quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Lavando a roupa suja





Normalmente, deveria estar em minha oficina. Mas, não posso como eterno defensor do direito e da justiça evitar de passar a todos vocês amigos e contatos, alguns dados que são muito oportunos, principalmente no momento em que o governador do estado resolve lavar a roupa suja. Humildemente, como profissional da área de segurança no trabalho (aposentado) ,posso dizer que tenho pelo Corpo de Bombeiros  o maior respeito e admiração, mais ainda,considero-os a UNICA corporação que realmente fica no mais alto patamar quando se fala em SALVAR VIDAS. Pois bem, muitas foram as vozes que se levantaram, sobre prevenção de incêndios, depois da tragédia lá na cidade de Santa Maria. Teve até quem CRITICOU estes profissionais.Agora vejam; 

O efetivo mínimo de acordo com a ONU, para guarnições de bombeiros é de UM bombeiro para cada MIL habitantes. Neste caso O RS deveria contar com um efetivo de ONZE MIL BOMBEIROS, treinados, e devidamente EQUIPADOS. O efetivo atual em todo o estado é de  DOIS MIL E QUATROCENTOS BOMBEIROS. Os caminhões, bem como as mangas( mangueiras) em sua totalidade são REMENDADAS. O prédio mais alto de PA, tem VINTE E CINCO ANDARES, e a escada MAGIRUS da corporação atinge tão somente OITO ANDARES. Lá em Santa Maria, apenas um bombeiro foi responsável pela retirada de  SESSENTA CORPOS. É de arrepiar, não é mesmo? E nosso digníssimo governador se acha no direito de mandar estes homens calar a boca. Na verdade quem deveria calar a boca era ele próprio, criar vergonha na cara.Outro dia eu escrevia que de nada adiantaria agora culpar apenas meia dúzia, ou os donos da boate, os músicos,até porque isto não traria de volta aqueles que pagaram pelo descaso de autoridade, governamentais, políticas e judiciárias. Isto mesmo eu afirmava que tem muita gente graúda que deve explicações e muito pouca gente sequer imagina a quantidade de casas deste gênero que funcionam com base em liminares. 

E, quem recorre a liminares?  Aquele comerciante ganancioso que de repente teve o alvará negado por falta das devidas adequações exigidas então recorre ao meritíssimo, e este devidamente esclarecido pelo advogado, expede uma liminar permitindo o uso destas verdadeiras RATOEIRAS, estas ARMADILHAS. O judiciário tem sua parcela de culpa sim senhor. Se for para começar a limpeza vamos parar com as hipocrisias, vamos começar a obrigar o cumprimento a lei doa a quem doer. Fim dos apadrinhamentos, dos conchavos, das gorjetas, do tão conhecido jeitinho brasileiro. O senhor governado do estado deveria parar de ficar debaixo dos holofotes como salvador da pátria, como o todo poderoso que acredita pode acabar com as tragédias dando canetaços, e dar ordens. Nossos bombeiro são HEROIS senhor governador, separe esta corporação da Brigada Militar,equipe-os convenientemente, dê a estes profissionais o devido valor. Experimente o senhor mesmo quem sabe,entrar num ambiente cheio de fumaça, um calor dos infernos, pegar um corpo inerte,voltar uma,duas,dez,vinte vezes lá dentro e encontrar sempre a mesma cena macabra, corpos jovens, uma juventude inteligente, todos amontoados como animais.

Quando os oficiais da BM, e do corpo de bombeiros declaravam estar tudo de acordo com as exigências legais, o faziam, baseado no fato de relatórios, documentos que foram feitos na ocasião da visita. Tenho certeza de que não estava se referindo a situação do momento. Mas, telefonar para um subordinado, pedindo que não fale, é demais. Não gosto do senhor Tarso Genro desde os tempos de ministro. Acho-o muito gabola, agora foi a gota que faltava. Assuma sua parcela de culpa e pare de dizer besteiras. Com todo o respeito.


Opinião do MARESIAS

Nada,do que se possa falar,escrever ou comentar, vai nos trazer de volta aqueles rostos sorridentes aquela juventude alegre, aqueles rapazes e moças com tantos sonhos.Infelizmente foram vítimas de uma sociedade HIPÓCRITA,que escolhe as pessoas para que elas façam leis, mas que preferem apenas fazer pirotecnia. Está mais do que na hora de as autoridades do nosso BRASIL, CRIAREM VERGONHA NA CARA. Atiramos anualmente bilhões de reais fora com besterias,alienações.Enquanto isto brasileiro pagam um alto valor pelo descaso e pelo desrespeito. Assim com lá em Santa Maria.



Nenhum comentário: