terça-feira, 17 de janeiro de 2017

INSEGURANÇA, DESRESPEITO E LADROAGEM


Um capítulo de uma novela, esta do cotidiano, da vida real. Uma conhecida ao retornar do trabalho entrou para o rol das estatísticas da polícia, foi assaltada por um vagabundo que enfiou o revolver no ouvido e fez com que entregasse todos os pertences, documentos, celular e a mochila onde estava o uniforme de trabalho. INSEGURANÇA. Até ai, nada de novidade é nosso cotidiano. Então vamos até a segunda DP fazer o devido registro da ocorrência, pois bandido não perde tempo, começa a agir logo em seguida, mas, que azar a DP está de greve, paralisada,por conta do governador que não respeita os direitos dos funcionários. Então vamos a internet, talvez a DP Online esteja atendendo. Tudo segue as mil maravilhas até trancar pela falta do RG, mas, tive todos os documentos ROUBADOS, e quero registrar, e agora? Então vamos até a primeira DP,porém antes telefonei e perguntei se estavam atendendo, a resposta foi sim. Lá chegando, aquele atendimento de décima categoria, explica o fato e a plantonista na hora busca no sistema o número do documento, rabisca no papel entrega e manda fazer o registro pela delegacia online. Eles estão paralisados, vejam só, acessa o sistema está com tudo na mão, o que é que custa registrar ali, na hora? São pouco mais de vinte linhas,e um histórico sobre o fato que na maioria das vezes é redigido (de forma errada) e conforme eles entendem, não como você declara, isto caracteriza, DESRESPEITO. Agora vem o terceiro item a LADROAGEM OFICIAL, o SEGUNDO ASSALTO que a vítima sofre, a busca pelas segundas vias dos documentos levados pelo primeiro ladrão. 

Ora bolas entendo que SEGURANÇA também é serviço essencial, sendo assim, se existe um plantonista ele DEVE atender a ocorrência seja ela morte, estupro, roubo, assalto, não interessa, é para isto que está empregado, e é para isto que pagamos impostos. Tenho batido muito e vou continuar a bater na maneira como somos, nos cidadãos, tratados principalmente em delegacias de polícia bem como pela Brigada Militar. Não são todos. Alguns atendentes, justamente por estarem no lugar de agentes da lei deveriam antes de mais nada  entender que pessoas traumatizadas por eventos desta e de outras natureza merecem respeito, merece atenção de profissional educado e não PATADAS.

Acho que o péssimo tratamento de alguns destes profissionais fazem com que as pessoas não registrem ocorrência, pois tem medo do tratamento.Funcionário públicos, ali estão para atender o público, não interessa se soldado, capitão, delegado, escrivão, inspetor, investigador, ou comissário  se não contar com um amigo, um conhecido ta na mão do diabo. Até quando?

Nenhum comentário: