quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Saldos negativos

As eleições em nosso município passaram. Os eleitos, agora mais descansados e com a cabeça aliviada, já ensaiam os primeiros passos da futura administração. Porém, ainda ecoam pelos cantos da cidade os ecos de uma administração que foi marcada por fatos os mais diversos, começando pelo súbito enriquecimento de alguns personagens tidos como ilustres, passando pela Câmara de vereadores, com seus personagens, fantasmagóricos, e toda esta salada acabando nas mesas do judiciário, que em última análise, é quem deverá servir o cardápio a quem de direito.
Não me cabe neste momento entrar em detalhes dos nomes arrolados nos mais diversos processos instaurados, nem como nem porque estas pessoas entraram desta maneira num mundo tão controverso como este. Temos, como sapucaienses ordeiros e pacatos que acreditar na justiça, mesmo que analisando alguns posicionamentos desta, a gente fique com a pulga atrás da orelha. A verdade, sem contestações, é que o povo mostrou maturidade política, talvez motivados por tantos escândalos e falcatruas, deram a quem mereceu a devida sentença.
De nada adiantaram os esquemas montados, as mentiras contadas, as ameaças feitas aos moradores das vilas mais pobres com o despejo imediato no caso de vitória dos contrários ao prefeito. Também de um mau gosto absurdo, os gorilas contratados para amedrontar os cabos eleitorais. Carrões, com personagens vestindo roupas pretas, óculos escuros, sempre em bandos, bem ao estilo mafioso que passavam encarando e as vezes até imitando atirar, com os gestos característicos, do indicador como o cano da arma e do polegar como gatilho, coisa de quem foi treinado, coisa de bandido.
Os eleitos assumem um barco a deriva, com seus tripulantes todos saindo de fininho em botes salva vidas, cada qual escondendo o rosto e deixando as explicações, e a incumbência de apagar as luzes para as chefias. Mas, a avalanche continua, o indiciamento de alguns já conhecidos personagens desta tragicômica comédia parece ser aquele que se anuncia como o último capítulo. Neste cenário, Ballin e Ibanor assumem em primeiro de janeiro, cada qual com a responsabilidade de escolher seus auxiliares, e junto com eles implantar um novo modelo de administração.
A sociedade como um todo tem papel relevante nesta mudança, caberá a ela dar a devida atenção aos projetos, cobrar soluções, tendo sempre a cautela de dar tempo para que as coisas sejam repostas nos seus devidos lugares. Acabar com os protecionismos, dar atendimento qualificado aos contribuintes, colocar gente preparada nas funções primordiais, e não permitir abusos são alguns dos pontos que considero urgentes. O nosso sistema municipal de saúde, hospital,postos,farmácias,tenho certeza passarão por uma seria e responsável modificação, onde deverá prevalecer o lema – Quem busca trabalho,fica quem procura emprego vá.
Confio, nos meus particulares amigos, Ballin e Ibanor, que como homens honrados, e honestos saberão dar o devido valor a expressiva votação recebida. O povo com certeza terá dias com menos turbulências, mais projetos sociais, mais desenvolvimento e principalmente mais dignidade.

Nenhum comentário: