segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Sugestões para aprimoramento da segurança.

Sapucaia do Sul 08 de janeiro de 2018.

Ao senhor administrado do
Complexo turístico/religioso Santuário de NS Aparecida.

Senhores.
Sou colaborador da Campanha dos devotos desde há muito tempo, muito embora ainda não tenha tido a oportunidade de conhecer este local de fé. Fico muito preocupado cada vez que leio, ou fico sabendo de desaparecimentos que acontecem neste complexo turístico religioso. Acompanho desde o início o caso de D. Beatriz Winck, tendo, neste caso específico enviado correspondências,bem como telefonemas as autoridades envolvidas no caso. Gostaria de aproveitar o ensejo para SUGERIR algumas ações que poderiam ajudar na segurança bem como identificação dos milhares de romeiros, e assim facilitar buscas a eventuais pessoas desaparecidas.
1- Obrigatoriedade do uso de crachás de identificação a TODAS as pessoas visitantes. Neste crachá deverá conter; nome do usuário, nome da empresa e número do ônibus que trouxe a caravana, nome de um acompanhante com telefone para contato.
2- Tornar obrigatório que em todas as “lojas” de vendas de artigos dentro do complexo haja um local, onde eventualmente pessoas com algum problema de saúde ou desorientada, possam ser acolhidas até a chegada da equipe de segurança.
3- Criar um App ( grátis e de fácil manuseio) específico para uso dentro do complexo, que sirva para comunicação entre os romeiros por exemplo “romeiro solidário” .Desta maneira todos estariam de certa forma interligados, e no caso de “alerta” para desaparecimento tornaria muito mais fácil as buscas.Da mesma forma as equipes de segurança estariam monitorando e acompanhando o desenrolar dos fatos ao vivo e na hora..
4- Permitir o livre e gratuito  acesso a internet, com placas contendo o código de acesso em locais visíveis, bem como em todas as “bancas comerciais” existentes no complexo.
5- Tornar obrigatório a toda as empresas de ônibus e ou carros locados a apresentação de “lista de passageiros” a qual deverá ser conferida na saída.
6- Demarcar, nos locais de estacionamento das caravanas “ilhas” demarcadas, com numero vagas para melhor identificação, tanto na chegada como na saída das caravanas. No caso de desaparecimento também ajudaria na busca de parentes ou conhecidos que pudessem ajudar.
7- Tornar o serviço de vigilância das câmeras de monitoramento como de grau máximo de segurança, punindo eventuais falhas (manutenção) bem como tornar obrigatória a guarda por 30 dias de todas as filmagens.
O desaparecimento de pessoas são casos de polícia, pois envolvem vidas humanas, além da dor e sofrimento causado as famílias. O Complexo Turístico Religioso de Aparecida movimenta um comércio muito grande na localidade, porém, não se  pode em nome do lucro, esquecer a responsabilidade ( responsabilidade civil) com as vidas humanas e por isso mesmo toda e qualquer atividade que busque reforçar a SEGURANÇA e o BEM ESTAR do romeiros devem ser consideradas prioridades, tanto para autoridades policiais como para a administração do local.
No aguardo de vossa manifestação, colho a oportunidade para manifestação de apreço.

                                Jaí Antonio Strapazzon

Nenhum comentário: