A publicação dos sábados.
Por Alda Inácio
Neste post de hoje quero falar da ética e a moral na política e sei que imediatamente o leitor já desvincula as três locuções automaticamente. Estas três palavras não ficam bem juntas. Há dois séculos passados um cidadão de vida pública poderia decidir pelo suicídio antes que a mídia enxovalhasse seu nome. Exemplos como Collor, Renan e Sarney e as falcatruas que eles cometeram são figurinhas carimbadas por tantos outros políticos. Para mim, o "fora Collor" "fora Renan" "fora Sarney" é apenas uma ocupação a mais para a mídia. Eles saem, eles voltam com a mesma cara de pau de antes. Tantas CPIs criadas e acabam em pizza. E se pensarmos no blá-blá-blá da mídia em torno das falcatruas políticas, seria a grande razão para alguém esconder a cara, fugir para outro planeta com vergonha de ser encarado como ladrão. Na verdade a palavra "falcatrua" é a maneira gentil que o povo brasileiro tem, para não chamar de "roubo" os atos políticos que lesam os cofres públicos no Brasil. Quando eu olho o sorriso debochado e vitorioso que estes políticos sustentam na cara diante das câmeras de reportagem, já dá para entender que de nada adianta o povo chiar. As panelas eleitoreiras são formadas, com roubo ou sem roubo. Quem decide o destino destes bandidos é o engajamento político, a coalisão que eles precisam fazer para montar uma nova retórica eleitoreira para as próximas eleições. E nós, o povão brasileiro, votaremos neles mais uma vez? Deixo esta pergunta para pensar, se não é melhor votar em branco. Obrigada aos leitores, obrigada meu amigo Jaí.
4 comentários:
Alda, você sabe que concordo com tudo que disse em gênero, número e grau e não é porque somos amigas. Também penso assim e há algum tempo não elejo ninguém, a não ser o prefeito de minha cidade que conheço e faz um ótimo trabalho por aqui.
Tomara este povo acorde! Mas, sinceramente, acho difícil. Enquanto o governo continuar a oferecer migalhas como se fosse o salvador da pátria aos miseráveis ao invés de oportunidades reais e melhores condições de vida, enquanto a ignorância for cultuada e a memória ficar enterrada no subsolo da consciência parece que ainda teremos que esperar muito tempo por mudanças consideráveis.
Ótimo final de semana e obrigada pela visita, as palavras gentis e por apresentar-me mais um amigo.
Beijão
angel
Alda
Coloquei seu blog na minha lista de leitura diára.
O voto em branco nâo é a solução, de acordo com a nossa legislação eleitoral são contados os votos válidos, ou seja todos os votos não contando os brancos nulos e abstenções, por esta razão, mesmo que todos se abstivessem e votassem em branco o candidato que tivesse apenas um voto seria eleito.
O que devemos fazer é exercitar nossa cidadania. Falar, distribuir panfgleto, participar de manifestações, participar de reuniôes de bairro, reuniões de sindicatos e sempre que possível falar e alertar ao povo sobre a falta de3 ética e desonestidade.
Temos que convencer mais pessoas a lerem os blogs, a se manitestarem, a externarem sua indignação e revolta.
Temos que exercer uma militância positiva para mudar o Brasil para melhor.
Obrigado por sua visita. Seus comentários são bem vindos.
Ah! Minha amiga, a política nesse país se transformou numa enorme tenda de circo onde o palhaço é o povo, somos nós com nariz vermelho e tudo. Antes me interessava muito por política até procurei partido pra me filiar, hoje não consigo me sentar e escutar nada referente a isso, sei que estou errada, mas não tenho estômago pra ficar ouvindo e olhando pra esses "c" que usam a política só pra se dá bem na vida, encher os bolsos e o povo que se lixe. CPIs pra quê? Se estão todos na mesma
ponta da ladeira se um cair todos caem, por isso sempre
termina numa grande pizza. A única solução que vejo é mudar todos em uma só eleição pra não contaminar os que entrar de boa fé, é como um balde de água suja, se for completar com limpa ficará sempre suja... se bem que até esses que estão entrando....
Bjsss
Amiga Alda, acepté tu invitación y leyendo tu post he evocado las palabras del Salmo 146:3. Y lo acertado de la reflexión de Salomón en Eclesiastés 8:9 "el hombre ha dominado al hombre para perjuicio suyo" Yo te pregunto: ¿han podido los hombres gobernar a los hombres con éxito y sin injusticias alguna vez? ¿Podrán alguna vez hacerlo? ¿Por qué pedimos los cristianos "venga tu reino, hágase tu voluntad en la tierra como en el cielo"? Muy buenas son tus reflexiones, mucha gente honrada se puede sentir identificada en ellas. Te felicito.Tu amigo Xavier
Postar um comentário