quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Sistemas

O Sistema.

Ainda existem pessoas que não compreendem que hoje, a natureza está apenas cobrando com juros e correção as besteiras que continuamos a fazer contra ela. O mundo inteiro está em estado de alerta com os fenômenos atmosféricos que estão acontecendo.
As calotas polares diminuindo, a temperatura do planeta aumentando, as espécies sumindo, testes nucleares acontecendo nas entranhas da terra. Florestas sendo devastadas, tudo isto um dia vai ser cobrado, de nos, a raça dita inteligente.
E agora vejam aqui na nossa região. Tem cidades que ainda não se refizeram dos estragos de um temporal e já em seguida vem outro, agora com quatro vitimas fatais. Cidades inteiras sem luz e nem água. Escolas danificadas. Milhares de casas destelhadas, ó caos total.
Mas, estamos nos preparando para a copa do mundo. Estamos já no compasso das olimpíadas de dois mil e dezesseis. Agora é a hora de perguntar aos eternos entendidos em Energia Elétrica: E Daí, de quem é a culpa desta vez pelo apagão que aconteceu ? Dirão , o sistema falhou, foi erro técnico, foi falta de investimentos e não sei mais quantas besteiras. Eu digo nada do que aconteceu é novidade.
A natureza, é muito mais poderosa do que qualquer comutador. Uma árvore de médio, porte, um galho, uma placa de propaganda que despenque sobre uma linha de alta ou baixa tensão, deixa milhares de pessoas no escuro, independente de estar ou não o técnico, o engenheiro, o governador, ou o presidente exigindo que tal não aconteça.
O conseqüente restabelecimento exige tempo, paciência, investigação e muita segurança, um pequeno erro pode levar a morte em segundo aquele profissional que trabalha no reparo da rede.
Mas, para algumas “autoridades” políticos, jornalistas e metidos a tal, não importa, as pessoas não podem ficar sem energia. Resta-nos torcer que com o evento da copa, e das olimpíadas os governos e as oposições achem uma maneira de mandar alguns enviados especiais para negociarem com São Pedro, ou algum de seus assessores, para que durante estes eventos,de uma folga e assim não passarmos vergonha.
Enquanto isto continuamos nos divertindo com as façanhas do príncipe dos sociólogos, Sr. Fernando Henrique Cardoso, que parece, muito antes de tentar privatizar todo o Brasil, já privatizava, jornalistas e empregadas domésticas. 19/11/2009

Nenhum comentário: