sexta-feira, 19 de março de 2010


O pré-sal.


Você já fez os cálculos de quanto vai ganhar com o pré-sal? Não? Acho melhor nem esquentar a cabeça, pois do jeito que estão brigando alguns políticos, esta grana, toda já está carimbada. Vamos voltar no tempo, vamos nos situar lá no inicio da formação do planeta. Estamos em uma nave, protegidos enquanto que lá em baixo acontecem transformações gigantescas.
Vulcões, terremotos, maremotos fendas que se abrem como gigantescas gargantas, engolindo tudo e todos. Depois, um silencio sepulcral, uma névoa fina, uma espécie de cerração cobre toda a face do planeta. No interior da terra, tudo aquilo que foi engolido agora sofre transformações radicais, por conta do calor, dos vapores e gazes exalados.
O que o criador não sabia era que aquele óleo negro, resultado da decomposição da matéria, fosse transformar-se numa enorme dor de cabeça. Agora já podemos voltar ao nosso tempo. Homens se matam, discutem, alteram planos, tramam guerras, levantam mil e uma suspeitas, invadem outros países, com denuncia de bombas ocultas, mortes, sangue, violência tudo em nome de quem? Do petróleo.
Mas, quem afinal é dono deste subproduto. A natureza o criou, guardou-o escondido nas entranhas da terra, ele existe fluindo sob os nossos pés em alguns lugares bem perto da superfície, em outros nas mais profundas camadas do planeta, lá na camada do...pré-sal. Pois é, foi ali que o bicho homem inventou de bisbilhotar e acabou descobrindo mais uma fonte de cobiça. Qual o motivo para tantas brigas, tantas discussões, será que não era mais fácil entender que se trata de um produto da natureza, esparramado por todo o planeta e que por este motiva não tem dono?
Se, de fato os lucros pela exploração deste filão podem atingir cifras tão grandes, porque destiná-las apenas para alguns privilegiados? O governo se julga dono do solo, tanto que cobra imposto pelo terreno que você julga ser seu. Cobra pelo desmatamento, muito embora seja responsável pelo desmatamento de florestas inteiras coordena a produção de alimentos, mas permite que multidões morram de fome e sede.
Na verdade, toda esta briga sobre os lucros do pré-sal nada mais significam do que a briga pelo poder. Por detrás de toda esta celeuma estão contratos milionários com empreiteiras, eleições, interesses escusos, trampolinagem, desvios, corrupção. De cada mil reais aplicados, destas verbas, com certeza novecentos escoam pelos ralos da corrupção. E têm gente que vai as ruas, com bandeiras, faixas, gritos de guerra. Estão lutando por algo que nem sabem bem o que é, mas o grande chefe sabe. E como sabe.
Houvesse, realmente interesse em resolver os problemas da população, as coisas fluiriam mais facilmente, não haveria tanta burocracia. Dinheiro existe, estamos emprestando para o FMI.
E agora de quanto é a sua parte?

Nenhum comentário: