quinta-feira, 6 de junho de 2013

Cárcere privado?


Não seria melhor denominarmos Crime premeditado? Acontecimentos como estes, (já são 96 mulheres mortas no estado) causam impacto até mesmo em quem trata sobre o tema violência todos os dias. E o pior, não tem solução. Isto mesmo, não tem solução. Vejam. A mulher  mesmo sofrendo nas mão destes facínoras, muitas das vezes aceitam todos os tipos de agressões físicas e psicológicas em função das ameaças de que algo possa vir a acontecer com os filhos. As tais medidas de proteção, a Lei Maria da Penha, as patrulhas efetivadas pela Brigada Militar visando coibir a presença destes potenciais assassinos, surtem efeito na hora, mas, depois de passados algumas horas a guarda está aberta,até porque não é possível colocar um guarda no portão de cada mulher, cada lar ameaçado. Para quem se dispõem a matar não existe lei. A razoabilidade que existe na hora de enfrentar uma autoridade vai-se por água abaixo no instante seguinte.Nestes casos, não existe método perfeito, não existe tática,muito menos plano que possa surtir efeito. 

No caso acontecido agora em Sapucaia do Sul, é de se imaginar que aquela mulher, enquanto prisioneira daquele maníaco não estava vivendo os melhores momentos. O enorme aparato policial montado para "preservar a integridade" estava muito bem situado para agir na rua,uma vez que conforme palavras do comandante da operação optou-se pelo tática de vencer pelo cansaço. Ora,a casa toda fechada,eventuais contatos apenas por telefone, sem visualização de que estava realmente acontecendo no interior daquela residencia, deu tempo para que esta mulher sofresse toda a sorte de agressões físicas imaginárias possíveis. Mas o aparato estava montado a poucos metros dela. Teoricamente estava protegida. O erro inicial, de toda esta confusão que agora acaba com duas vítimas fatais, começou quanto se permitiu que um condenado com a ficha que este crápula possuía recebesse benefícios como regime semi aberto. Alem de toda uma vasta ficha criminal, havia ainda as denúncias de mulher. 

Mas, o  Brasil é um país onde liberdade se confunde com libertinagem, aqui se prima por demais pelos direitos individuais, então um criminoso por mais perigo que represente tem acima de tudo e antes de mais nada o direito de pleitear a uma autoridade os benefícios da lei. Pergunto; que direitos tem um animal destes? Que benefícios pode um ser anormal deste quilate achar-se no direito de postular? Será que nossos representantes nas altas esferas da justiça são tão ingênuos de acreditar que esta escoria obedeceria a uma determinação judicial?Será que tiveram a ignorância de acreditar que tudo seria como está escrito na lei, e conforme seu advogado testemunhou? Conhecia,  bastante as historias deste marginal, sabia por exemplo que muitas das vezes foi visitado por policiais(se é que se pode dar este nome a este vagabundos) para pegar a parte da féria diária. Nosso país está neste estágio de segurança pública. Mas então, tem solução para estes casos de violência desenfreada? Afirmo tem. Basta que se aplique a lei na sua dura e implacável letra fria, CONDENADO TEM QUE CUMPRIR TODA A PENA EM REGIME FECHADO, sem regalias,sem visitas,sem benefícios. 

Se receber trinta anos vai ficar na gaiola por TRINTA ANOS e não por 10, Vai pagar pela comida, pela roupa, e se inventar de queimar colchão vai dormir na pedra dura. Tem que acabar com esta historia de verdadeiras cantinas dentro de presídios. Mas também isto é exigir demais. Aqui preso tem vida muito melhor do que a gente que paga imposto, aqui preso não estuda, não trabalha,não produz nada.Infelizmente da no que dá. Infelizmente mais uma tragédia anunciada desta vez com o beneplácito da justiça.Até Quando?

Nenhum comentário: