sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Por que...



Por que faltam verbas.

Estamos acostumados a ouvir esta frase célebre: Faltou verba... e ai a gente engole a pílula meio a contra gosto, e acaba aceitando a explicação mais por uma questão de educação, do que propriamente por ter entendido.
Mas, porque será que com a arrecadação de tantos tributos nunca tem verbas suficientes para a saúde, para a educação, para a segurança? Daí me pus a conjeturar, e passando de carro por um bairro mais afastado do centro da cidade, vi ao longe o reservatório de água da Companhia Riograndense de Saneamento, que abastece a cidade de Sapucaia do Sul.
Estabeleci então um paralelo: O enorme reservatório seria a Prefeitura, o Estado, ou o país. No topo um grande e robusto cano com mais ou menos trinta, quarenta centímetros de diâmetro, era como um guichê por onde entravam todos os recursos vindos de impostos,taxas, multas, licenças, enfim, tudo aquilo que pagamos em nome do bem estar da sociedade.
Mais abaixo,já quase na linha do chão, saíam vários caninhos mais finos,eram as saídas de dinheiro, para as obras e melhorias, não eram muitos, e muito finos.
Então, por que diabos falta dinheiro? A lógica é de que se tudo fosse devidamente controlado, e justificado o dinheiro deveria sobrar e nunca faltar. Daí então me ocorreu de examinar em volta do reservatório, e comecei a descobrir uma série de outros “canos” de bitola bem maior, e por onde fluía um volume bem maior de recursos. Era a folha de pagamentos, eram as verbas para a câmara,as doações, carnaval,futebol,ONGs. E daqueles canos, saiam outros canos de igual bitola numa ramificação incrível parecendo uma teia de aranha.
Numa comparação rápida deu para verificar que daquilo tudo que entrava pelo guichê, mais de sessenta por cento saia pela tubulação lateral, aquela que servia os salários de empregados, concursados, CCs, prefeito, vice,secretários,adjuntos, diretores, adjuntos, encarregados,adjuntos, chefes, sub-chefes, a mulher do cafezinho, vereadores, diretores,adjuntos, assessores,auxiliares,porteiros, atendentes,copeira,motoristas,CCs, enfim daria para encher várias páginas se quiséssemos nominar toda a patota que mama na grana que sai por aqueles tubinhos.
E assim é no município, no estado é bem maior o rombo, ainda mais que a máquina é infinitamente maior. Depois vem a estrutura federal, bom daí é sem comentário.Todos sabemos como acontecem as coisas.
Claro, seria utopia pensar ser possível reduzir todas estas despesas supérfluas, de diretores, aspones, adjuntos, chefe disto, chefe daquilo, diretor disto diretor daquilo e carrear toda esta receita para geração de empregos, serviços públicos de qualidade, principalmente segurança.
Tratar da saúde como ponto de honra, de verdade, levar o atendimento as áreas rurais com consultas sérias,tratamento de qualidade fazer com que o profissional da saúde dedique-se pelo profissionalismo e não pelo valor a ser recebido.
Explicação simplória não é mesmo? Mas, quantas vezes você pensou nisto na hora em que foi ao banco e depositou fielmente o seu imposto, pensando em gerar melhorias para a cidade? Nunca não é mesmo? Este é nosso mal, não cobramos, não gritamos, não chiamos. Damos a eles a chave do cofre, e seja o que Deus quiser.
Em 2010 não dê emprego a vagabundo, na dúvida ANULE O SEU VOTO. 27/11/2009

2 comentários:

Partido Alfa disse...

Tu estas no caminho certo. É voto em branco mesmo. Mas não podemos ficar só nisso. Por ter uma boa experiencia nessa area (www.jfrs.gov.br - 2004.7100.0018690-7 e www.cade.gov.br - 08012.001826/2003-10) criei tambem o Partido Alfa, cujo projeto base é a distribuição de todos os impostos, taxas e multas (exceto INSS/FGTS) em 1/3 para cada ente federado, Municipios, Estados e União. Cada um assume suas areas de atuação. Não vai acabar com a corrupção, mas ela vai levar um baque muito forte. Ver www.partidoalfa.org.br.

EDUARDO POISL disse...

"... E de novo acredito que nada do que é
importante se perde verdadeiramente.
Apenas nos iludimos, julgando ser donos das coisas,
dos instantes e dos outros.
Comigo caminham todos os mortos que amei,
todos os amigos que se afastaram,
todos os dias felizes que se apagaram.
Não perdi nada,
apenas a ilusão de que tudo podia ser meu para sempre."

Miguel Sousa Tavares

Abraços com todo meu carinho.
Um lindo domingo com muito amor e carinho