quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Greve dos caminhoneiros.


É justa?Não é justa? É política? É legal? Na verdade são muitos os questionamentos que a população está fazendo a si mesma nesta hora. Como sindicalista, e defensor ferrenho da filosofia de que todos devem ter condições de trabalho e remuneração dignas eu afirmo que os caminhoneiros tem razão no protesto que fazem, PORÉM nunca é demais lembrar algumas premissas que o bom sindicalista DEVE obedecer ao decidir-se pela paralisação.
1 - Esta é uma paralisação REIVINDICATÓRIA, por melhores condições de trabalho,contra o aumento exagerado dos combustíveis(diesel) e contra algumas poli´ticas do governo que afetam diretamente a categoria.SENDO ASSIM, descarta-se a conotação política.
2 - Ora, se esta paralisação tem a finalidade de atingir o governo deve antes de tudo preservar a população, que afinal de contas também esta´sentindo o arrocho. Como fazer então; permitindo o direito de ir e vir, não trancando muito menos obrigando ninguém a ficar hora parado, e talvez até tendo que pagar pedágios para poder seguir viagem.
3 - Sempre defendi que o maior aliado num momento destes é a população, ter a população ao nosso lado numa greve já é praticamente 50% de chances de sermos ouvidos em nossos anseios..
4 - Cuidado, com os OPORTUNISTAS, não se deixem levar por clamores de outras facções que deverão misturar-se ao movimento alguns claramente debochados e arruaceiros. Talvez ate´pagos para agirem de forma ilegal promovendo badernas,quebra quebras e agressões, lembrando sempre que isto conta muito na hora de sentar a frente de um juiz para eventual decisão judicial.
5 - Paralisar atividades pode muito bem ser a beira das estradas e rodovias, já que o importante é mostrar força para o governo, o quanto a sociedade depende do transporte rodoviário (mesmo com estradas em petição de miséria). Desta maneira ganha-se sob dois aspectos,: primeiro não causa transtornos a população e segundo coloca o povo como um todo aliado, seja na conscientização com parentes,amigos,familiares,seja na divulgação de panfletos,jornais,informativos.
6 - O desabastecimento é uma consequência,logo deve ser muito bem pesado na hora de proibir o transporte de gêneros,medicamentos,hortifrutigranjeiros, e demais alimentos perecíveis, afinal não esqueçam senhores grevistas suas famílias TAMBÉM estão do outro lado.
7 - Sentar numa mesa de negociação não é ir para uma guerra, mas para uma disputa de razões e direitos, por isto é importante munir-se de argumentos verdadeiros, convincentes Cuidado,ameaças ( do tipo; tudo bem, não querem nos dar? Então verão o que vem por ai)numa mesa de negociação e tiro no pé,
Sempre defendi a greve como último recurso a ser usado, mas,se este foi o caminho escolhido convém avaliar as consequências, porque pior do que fazer uma greve é fazê-la de maneira errada, ou com a categoria dividida. De qualquer modo nós, como povo estamos entre a faca e a espada, praticamente na PAREDE , tanto faz o desfecho se a favor ou contra os caminhoneiros logo ali adiante estaremos pagando caro por mais uma burrice de nossos governantes. Alimentos vão faltar,preços vão ser elevados,alem de continuarmos a ser massacrados pelas mídias, e pelos insistentes deboches de alguns que aproveitam o momento para alardearem feitos de seus líderes, líderes aliás,de uma classe (política) que está totalmente PODRE.
Tenham um bom dia.

Nenhum comentário: