terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Uma Sapucaia..

Diferente,isto mesmo , uma Sapucaia do Sul diferente, muito diferente. Cidade humana, pessoas simples, hospitaleiras, tradicionais.Quando vim residir aqui nesta pacata "GUIANUBA", isto lá pelos idos de 1952, era para cuidar de uma chácara (Vila N.Srª.das Graças) que se situava ali na esquina das ruas Sete de Setembro, com Celestino da Silva, bem próximo ao então Cine Marabá. As marias fumaça, tinham horário certo para transitar, os trilhos da linha férrea passavam pelos fundos da nossa morada. Meu pai plantava de tudo, tínhamos um pomar completo,todos os tipos de fruta, na horta, verduras e hortaliças. Tínhamos uma criação de porcos, alimentados só com as frutas que caiam,ou com as sobras de verduras,e restos da horta. Para completar, plantávamos milho,feijão, aipim, e tudo isto também servia para a limentação dos porcos e galinhas (mais de 150). Ao final de cada dia um dos filhos,éramos quatro, tinha a imcumbência da lavagem dos chiqueiros, as tábuas deviam ficar limpas, branquinhas.A cada quinze dias era carneado um leitão (que eu particularmente detestava) Dali, tirava-se duas,tres, ou mais latas de banha, e carne que era cozida e guardada dentro das latas cheias de banha e depois lacradas.Naquele tempo não haviam Freezers, ou geladeiras para tanta carga, então meu pai costumava guardar tudo na "dispensa" uma peça enorme, de alvenaria com apenas uma pequena janela,que ficava estratégicamente colocada no espaço mais sombreado. Alias, em São Leopoldo morávamos numa casa de quatro cômodos,aqui, a chácara tinha 14 peças. Era enorme, um verdadeiro palácio. Todos os vizinhos eram pessoas boas, da nossa produção nunca vendemos nada, quem queria alguma coisa pedia, e a gente dava. Frutas,verduras,ovos de tudo.Meu pai era conhecido como "o GRINGO que podava parreiras". E foi ali que passei os dez anos mais felizes de minha juventude. As historias que seguirão, fazem parte deste cotidiano.As pessoas,os amigos, e vizinhos, muitas já não existem, os lugares foram modificados,mas as lembranças, ha, estas não vão sair da minha memoria nunca mais. Aqui fica um convite a voce que me acompanha: Se voce fez parte destas historias,participou de algum fato aqui narrado, comente, dê a sua versão, ajude-me a re-escrever fatos da nossa cidade.
..............................................................Segue......

Nenhum comentário: