sexta-feira, 24 de abril de 2009

Bastidores

A Minha Voz. 16
Jaí Antonio Strapazzon .

Bastidores
Casualmente, buscando notícias pela internet como, aliás, faço todas as tardes, me deparei com o novo site da Prefeitura Municipal de Sapucaia do Sul, e, repassei secretaria por secretaria, só para conferir os novos inquilinos da gaiola de ouro. Entre sobressaltos e incredulidade me deparei com figuras conhecidas, alguns personagens de minha infância, outros nem tão íntimos assim, mas o que mais chamou a atenção foram algumas figuras da gestão anterior, ocupando cargos como secretários, diretores, adjuntos (por mim considerados fantasmas) inclusive gente que desfilou em frente a minha casa, com a bandeira do criador de cavalos, é bem verdade que estavam com a cara no chão, mas firmes agüentando a chuva e o vento, em pleno temporal.

E ai, então comecei a lembrar das reuniões, dos primeiros contatos, das primeiras discussões envolvendo uma possível aliança com o PT buscando compor uma frente de esquerda para derrubar o MM. Poucos acreditavam nesta realidade. Inclusive gente dentro do meu partido (eu não saí,e nem pretendo sair do PDT) que tascavam todos os tipos de empecilhos, tentando compor candidatura própria. Aos poucos foram se acomodando, e tomando consciência de que só a união poderia dar resultado. Alguns partidos começaram a participar, primeiro pedindo cargos (vejam que eram reuniões preparatórias) depois querendo impor regras.Outros mais ficavam mandando recados,agendando reuniões aqui e ali (sempre com jantas e churrascadas), mas não abriam o jogo. Ficavam numa espécie de espreita, coisa do tipo: Vamos ver quem dá mais, sabem?

Desempenhei vários papeis, nesta tragicomédia, desde advogado do diabo até bombeiro passando por presidente substituto e até ajudar na confecção do plano de governo ( junto com o Sr. Luciano, a Srª. Bernadete o Sr. Rafael Muller) meu último papel foi finalmente fazer a prestação de contas dos candidatos e dos Comitês eleitorais (PDT e PRTB) e ainda dar assessoramento ao Sr. Getúlio Amandio do PPS. Os outros partidos não sei, mas, de minha parte não cobrei um centavo pelo trabalho realizado e todos os candidatos sabem o quanto de complicação, com uma legislação chata, exigências as mais absurdas do TRE, e muita responsabilidade.

Em troca não pedi nada, nem cargo ,e nem muito menos favor a nenhum candidato. Tenho certeza de que desde o início fui útil ao meu partido, honesto e coerente. Mas, nem todos foram assim. Agora ao passar os olhos pelas diversas secretarias, dou de cara com nomes que causam nojo, decepção, indignação. Assim como tantos outros que trabalharam, que suaram que contribuíram inclusive com dinheiro, e que vem cobrar de mim o que está acontecendo. Porque estas caras estão lá todas sorridentes? Gente que eu nunca vi numa reunião, gente que só apareceu depois de escrutinados os votos dando a vitoria ao Ballin? Gente que só assinou ficha de filiado depois do cargo garantido. Gente sem as mínimas condições de desempenhar o cargo ao qual foi guindado Antipetistas de carteirinha, agora são diretores, secretários, adjuntos, os cambaus.
... continua no próximo nº.

Nenhum comentário: