quinta-feira, 17 de maio de 2018

IN JUSTIÇA


Não sou advogado, muito menos represento qualquer pessoa que esteja hoje envolvida nas desapropriações, para alargamento da ERS 118.Também, não estou de nenhuma forma atingido direta ou indiretamente por esta decisão, que afetará, e muito, o direito de muitas famílias, que até o momento viviam tranquilas, legalizadas, pagando seus impostos e com todos os direitos garantidos por lei.
Porém, estes atos de desapropriações machucam muito as pessoas, envolvidas ou não,  é fácil entender afinal, famílias terão que sair de um local muitas das vezes construído por familiares, devidamente escriturados com ligações de água, luz e FORA DA FAIXA DE DOMÍNIO ou seja, onde o estado não tem qualquer direito de chegar, dar um aviso e meter o trator.
Claro que as melhorias, como alargamento, nova sinalização, mais espaço para refúgio, melhores condições das pistas de rolagem, são importantes, porém não mais importantes do que o direito adquirido pelos proprietários de serem realocados para um local adequado, onde possam reiniciar toda uma trajetória. A imposição da força bruta, seja ela aparentemente pacífica, não esconde nem mascara uma eventual resistência de parte das famílias envolvidas, e o aparato policial presente por si só já imprime algo como que uma ameaça.
Afinal, não é nada agradável você ver desmoronar sonhos, projetos, historias assim, sem mais nem menos. Cada tijolo, cada tábua, cada telha, cada galho de arvore ali plantada que vai caindo soa como um pedaço de cada morador que está sendo arrancado. Mas, talvez o mais simplório em tudo isto sejam dois fatores, primeiro  a lentidão da “justiça” ( não gosto de falar esta palavra) e em segundo a BURROCRACIA (erro proposital) de parte dos órgãos envolvidos ,seja DNIT, governo federal, ou estadual que ferem o andamento normal da questão; primeiro vamos assentar estas famílias, em local adequado com todas as  infra estruturas , depois sim vamos dar andamento no restante.
Acontece que existem fatores alheios a muitas pessoas, por detrás destas DESAPROPRIAÇÕES estão muitos participantes de certa forma escondidos cujos quais nem mesmo a mídia bota na vitrina, são os políticos; governador prefeitos, vereadores, deputados são pressionados pela opinião pública e vão rolando o problema, verbas que não aparecem, contratos que vencem e não são renovados, adendos que não são aceitos, tudo isto desaba no momento adequado; ELEIÇÕES.
Ora, num governo pobre, desacreditado, péssimo e que mesmo assim busca reeleição nada melhor do que uma fumaceira nos olhos do eleitorado mesmo que isto possa representar a tristeza de ver a casa sendo demolida, a polícia na porta, a mídia sedenta de assunto a destruição dos sonhos de uma vida inteira.
Bom dia. 

Nenhum comentário: