quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Eu não perdoo


Desde que comecei a escrever, criei meu estilo próprio. Não me atenho a regras,a protocolos, firulas, e outras bobagens que costumam fazer da língua portuguesa uma coisa mais chata do que já é. Gosto de escrever como se estivesse falando direto com meu interlocutor, uso termos normais, palavras simples, coisas que as pessoas leem e entenda o que quero transmitir. E olha que só aqui neste espaço do Blog Maresias são quase oitocentos textos. O título acima diz respeito a política,mais especificamente ao Sr. Prefeito municipal de Sapucaia do Sul. Via de regra não posso perdoar falhas para um administrador municipal. O prefeito eleito ao ser empossado o faz cercado de pessoas de sua inteira confiança, seu secretariado, subentende-se sejam pessoas especializadas, técnicas, conhecedoras de todas as artimanhas, do cargo. 

Assessorado por advogados, engenheiros, técnicos, não se admite o erro, se os comete é por pura incompetência, burrice, ou falta de preparo. Ou alguém duvida de que falte conhecimento a um advogado mesmo que de carreira para defender os interesses do município? Porque sempre o advogado escolhido tem que ser alguém que não pertença ao quadro de funcionários, porque entregar os serviços de informática a um cartel estranho aos funcionários? Afinal é a mesma coisa que entregar a chave do cofre ao meliante. Todos os segredos, todas as senhas, todas as páginas, todos os arquivos ficam nas mãos de pessoas contratadas, às vezes para pagar favores políticos. Até que ponto isto é seguro?Porque não criar uma estrutura própria para executar estas tarefas? Porque ao final de cada mandato as coisas mais importantes somem dos computadores, quando não os próprios computadores? Porque, fazer-se de boboca e contratar pessoas estranhas para ocupar cargos importantes como secretarias municipais? 

Como entender que para uma secretaria da fazenda o gestor escolha um mecânico? Para chefiar a o jurídico um engenheiro, para as obras um carpinteiro, para o meio ambiente um cortador de mato? Os jornais trazem hoje a notícia de que mais de cinquenta prefeitos eleitos não assumem por causa de suas fichas, estão mais sujas do que as suas próprias caras, porque será? Será que não foram escolhas erradas? Será que não tentaram como é muito comum, recompensar um candidato de trinta votos, pelo desgaste da campanha e lhe deram uma secretaria, uma diretoria? A ocupação de tais cargos no serviço público hoje é notória e sabidamente uma recompensa aos apadrinhados, não tem nada de técnica nestas escolhas. Um é indicado porque está de namoro com a filha do prefeito, outro porque está atolado de dívidas até o pescoço, outro porque deu de presente o chopp, da festa da vitoria. 

Disto resulta o quê? Um município sucateado, mal administrado, capenga, onde o povo reclama e em resposta eles fornecem carnaval, sacolas de porta em porta, casas mal construídas, mal acabadas,obras superfaturadas e por ai vai. E todo o mundo ri, todo mundo faz festa. Se alguém mais irritado critica? Contratam um bando de bêbados, botam sobre um palco, fazem uma zoeira dos diabos e todo mundo aplaude. Eu já disse e reafirmo, não perdoo erros do Sr. Vilmar Ballin, já foi vereador, prefeito e agora não pode errar em nada, se permitir burradas como na vez anterior vai ler e ouvir. Quero esperar a lista dos secretários e diretores, para então fazer a minha análise (criteriosa) sobre quem é quem, e não se iludam, se for alguém que conheço a historia ela vai ser contada nos mínimos detalhes, mesmo que sejam escabrosas.

Aprenda a fazer a escolha certa; lembre-se, é nas suas costas que recairá todo o peso das suas burradas. E, não existe crime, muito menos mutretas perfeitas.

Para finalizar
Uma pergunta que não quer calar: O que será que está acontecendo com a diretoria da USAPEN?  Nesta duna tem coruja.

Nenhum comentário: