção da palavra. Mas, convenhamos que seria uma prova de amizade, que muito poucas pessoas teriam coragem de oferecer. Estas expressões, na verdade querem forçar, muitas das vezes, um sentimento que temos em relação a algo ou alguém que nos é muito querido. Daí tanto faz se aquilo que estou falando tem ou não alguma coisa de nexo. Eu quero agradar, demonstrar meu sentimento da forma mais forte possível, nem que para isto tenha que abrir o peito do meu amigo e lascar um beijo. Pense bem, antes de decidir-se pelo beijo no coração, você poderá estar na iminência de tornar-se um assassino, porque este nosso centro de bombeamento de hemácias leucócitos e soro apesar de toda a carga que recebe diariamente, não pode ser tocado sequer pela ponta de uma agulha, ele para e se parar, é morte certa. Então ficamos assim; morte a sangue frio, beijo no coração, são expressões que devem ser muito bem pensadas antes de serem usadas. De qualquer forma, para você que teve a paciência de dedicar alguns segundos a leitura deste texto, envio um afetuoso beijo, de coração. 

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Bala perdida



A morte, na noite de Natal, da menina Adrielly dos Santos Vieira, de 10 anos por bala perdida,(RJ) justamente quando brincava com a boneca que acabara de receber como presente, nos incita de imediato a algumas reflexões quanto aos tiroteios em vias públicas, envolvendo policiais e bandidos. Também merece capítulo a parte a ausência do neurocirurgião no plantão o que causou uma demora de mais de oito horas no atendimento a vítima. Tenho para mim que este termo “bala perdida” soa mais como uma triste e vergonhosa desculpa para erros, ou assassinatos do que propriamente a expressão do que realmente aconteceu. Não existem “balas perdidas” existem sim, balas que acertam alvos errados, e conforme a notícia, pior ainda quando estes alvos atingidos são inocentes que nada tem a ver com o fato. 

Ora, ao perseguir criminosos, as polícias tem o dever de em primeiro lugar verificar as condições para disparar, o simples fato de estarem em serviço, perseguindo fugitivos ou criminosos e se estes não estiverem pondo em risco nenhuma vida humana,não lhes dá o direito de disparar a esmo na tentativa de atingir o fugitivo. Nunca esquecendo que o bandido é o bandido e o policial para todos os efeitos, e ate prova em contrário é o mocinho. Se existe perseguições em vias públicas, muito mais delicada se faz a operação, principalmente o disparo de armas de fogo, ou se tem a certeza de atingir o alvo ou então não se dispare. Pior do que um bandido ter fugido ou trocado tiros com a polícia é o fugitivo ter-se evadido e uma criança ficar estirada na calçada com uma bala não perdida, mas acertada na cabeça. Vítima estirada, vem o socorro, leva-se para o hospital mais próximo, e a angústia dos pais se transforma em desespero, eis que enquanto uma vida agoniza, o médico escalado para o plantão resolve fazer sua greve particular em protesto pelas condições de serviço e simplesmente não aparece para dar atendimento. 

O pior de tudo é que casos como o da pequena Adrielly são frequentes, e comuns nos pronto socorros, estes “médicos de araque” existem aos montes, costumo dizer que alguns destes profissionais não fizeram o juramento de Hipócrates ,mas, sim um juramento hipócrita. A cada dia fica mais difícil encontrar um profissional da saúde que ainda cultue o amor pela vida do seu paciente, tudo é proporcional ao valor cobrado na consulta. Foi-se o tempo em que salvar uma vida era questão de honra para o profissional, para ele vencer a doença, e sagrar-se vitorioso sobre a morte era questão pessoal, o dinheiro ficava para depois. Hoje a coisa é diferente, primeiro o valor da consulta, o bom convênio depois vamos a consulta. Não quero muito menos tenho o direito de generalizar, mas o número de picaretas é muito grande, sim senhores. Safam-se impunes os responsáveis pelo disparo, uma família  paga tributo pelo vergonhoso estado geral de insegurança pública.

Pode até parecer absurdo, mas, quanto mais a ciência avança na preservação da vida, menos importante ela se torna para alguns profissionais da área. Acima de tudo o dinheiro.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Ajude a divulgar.






Proposta de

Projeto de lei.


Senhores vereadores.
O Espaço Cidadão, página social da Rede Facebook, da qual sou coordenador, vem mui respeitosamente a presença de vossas senhorias propor o que abaixo segue.

A secretaria Municipal de Obras e viação providenciará a confecção de containers (papa entulhos) com capacidades assim distribuídas: Classe A 300 litros cúbicos, Classe B 500 litros cúbicos, e classe C 1000 litros cúbicos. As classes A e B se destinam ao recolhimento de restos de podas, limpezas de pátios, calçadas e meios fios. A classe C deverá ser destinada ao recolhimento de entulhos provenientes de obras, e construções. O serviço de recolhimento e distribuição dos referidos containers deverá ser administrado pela SMOV, a qual cobrara pelo serviço taxas variável de acordo com a capacidade solicitada.
Classe A – R$ 30,00
Classe B -  R$ 60,00
Classe C -  R$ 120,00
O pagamento das referidas taxas será feito diretamente na tesouraria da Prefeitura por ocasião do pedido.
A SMOV deverá providenciar na construção bem como a manutenção dos equipamentos, também deverá providenciar a adaptação de veículo para a realização destes serviços.
Aos moradores, usuários destes serviços serão instituídas, a fim de bonificação percentual a ser calculado conforme legislação vigente um desconto na parcela do IPTU. Para tanto serão observados o capricho, a limpeza e a manutenção de calçadas e meios fios, do responsável pelo imóvel.
Os valores a serem cobrados deverão levar em consideração a relevância social do projeto que busca uma parceria com os moradores, muitos dos quais sem condições de arcarem com os altos preços que são cobrados por particulares, sem recolhimento de impostos, e sem concorrência.
Justificativa.
Atualmente os serviços de limpeza bem como recolhimento de entulhos, na cidade sofre com a proliferação de podas, limpezas de pátios e capinas. Ora, o contribuinte, paga impostos para receber em troca serviços entre os quais está a limpeza urbana. É uma vergonha o estado em que encontram algumas ruas e avenidas de nossa cidade. A locação de papa entulhos, esbarra na aberração da cobrança exagerada pelos serviços, 150 a 200 reais atualmente. Qual o morador, que pagando imposto tem prazer em ser bitributado desta forma humilhante? Além disto, estes “prestadores” de serviço não recolhem qualquer tipo de impostos, não fornecem recibos e ainda contam com algumas “graças” dos administradores dos lixões. A sugestão do referido serviço pela prefeitura vai estimular os moradores a colaborar com a administração municipal, criando  um vínculo, e uma parceria, alem de criar uma fonte de tributos, os quais se bem administrados deverão pagar pelos serviços, e sua manutenção.
Sapucaia do Sul, 07/01/2013.

sábado, 5 de janeiro de 2013

Refrescando a memoria


Com o evento de mais um capítulo da novela Duplicação da ERS 118, e sobre algumas dúvidas sobre a tal faixa de domínio, achei por bem dar uma “espiadinha” básica no assunto. Convém lembrar que o desespero de algumas famílias, que hoje amargam a retirada de seus imóveis da tal faixa, provém exatamente da ganância de alguns de nossos antigos políticos que até vendiam terreninhos, ou trocavam por votos. Recentemente, o prefeito eleito Vilmar Ballin,na busca de votos até “churrasqueou “ com os moradores e “prometeu” a eles que não seriam afetados. Ora, deslavada mentira, pois como participante destas trampolinagens políticas sabia melhor do que ninguém de que mais cedo ou mais tarde, aquele pessoal seria retirado. 


A revista Rodovias&Vias, edição dezembro de 2008, trouxe como matéria de capa a questão do conflito de competências, como fator impeditivo para a realização de obras nas faixas de domínio de rodovias federais. Aqueles que não tiveram a oportunidade de ler a revista podem encontrar a íntegra do texto nosite rodoviasevias.com.br.Por se tratar de um assunto de extrema importância, e que dificilmente seria esgotado em uma única reportagem, decidimos dividir a pauta, dando sequência ao assunto nesta edição. A questão a ser tratada agora é sobre o gerenciamento do uso da faixa de domínio em rodovias federais.Quem nunca parou na beira da estrada para comer um milho cozido, um pastel ou tomar um caldo de cana? Para comprar frutas, pimenta ou balas de banana em barracas situadas próximas ao acostamento?Estes são apenas alguns exemplos de uma prática comum em nosso país, a utilização irregular da faixa de domínio.


A Faixa de Domínio é a base física sobre a qual se assenta a rodovia, sendo constituída pela pista de rolamento onde os veículos trafegam, canteiros, obras de arte, acostamentos e sinalização, estendendo-se até o alinhamento das cercas que separam a estrada dos imóveis marginais ou da faixa de recuo. Em geral, faz-se uma reserva de 60 metros, quando se trata de pista simples, e de 100 metros, em caso de pista dupla, mas essa distância pode variar conforme o relevo e outros fatores que interfiram no traçado da rodovia. Além desta reserva, que é de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT - existe uma área de 15 metros na lateral da estrada, de propriedade particular, denominada área não edificável, na qual não se pode construir por questões de segurança (Lei 6766/79).


“A faixa de domínio é na realidade uma faixa de segurança, reserva que serve para que aqueles que estão em volta não interajam com a rodovia, bem como para que a rodovia não interfira nas atividades dos lindeiros. Normalmente é cercada para evitar o trânsito de animais de grande porte. Além disso, faz-se essa reserva prevendo uma possível obra de ampliação da estrada, como duplicação e implantação de terceiras faixas”, diz o engenheiro João Batista Berretta Neto, Coordenador de Operações da CGPERT/DIR/DNIT. 
  Outro grave problema referente a má utilização da faixa é a construção de acessos aos imóveis lindeiros, sem a prévia autorização do órgão competente. Este é capaz de indicar o melhor local para o acesso, considerando fatores como a geometria do traçado e visibilidade dos motoristas entre outros. Um acesso mal projetado pode comprometer a segurança na rodovia e causar.


Quando conheceres alguém, e fizeres teu amigo, a cada encontro faça questão de apertares as duas mãos. Assim terás certeza de que ele não estará escondendo um punhal para te agredir.


quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Eu não perdoo


Desde que comecei a escrever, criei meu estilo próprio. Não me atenho a regras,a protocolos, firulas, e outras bobagens que costumam fazer da língua portuguesa uma coisa mais chata do que já é. Gosto de escrever como se estivesse falando direto com meu interlocutor, uso termos normais, palavras simples, coisas que as pessoas leem e entenda o que quero transmitir. E olha que só aqui neste espaço do Blog Maresias são quase oitocentos textos. O título acima diz respeito a política,mais especificamente ao Sr. Prefeito municipal de Sapucaia do Sul. Via de regra não posso perdoar falhas para um administrador municipal. O prefeito eleito ao ser empossado o faz cercado de pessoas de sua inteira confiança, seu secretariado, subentende-se sejam pessoas especializadas, técnicas, conhecedoras de todas as artimanhas, do cargo. 

Assessorado por advogados, engenheiros, técnicos, não se admite o erro, se os comete é por pura incompetência, burrice, ou falta de preparo. Ou alguém duvida de que falte conhecimento a um advogado mesmo que de carreira para defender os interesses do município? Porque sempre o advogado escolhido tem que ser alguém que não pertença ao quadro de funcionários, porque entregar os serviços de informática a um cartel estranho aos funcionários? Afinal é a mesma coisa que entregar a chave do cofre ao meliante. Todos os segredos, todas as senhas, todas as páginas, todos os arquivos ficam nas mãos de pessoas contratadas, às vezes para pagar favores políticos. Até que ponto isto é seguro?Porque não criar uma estrutura própria para executar estas tarefas? Porque ao final de cada mandato as coisas mais importantes somem dos computadores, quando não os próprios computadores? Porque, fazer-se de boboca e contratar pessoas estranhas para ocupar cargos importantes como secretarias municipais? 

Como entender que para uma secretaria da fazenda o gestor escolha um mecânico? Para chefiar a o jurídico um engenheiro, para as obras um carpinteiro, para o meio ambiente um cortador de mato? Os jornais trazem hoje a notícia de que mais de cinquenta prefeitos eleitos não assumem por causa de suas fichas, estão mais sujas do que as suas próprias caras, porque será? Será que não foram escolhas erradas? Será que não tentaram como é muito comum, recompensar um candidato de trinta votos, pelo desgaste da campanha e lhe deram uma secretaria, uma diretoria? A ocupação de tais cargos no serviço público hoje é notória e sabidamente uma recompensa aos apadrinhados, não tem nada de técnica nestas escolhas. Um é indicado porque está de namoro com a filha do prefeito, outro porque está atolado de dívidas até o pescoço, outro porque deu de presente o chopp, da festa da vitoria. 

Disto resulta o quê? Um município sucateado, mal administrado, capenga, onde o povo reclama e em resposta eles fornecem carnaval, sacolas de porta em porta, casas mal construídas, mal acabadas,obras superfaturadas e por ai vai. E todo o mundo ri, todo mundo faz festa. Se alguém mais irritado critica? Contratam um bando de bêbados, botam sobre um palco, fazem uma zoeira dos diabos e todo mundo aplaude. Eu já disse e reafirmo, não perdoo erros do Sr. Vilmar Ballin, já foi vereador, prefeito e agora não pode errar em nada, se permitir burradas como na vez anterior vai ler e ouvir. Quero esperar a lista dos secretários e diretores, para então fazer a minha análise (criteriosa) sobre quem é quem, e não se iludam, se for alguém que conheço a historia ela vai ser contada nos mínimos detalhes, mesmo que sejam escabrosas.

Aprenda a fazer a escolha certa; lembre-se, é nas suas costas que recairá todo o peso das suas burradas. E, não existe crime, muito menos mutretas perfeitas.

Para finalizar
Uma pergunta que não quer calar: O que será que está acontecendo com a diretoria da USAPEN?  Nesta duna tem coruja.

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Empossados

Quando, em janeiro de 2008, todos comemoravam a posse do Sr. Vilmar Ballin e Ibanor Catto, havia no meu peito uma chama de esperança. Esperança de uma cidade mais humana, mais feliz,mais limpa, mais segura, com saúde,transportes,educação tudo funcionando de acordo com os projetos elaborados bem como o plano de governo que servira de base para a campanha. Até porque, meu partido, o PDT, após um longo jejum político voltava a cena, na pessoas do vice prefeito   Ibanor Catto. Mas,confesso que a chama da esperança durou pouco, os trambiques,as tramoias,as famosas facetas do PT, sobrepuseram-se sobre todos os outros projetos, e o que se viu foi um prefeito dominado por uma corja de vereadores fajutos, interesseiros e sendo o tempo todo monitorado por seu cão de guarda o Sr. Selvino. A figura do vice prefeito melhor tivesse desistido , ou mesmo nem tivesse pisado dentro daquele antro   em que se transformou a prefeitura do município. 

Sem nenhum poder de trabalho,com apenas uma secretaria, desmoralizado pelos constantes achaques políticos, não aceitou ajuda, e por isto mesmo mal assessorado sucumbiu as filigranas do cargo e acabou praticamente alijado de toda e qualquer oportunidade de poder desenvolver algum projeto. Hoje o PDT, é apenas um arremedo, uma executiva fraca,que não conseguiu dar suporte ao vice prefeito e por isto mesmo se viu obrigado a aceitar a troca no posto. Os resultados obtidos nas eleições são prova viva do quão nefasta foi a introdução de penetras e falsos trabalhistas para “ajudar” a levantar o partido. Mas, se naquela época eu ainda acreditava numa revolução no que diz respeito aos serviços públicos da cidade, o mesmo não acontece hoje, quando Vilmar Ballin e Arlenio assumem o comando da cidade.  E, POR QUE, não acredito; simples, já conhecia o Ballin, e o Ibanor,  mesmo assim não deu certo,e isto que foi uma aliança constituída com reuniões,planos,projetos,discussões. 

Outra coisa muito importante a ser considerada, o PDT, NUNCA exigiu cargos, O vice prefeito jamais soube impor-se,aceitou de mão beijada uma secretaria, e deu-se por satisfeito. Para maior dos azares, entregou esta secretaria para uma pessoa até então desconhecida, no PDT. Agora Ballin terá pela frente um cara ganancioso, cobra velha,conhecedor de todas as artimanhas, e talvez até das sacanagens das vidas passadas. O PMDB, não é uma sigla comum, é um verme voraz, que adora agarrar-se a qualquer coisa e quando o faz destrói até a raiz. São formados em ocupação de cargos, é isto que os mantém vivos e sempre no poder. (vide caso do Renan Calheiros) e o pior é que em nome desta nojenta coisa chamada governabilidade até a presidente Dilma está em campanha por este crápula. Aqui não será diferente, Arlenio e seus seguidores saberão fazer com que Ballin coma  a ração pela mão de meia dúzia de fisiologistas interesseiros, desta vez ele  (Ballin) será o bobo da vez, a moeda com que pagou ao Ibanor agora será recebida por ele, pode apostar. 

Não vejo dias diferentes na cidade, vamos continuar sendo a cidade suja, mal ajustada, com meia dúzia de vivaldinos ganhando rios de dinheiro publico para darem vazão aos seus instintos com mulheres,viagens, cursos fantasmas. Enquanto isto, continuaremos a ser enganados pelas tirinhas, do jornal VS, sempre com uma cara de bobo dando recados sobre segurança (falida) cursos para velhos,idosos e viciados, e as famosas verbas que o prefeito vai buscar no colo da dinda em Brasília. Da nossa câmara não tenho nenhuma esperança, até porque oposição mesmo se existir deverá partir de apenas dois vereadores (Marquinhos e Volmir) o que não dará em nada. Nossa expectativa será, com certeza, apostar na honestidade, e lealdade destes dois vereadores. Que eles nos tragam as possíveis tramoias para  conhecimento público, mobilizem os eleitores para com eles varrer de uma vez por todas esta raça triste desta cidade.

O dia em que nós eleitores,tivermos consciência do  valor do nosso voto, os maus políticos vão começar a nos respeitar. O dia em que nós, como verdadeiros e responsáveis juízes tivermos coragem para assumir o nosso papel de patrão, e exigirmos trabalho de muitos destes tantos vagabundos que infestam o serviço público, neste dia sim, poderemos erguer as nossas vozes para reclamar de serviços que nos são surrupiados.Se somos assaltados,se não temos saúde,transporte,habitação, estradas em condições, a culpa é única e exclusivamente nossa, somos nos que colocamos esta gente lá no poder. 

Aprenda a escolher o teu senhor, para não teres que reclamar da sua chibata.