sábado, 16 de janeiro de 2010

Dizer..

Dizer o que?

Inexistem palavras no dicionário que possam descrever tudo aquilo que aconteceu lá no Haiti. Ao mais insensível dos insensíveis, não faltam motivos para que vertam dos seus olhos, lágrimas de compaixão quando se observam pessoas perambulando como zumbis, sem água, sem comida, sem nada. E, pior ainda saber que por debaixo daqueles montes de cimento, ferro e poeira estão vidas humanas. Alguns corpos já sem vida, outros mutilados, com um sopro de vida na esperança de que o socorro chegue.

Desastres como este, acontecido lá naquele misero país, servem apenas para nos demonstrar o quanto somos pequenos, frente as forças da natureza. E nos estamos diuturnamente a desafiá-la, parece que não acreditamos que exista força maior do que a nossa. Nós poluímos, destruímos, modificamos, alteramos o sistema natural das coisas em benefício do nosso interesse particular.

Rios, córregos, riachos, vertentes, a flora e a fauna, nada disto têm valor, importante mesmo é registrarmos tudo em fotos, filmes e guardarmos para lembrança. Mas, estas lembranças servirão a quem? Quantas foram às lembranças, registradas que hoje se encaminham para a vala comum, quantos corpos antes importantes senhores da guerra, agora seguem na caçamba de um caminhão, como lixo e são despejados sem sequer uma única oração?

Quantas foram às vezes que aquele povo sofrido e paupérrimo passou com sede e fome em frente ao suntuoso palácio presidencial? Lá no aconchego do seu castelo, com energia elétrica, ar condicionado, comida farta, banho quente, será que um dia passou pela cabeça do governante que havia uma força maior capaz de botar tudo aquilo no chão? Aquele povo faminto,sedento,doente estava fora dos portões, portanto não lhe dizia respeito.

Onde está o poder? Onde está o palácio? Onde estão as benesses? O mundo se uniu tocado pela dor, e tenta minimizar o sofrimento daquele povo. Não há o que dizer, não há o que escrever. Apenas rezar e pedir a Deus que alivie as penas daquelas almas que partiram de forma tão dolorosa. Que Deus em sua infinita misericórdia entenda e perdoe aqueles ignorantes que mesmo frente a uma tragédia de tão graves conseqüências, ainda tem a falta de caráter de criticar a ajuda prestada pelo governo Brasileiro. Nos temos tragédias é verdade,mas, não de tão grande proporções. E não sabemos quando chegará o dia em que nós também pediremos que o mundo nos olhe com compaixão. E nos socorra. 16/01/2010

Nenhum comentário: