quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

A grande..


A Grande Farsa.

Coitado do brasileiro parece que o destino o fadou a ser pato desde o momento em que vem ao mundo, até na hora em que se despede desta vida. Mas, o calvário é penoso e só resistem mesmo àqueles dotados de muita saúde, paciência e força de vontade. Somos todos acomodados. Não aprendemos ou não gostamos de exigir nossos direitos, somos campeões em acatar leis, e obrigações, mas não fazemos nada mesmo quando nos pisam em cima.
Os casos destacados nas mídias envolvendo perícias médicas do INSS são de uma vergonha de fazer corar até freira. Estes senhores (as) (grandes e pequenos) que gerenciam este sistema de “perícias” ou não tem família ou não pertencem a este planeta, pois de onde tiraram que uma pessoa com câncer, com problemas cardíacos gravíssimos, com doenças terminais ainda tenham que passar pelas mãos de alguns ”peritos” que mais se parecem com veterinários.
Nada mais justo do que brigar pelo direito a um salário justo, mas, descontar a ira e a indignação sobre os pacientes que aguardam perícias e exames, é revoltante. Um médico, ao formar-se presta um juramento. Este juramento o coloca em defesa da vida mesmo que por este trabalho não venha a receber nada. Ali está um soldado, lutando contra o mal, contra a morte, e seu diploma só terá validade realmente se tudo aquilo que aprendeu contribuir para salvar aquele paciente ou no mínimo minimizar seu sofrimento.
Um “perito” não é especialista e, portanto não poderia nunca declarar alguém com câncer apto para o trabalho. Até porque com os exames periciais que são realizados ele não detecta nem gripe. Não é sua especialização. Como é que se entende que alguém que faz tratamento sério, fique sem receber um centavo esperando pela tal perícia? E a alimentação? E as contas, E os exames? Quem paga? Por acaso isto se debita nas contas dos ladrões dos mensalões, ou quem sabe dos fraudadores da previdência social?
Sei, por experiência própria que às vezes a gente tem vontade de jogar o que tiver pela frente na cara de alguns “peritos” tal a arrogância e a prepotência. Parecem donos do mundo, ganham por cada laudo negado, o medo de aceitar a realidade e declarar a pessoa inapta, é maior do que vir a perder alguns cruzeiros a mais na conta bancária. Isto é vergonhoso.
Até quando vai esta novela.
Enquanto Lula pisa sobre os aposentados, enquanto os ladrões de verbas saqueiam os cofres públicos, os brasileiros vão penando, ou nas filas para agendar as tais “perícias”, ou nos corredores de hospitais em busca de atendimento. E, este é o país que pretende sediar uma copa do mundo, uma olimpíada e gastando bilhões com asneiras. Melhor, muito melhor seria baixarmos a cabeça, reconhecermos nossas falhas e tentar primeiro salvar esta gente que está sobrevivendo de lixo, morrendo a míngua, ao invés de bancarmos os poderosos. Nosso país é pobre, nosso povo é mal alimentado, mora mal, não tem segurança, não investe em educação como deveria. Com estes eventos monumentais, muita gente vai ganhar milhões, mas muitos milhões serão evaporados, podem crer. 08/01/2010

Nenhum comentário: