sexta-feira, 19 de setembro de 2014

20 de setembro


Homenagem ao 20 de Setembro.        
Amanhã,20 de setembro, comemoramos os feitos de nossos heróis farrapos, dia consagrado as comemorações dos feitos pelos bravos gaúchos farroupilhas.Afinal, o que significa ser gaúcho? Bem, todo e qualquer homem ou mulher nascido neste recanto do Brasil( Rio Grande do Sul) é chamado de gaúcho. Independentemente de estar ou não pilchado, saber ou não cantar o hino Rio Grandense,saber ou não assar uma carne, montar ou não um cavalo, laçar ou não uma vaca. Para alguns estar pilchado é simplesmente estar vestido com as roupas caseiras,com as vestimentas das lides diárias. Para outros, trajar uma bota e uma bombacha significa estar fantasiado de gaúcho. Cultuar as tradições do pago, é dever de todos aqueles que entendem o valor de termos uma historia rica, de costumes e heranças  inigualáveis. Neste vinte de setembro, rendo minhas homenagens a todos aqueles gaúchos verdadeiros,autênticos, que sabe valorizar sua china,seu rancho,seu cavalo, suaistoria. Aos fantasiados,aqueles que costuma subir para o lombo de um cavalo nestas ocasiões só para esporear e ver o animal sofre hr com um bêbado sobre o lombo desejo mais que quebrem a cara. Semana farroupilha, não é 
carnaval. E um culto sagrado, só para quem tem orgulho deste chão.
Ha quem me dera um dia
Já cansado de tantas andanças e escaramuças
O pai velho permitisse a este índio
Encerrar com chave de ouro
As cavalgadas desta minha sina.
E, assim, no aconchego do meu rancho
Entre um mate,um trago de canha e um vaneirão
Adormecer para sempre,
Nos braços da minha china. 
E lá de cima, da casa do patrão velho.
Abrir o peito que se expande
Gritar para todos ouvissem
Como é lindo este meu Rio Grande.

Nenhum comentário: