segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Birra..

Birra, ou ignorância.

No início deste ano, por ocasião da posse do governo Ballin, a Usapen foi procurada pelo Sr. Secretário da Saúde de Sapucaia do Sul para, em conjunto estudarmos a possibilidade de implantar, ainda que de forma emergencial, um posto de consultas médicas, em nossa sede.
De comum acordo, até porque o bairro Primor não tem posto médico do SUS, as partes acordaram verbalmente que todas as segundas feiras, no horário da 8,00 as 11,30 seriam distribuídas vinte fichas para consulta pelo sistema SUS, bem como o Trailer da Secretária da Saúde ficaria estacionado na área em frente a sede para pequenos atendimentos, ou seja , verificação de pressão arterial, pequenos curativos, etc.
Também, ficou estipulado que das vinte fichas distribuídas dez seriam para sócios da Usapen (entidade legalmente constituída) e as demais para as pessoas que agendassem pelo telefone, independentemente de serem ou não associados..
Convém lembrar, que nossa entidade, se mantém com as mensalidades pagas pelos associados, e é com estes valores que pagamos água, luz, telefone, material de expediente, inclusive a manutenção da própria sede.
Acontece que há vários meses, começamos a ter problemas, com pessoas que nos procuram para os mais diversos serviços prestados (Advogados, Dentistas, Convênios) os quais são direitos exclusivos dos Associados, para isto pagam mensalidades.
Muitas vezes ouvimos palavras de baixo calão, por conta da informação errada fornecida pela profissional responsável pelo atendimento, a qual, segundo palavras dos pacientes, informava que os serviços ali prestados eram todos por conta da Prefeitura Municipal e que, portanto, não deveriam pagar nenhuma mensalidade, uma vez que era tudo gratuito. Convém salientar que temos gravado palavras da própria profissional, dizendo: Não posso entender como isto acontece (cobrança de mensalidades) isto é um serviço do governo, eu trabalho de graça, é um assalto a mão armada. (isto é muito grave)
Em primeiro lugar, esta pessoa não sabe ou finge não saber, que não existem serviços de graça, todos os serviços prestados pelo poder público inclusive o pagamento de seus salários vem dos impostos cobrados, sejam eles municipais, estaduais, ou federais. Os governantes estão apenas e tão somente retribuindo um percentual mínimo das contribuições feitas pelos munícipes.
Em segundo lugar, o consultório, o café, a luz o telefone, alem dos serviços de agendamento das consultas, são despesas pagas com as mensalidades cobradas dos nossos associados.
Diante deste quadro, como presidente da entidade, coloquei junto a mesa de atendimento um documento (interno, e não poderia ter sido levado) devidamente assinado e carimbado, onde solicitava (educadamente) que o profissional de plantão se ativesse apenas aos assuntos relacionados a consulta, evitando entrar em detalhes quanto aos serviços prestados pela USAPEN,bem como o porque da cobrança de mensalidades,para evitar constrangimentos desnecessários.
A médica, responsável pelo atendimento,pegou o documento , informando a secretária, que o mesmo seria entregue ao secretário da saúde, e que não atenderia mais na Usapen.
Aqui, mais uma vez fica uma pergunta no ar: Se o ato foi sacramentado entre a direção da Usapen, e o secretário da Saúde do município, pode uma pessoa apenas, mesmo que sendo médica,romper de forma unilateral, e sem explicações, um acordo que beneficia tantas pessoas? Porque, tanta indignação desta profissional se, das vinte consultas contratadas atendia dezesseis, se ao invés de estar no consultório as 8,00 chegava 8,30 ou 9,00 horas?
Ora, como não ficar indignado, com um procedimento desta natureza quando se sabe que nossa entidade vive uma crise incrível, pela falta de associados bem como pela falta de pagamento das mensalidades. Nós temos responsabilidades, não contamos com verbas públicas nem apadrinhamentos para honrar nossos compromissos. Estamos insistentemente, realizando galetos, chás, rifas, enfim tudo aquilo que possa nos dar fôlego e continuar o nosso trabalho.
É de se imaginar o estrago causado pelas informações errôneas prestadas pela médica responsável, quando mesmo sem intenção, joga as pessoas contra a diretoria. Estranha, e coincidentemente, hoje (23/11/09) não apareceu ninguém, nem médico, nem trailer. Ficaram as pessoas com cara de bobos, contribuintes que confiaram num acordo que aparentemente foi rompido por um profissional, que se acha dono do poder, ou no mínimo, de um secretário que preferiu acreditar em fofocas, ao invés de procurar averiguar o que realmente estava acontecendo.
Criticamos tanto o antigo prefeito e secretários por suas atitudes arrogantes e vingativas e parece que estamos entrando no mesmo modus operandi.
Estamos no aguardo, esperamos pela palavra de alguém responsável, afinal existe uma grave acusação ( com testemunhas) e este fato não pode ser tratado com tanto desrespeito. Com a palavra o Sr. Prefeito, meu amigo Ballin.

Nenhum comentário: