quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Defesa..


Defesa Civil

Pois, parece que agora começa a tomar corpo a idéia de uma Defesa Civil em Sapucaia do Sul. Tema muito debatido, muito comentado, e também, digam-se de passagem, muito relegado ao esquecimento pelos gestores municipais. Agora, talvez influenciados pelo seguidos acontecimentos meteorológicos que estão acontecendo, somado ao pouco respeito das pessoas no que diz respeito ao meio ambiente, as autoridades sentiram-se na obrigação de repensar o tema.

Menos mal, antes tarde do que nunca. Afinal já havia um consenso, entre a população de que nas horas de perigo, nas horas do “vamos ver” a carga era largada nas mãos dos bombeiros, da Brigada Militar, do Exercito, da Secretaria de Obras e tudo coordenado por DEUS. Muito bati neste tema. A ponto de sugerir, e até mesmo criar, em 2002, aquele que seria o esqueleto de uma Defesa civil. Porém, quando levamos ao conhecimento do então coordenador, a lista do material de apoio logístico, tudo voltou a estaca zero. Não havia verbas.

Se por um lado a 1ª Conferencia Municipal da Defesa Civil apresentou tópicos interessantes, e até mesmo sugestões úteis, deu para observar que mesmo em eventos desta natureza, onde o espírito de isenção partidária deveria predominar, ainda existe o uso da velha formula de fazer apologia a esta ou aquela figura política que nada tem a ver com o evento. Foi assim, quando uma moção foi sugerida, de apoio ao Presidente Lula, pelo envio de dinheiro, alimentos e tropas ao Haiti. Uma coisa que não tem nada a ver e que infelizmente foi apresentada.

Tomara, que as comissões, que os debates, as moções, as idéias e principalmente as pessoas que foram escolhidas para estas tarefas, tenham consciência de que em algum momento serão responsáveis por vidas humanas e que por isto deverão empenhar-se de corpo e alma na busca de soluções, sem apologias políticas, sem moções, sem medalhões, mas, com o verdadeiro espírito do voluntariado.

De resto, ficamos torcendo para que o mais importante, que é o APOIO LOGÍSTICO, tenha guarida nas esferas governamentais. Que tudo não termine logo ali, com a desculpa esfarrapada do clássico “Não tem verbas”. Eu particularmente prefiro “falta-nos vergonha na cara e espírito de solidariedade”. De qualquer forma, resta-nos o consolo de contar com o valoroso corpo de bombeiros, e mais alguns abnegados, que trabalham sob a égide da Solidariedade Humana. 20/01/2010

Nenhum comentário: