quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Mudança. Será ?


Mudança. Será?
*Jaí Strapazzon


Quando, em cinco de outubro, a população foi as urnas para escolher seus novos administradores, o fez de maneira ordeira e pacífica apesar de virmos de uma campanha marcada por toda a sorte e denuncias, abusos, e fatos que segundo a juíza eleitoral só aconteciam nesta cidade.
A administração anterior marcada por uma série de atos um tanto quanto estranhos, acabou por protagonizar um dos fatos mais pitorescos na política, ou seja, por alguns dias Sapucaia do Sul viu-se comandada por nada mais do que cinco prefeitos, isto por si só bastaria para ilustrar o clima reinante.
Mas, a vergonha maior ainda estava por vir, a tal transição não andava, reuniões eram agendadas, comissões nomeadas, eram idas e vindas sem nenhum nexo, nem tampouco resultados. Os dados chegavam através de funcionários que amedrontados faziam uma espécie de denúncia premiada, e todas indicavam para o pior, a situação era de caos mesmo.
Secretarias arrombadas, na véspera da posse, sumiço de máquinas, senhas, a totalidade da frota em situação de miserabilidade, programas que estranhamente sumiram das máquinas, mas mesmo assim o novo prefeito adentrou ao palácio municipal. Diz um velho ditado que se a gente não organizar a casa antes da mudança depois não será possível organiza-la. O novo prefeito e sua equipe aceitaram este ônus, infelizmente.
Tal e qual soldado que vai para o front sem nenhuma arma, agora a equipe se depara com uma gama sem fim de problemas, a começar pela falta de condições, passando pela falta de dinheiro, acúmulo de contas, inclusive com telefones cortados parando finalmente na perversa e maldosa situação de ficar os administradores presos a compromissos com alguns vereadores em nome da governabilidade.
Governabilidade, para mim significa, um prefeito e vice trabalhando em benefício de toda uma cidade,sem pressões, uma câmara de vereadores com homens íntegros,honestos e dispostos a honrar os votos recebidos fiscalizando o executivo, apresentando e votando projetos para toda a população. Impossível admitir-se uma governabilidade como as anteriores onde o prefeito era feito de refém, e negociava cada projeto, por um certo número de vagas. Impossível admitir que vereadores imponham a entrega de um cargo, uma secretaria para um parente em troca da garantia da governabilidade. Isto é chantagem, é crime.
Isto não é leal, isto não é honesto, isto é vergonhoso. Estamos, mais uma vez voltando atrás, em nosso sonho de mudar de vez a cara de Sapucaia do Sul,tomara que esteja enganado, mas, ao que tudo indica, os projetos serão analisados a luz do troca troca. O povo, soberano como sempre, deverá mudar a estratégia, ao invés de dar audiência a Rede Globo, deverá fiscalizar os atos dos novos e velhos vereadores, tudo em nome da ética e da moral.

* Técnico e segurança.

Nenhum comentário: