A tocaia.
Tocaia, espreita ao inimigo, ou emboscada isto tudo é a mesma coisa, e quer definir algo que está a sua espera , mas que você não tem a mínima ideia. Já pensou então em quantas coisas do seu dia a dia pode ser considerada uma verdadeira tocaia? Vamos discorrer um pouco sobre este tema. Ontem você foi ao Supermercado e comprou tomates, pagou R$ 3,60 , hoje você voltou ao mesmo mercado, comprou o mesmo produto e pagou R$ 4,85, viu só? Havia uma tocaia esperando por você e isto nem te abalou. Você foi assaltado, levaram toso os documentos, não lhe causaram ferimentos, foi um ato destes corriqueiros na cidade, praticado pelos cheiradores, que proliferam por aqui, mas, a verdade é que lhe causaram alguma espécie de prejuízo. Então vamos registrar a ocorrência.
O cidadão, representante da lei e da ordem lhe ouve atentamente (nem sempre) e coloca no papel a versão “dele” do fato. Se você inventar de corrigir algo lá vem o clássico: a polícia aqui sou eu. Sem outra coisa a fazer, você pega o papel e vai parta a outra parte do acontecido, vamos fazer as segundas vias dos documentos. Mostra o papel da polícia, faz o pedido e...tocaia. Tem que primeiro pagar as taxas para o governo liberar um novo documento. Mas como, acabei de ser assaltado por um marginal, a autoridade confirmou, e agora o assaltante é o governo? Isto também é tocaia. Aliás, creio que o maior deste tipo de emboscada é o próprio governo. Agora vamos novamente lá ao topo, tocaia pode ser também uma espreita ao inimigo, uma emboscada. Então porque não reagimos, estamos sendo todos tratados como inimigos. Aprofundando mais um pouco o raciocínio e tendo consciência de que pagamos mais ou menos uma base de noventa impostos e taxas diferentes podemos afirmar, sem medo de errar que somos todos sobreviventes, do quê? Do sistema, ora bolas.
Onde quer que estejamos estaremos sempre sendo monitorados, espreitados, a qualquer momento poderemos sofre uma emboscada, uma tocaia. Na rua, na loja,na casa da sogra,no parque, na praça muito cuidado sempre haverá alguém pronto para dar o bote, tocaiá-lo.Mas o povo brasileiro é conformista,ele não se abala. Somos tocaiados pelos governos, pelos políticos, pelos empresários, pela mídia, até pelo nosso time de futebol, mas nada disto interessa, o bom mesmo é que teremos uma copa de futebol que segundo o Pelé e o Ronalducho, isto mesmo aquele que recebeu seis milhões para emagrecer, deverá ser a maior copa já realizada no planeta. Cuidado, as últimas copas do mundo que assistimos foram de cair o queixo de qualquer um, tudo bem, nem vamos entrar no mérito se estas realizações na verdade tem fundo financeiro, que quem vai ganhar mesmo são os empresários, jogadores cartolas e políticos envolvidos, mas, a verdade é uma só, estamos sendo tocaiados novamente, estão nos espreitando, vamos ser assaltados novamente e desta vez o rombo não será pequeno, será vultuosíssimo, porque?
Simples tudo isto vai sair do nosso bolso.
Eu, você, e muitos outros não chegaremos sequer perto de um estádio da copa dos alienados, mas estaremos pagando um pouquinho para que tudo aquilo se realize.Dai, fico imaginando aqui com meus gatos gatas,e cachorros: de onde estará saindo tanto dinheiro, para investir em novos estádios, aeroportos,vias de acesso,infra estrutura,hospitais, segurança enfim. Será que se a tal copa não fosse realizada no Brasil teríamos todos estes investimentos? Será que toda esta grana que vai escorregar pelas mãos dos vivaldinos para as suas contas particulares estariam sendo escancaradas? Será que o povo seria lembrado em algumas de suas mais prementes vicissitudes caso esta copa não fosse trazida parta o Brasil?Tudo conjeturas,tudo especulações. Somente uma coisa é certa o nosso Brasil é uma constante tocaia. Vivemos sempre sob o temor de uma emboscada. Aqui na cidade a última foi a vitoria do PT;
Observem a ironia do destino; Com pouco mais de dez por centos dos votos válidos, o prefeito que não fez nada,não administrou nada,não apresentou nada conseguiu reeleger-se: Foi, ou não uma tocaia?
Nenhum comentário:
Postar um comentário