terça-feira, 8 de setembro de 2009

Independência ??

Independencia ?

Logicamente que esta tal independência que se comemora não tem nada a ver com o povo brasileiro. E, explico porque. Nos meus tempos de estudante, a gente sentia um orgulho tão grande em empunhar a bandeirinha, e acená-la. O desfile do dia sete era o grande momento, uma grande festa cívica. O povo orgulhoso, participava com vontade, sentia prazer em demonstrar seu amor pela pátria.

Hoje, o desfile das comemorações foram transformados, em vitrines, já não importa tanto assim o patriotismo, as autoridades sobem para o palanque, acenam ,atiram beijinhos para mostrar que estão ali, que não sejam esquecidos, para que o povo (patrão) sempre que ouvir falar em desfile lembre o rosto sorridente do político em destaque. Vale até fazer gracinhas para aquele menino magricela, que sorri, sem saber que aquela senhora é a mesma que sucateou a escola pública, a segurança, a saúde, enfim.

Independência ? quem disse que somos independentes se trabalhamos quatro meses do ano só para pagar impostos, independentes nós, que somos obrigados a engolir esta parafernália de políticos mentirosos, desonestos e trambiqueiros? Independentes nós que para dar um simples passeio com a família num domingo paga quase quarenta reais de pedágio, num percurso de menos de cento e cinqüenta kilometros?

Independentes nós, que segundo alguns deputados gaúchos, deveremos pagar o rombo dos pedágios que a governadora tentou empurrar para o governo federal? Um povo que é tratado com tanta falta de seriedade, com tanta falta de vergonha na cara, tanta corrupção, tantos roubos, tantas cafagestagens não pode dizer que é livre, que é independente.

Na verdade paradoxalmente somos todos escravos, apesar de sermos patrões, e de nada adianta tentar se rebelar, passeatas mesmo pacífica, esta sujeita a balas de borracha, desocupação mesmo que de pessoas desarmadas,sempre terá o perigo de um tiro de calibre doze pelas costas. Independência, significa liberdade desde que ordem, mas, se nem aqueles que sobem ao palanque sabe o que isto significa, vamos todos colocar nosso velho nariz de palhaço e comemorar, tentando cantar pelo menos uma estrofe do Hino Nacional, porque cantar todo é exigir demais.

Um comentário:

EDUARDO POISL disse...

"Que seja eterna a vitória dos seus dias,
mesmo quando eles lhe derem
a impressão de fracasso.
E nunca se esqueça que atrás das nuvens
sempre existirá sol."

(desconheço o autor)

Hoje passando para desejar um lindo final de semana com muito amor e carinho
Abraços do amigo Eduardo Poisl