sábado, 31 de março de 2018

Opinião 3


Não sei se acontece com mais pessoas que residem aqui em Sapucaia do Sul, mas, comigo acontece e muito. Hoje pela manhã, assistindo o noticiário da Tv, fiquei impressionado com a quantidade de cidades pequenas, deste nosso interior que se mobilizam, inventam, criam condições de, em todas as festividades do ano, participarem e de alguma maneira atrair turistas, visitantes, pessoas de outras cidades e de outros estados para mostrar suas belezas, divulgar suas culturas sua culinária seu artesanato.

Até pouco tempo era apenas Gramado, com seu festival de cinema que atraia a atenção, depois veio o Natal Luz, e assim sucessivamente as festividades anuais passaram a fazer parte do calendário turístico da região o que ensejou que outras pequenas cidades não tão importantes, passassem a ver nestes eventos uma forma de arrecadar mais, consequentemente usando estes aportes em infraestrutura, melhorando o visual, criando novos empregos, motivando seu povo a participar. Hoje, já temos Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Caxias, entre tantas outras cidades como polos turísticos importantíssimos, sem contar com as diversas pequenas cantinas familiares, sítios, pousadas, museus, praças, tudo impecavelmente cuidados, todos de certa maneira atraindo visitantes, gastando e gerando divisas.

E, Sapucaia do Sul? Fica como neste contexto?

Eu respondo; como cidadão que mora há mais de sessenta anos, e que jamais deixou de trabalhar, sugerir, criticar, apresentar propostas buscando ajudar de alguma forma para que esta cidade saísse da morosidade, do desleixo, conseguisse motivar seu habitantes a de alguma maneira mudar tantas coisas erradas. Em matéria de atração turística nós não temos NADA a apresentar e o que existe são propriedades particulares (morro de Sapucaia) que se obrigou a ser guarnecido por que senão já era favela. Nem mesmo um cinema a população pode dispor. Sapucaia do Sul é uma grande, uma imensa favela. Uma cidade dormitório onde as pessoas não podem contar sequer com uma praça, um parque, um museu, um hotel. Nosso grande orgulho o parque Zoológico, agora, por conta da insensatez de um governador acéfalo, está em vias de ser privatizado, vendido. As colinas que circundavam a cidade hoje estão cobertas de casas, muitas em condições de miserabilidade esquecidas pelo poder público sem as mínimas estruturas de policiamento, saúde, higiene, tratamento de esgoto. Por tudo isto, e muito mais cada vez que a gente sai para dar um passeio, assim que pisa na cidade de volta dá uma tristeza, somem as flores, as praças, some a limpeza, aparecem a sujeira e as crateras.
Bom dia.

Nenhum comentário: