terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Natal.

Foi-se o tempo em que comemorar o Natal era a festa mais esperada por todos.Lembro do tempo de menino, eramos carentes de muitas coisas, porém meus pais, nunca permitiram que se passase um Natal sem um mimo que fosse para os filhos. Roupas? Não eram compradas, minha mãe era lavadeira, tinha freguesas certas, as famílias dos patrões de meu pai que trabalhava na Fábrica de Papel Justo Cia. As roupas que não serviam mais para eles eram doadas para nos, geralmente alguma peça mais nova era guardada e presenteada na época do Natal. Por mais humilde que fosse, montavamos nosso pinheirinho, muitas das vezes um galho de árvore com algumas mechas de algodão. Pra gente aquilo ali era o máximo. Ali debaixo, a gente imaginava o lar do menino Jesus , e o momento mais esperado era a hora de ganhar os presentes, uma camisa pro Nilo, um calção pro Jai, um par de meias pro Luiz,um carrinho para o Walter e depois minha mãe punha sobre a mesa alguns pacotes de bolachas, umas fatias de cuca, tudo coisas que ela ganhava das patroas. Era uma festa muito pobre, mas tinha muito de algumas coisas que hoje em dia está em falta, o Amor, a União,o Respeito e o principal aprendíamos a ter no Natal um sentimento verdadeiro que emanava daquele galho de árvore,nosso pinheirinho, que era o nascimento de Cristo. Hoje o Natal não tem nada de sentimento, tudo é muito mecânico, até o abraço tem cheiro de comercio, se não tem presentes não tem Natal, se não tem beberagens, não tem natal, se não tiver mulher sem roupa ou nua a beira de uma picina não é Natal. Depois não sabem porque o mundo está cada vez mais indiferente,com mais guerras, mais mortes, mais consumismos.

Dias atras,escrevi que estava fazendo uma investigação, sobre algo que me intrigou. A coisa começou assim: Recebo diariamente muitos emails, sobre os mais diversos motivos. Alguns deles me questionavam o porque de não escrever mais para a coluna opinião do jornal Vale dos Sinos. Na verdade tenho escrevido mais no blog, mas, tenho mantido textos para a coluna do VS. Depois de alguma perguntinhas,alguns contatos, descobri,por exemplo, que algumas pessoas nos corredores da Prefeitura falavam que queriam ver quando sairia alguma materia do Jaí no VS. Dai descobri que existe,infelizmente, alguma coisa entre alguns "jornalistas" uma espécie de filtro sobre quem pode isto, ou quem pode aquilo. Só para citar um exemplo,vejam só: um certo profissional, seria contratado pelo jornal VS, mas primeiramente foi consultada uma fonte dentro da Prefeitura do município, sobre se era do interesse do prefeito que esta pessoa assumisse( ????????) Ué, o ballin recomendando jornalista? Desde quando? Esplica-se: Sempre que alguem se propuser criticar,falar,contestar ou divergir desta chafurda que é a prefeitura de Sapucaia, cai em desgraça contra o jornal que recebe uma grana valiosa para alardear notas pagas. Daí, falei com a redação do VS, questionando o porque dos meus artigos não aparecerem mais. A coitada da moça(não sei se é jornalista) ficou toda enrolada, não sabia o que responder, até que me disse que em função das seca no Rio dos Sinos,eles estavam dando preferencia para este tipo de materia. Então, para provocar, enviei este texto que está no blog, e... nada.Como diz meu amigo o Marquinho: Minha opinião: Se, de fato o jornal está se prestando para este tipo de atitude sórdida, é coisa de imprensa marron. E pior ainda é um profissional da informação, um jornalista passar sobre a própria ética para servir de capacho para aspones políticos, que hoje estão no poder mas amanhã, não sabem por onde estarão. Na verdade eu não perco nada, escrevi durante mais de trinta anos para o VS, e nunca tive uma crítica sequer para com meus textos, ao contrário foram muitos elogios do próprio jornal aos textos escritos por mim. Se este tipo de armação agrada a algumas profissionais medíocres, sintam-se em casa, pois a mim não afeta em nada. Continuo escrevendo,criticando, e recebendo apoio de muita gente. Tenho certeza de que se existe uma trama vagabunda e infantil por parte de algumas pessoas, nestas não se incluem os irmãos Gusmão,pelo perfil de homens honestos e íntegros. Para um blog, que já beira os quinze mil acessos, em pouco mais de um ano, tá muito bom.

Engraçado, eu pensei que só motoristas concursados pudessem dirigir carros oficiais da prefeitura. E isto é lei municipal. Mas agora com esta administração Ballin,Ibanor tudo pode, secretário,diretor,pé rapado, aspone. Não precisa nem estar habilitado. É confiar demais no jurídico da coisa, pois em caso de acidente envolvendo vítimas a coisa pode estourar no saco do chefão.Alô,alô meu amigo Clovis da guarda municipal, ta na hora de "enquadrar" estes motoristas improvisados. Com a Brigada não dá nem para contar, pois se derem de frente com uma situação como esta, são capazes de virar a cara para não verem. E, tem mais, não venham com a desculpa de que o carro não é "oficial" porque se trata de carro da frota do Pedrotti. se está a serviço de órgão público é carro oficial, portanto sob o manto da lei.

Continuo cobrando a falta de vergonha na cara do responsável pela limpeza de ruas e avenidas. Os galhos, do último temporal continuam acumulados. Até quando senhor prefeito? Vida nova para a cidade significa cidade limpa,sem buracos, sem lixo esparramado pela ruas.

Para quem não viu o Edital: Renovado ocontrato com os "arbitros" para apitar partidas de futebol em Sapucaia. Valor. 19.ooo.oo (tem cheiro de podre nisto).

Outra coisa digna de esclarecer: Pessoal, as luzinhas, os shows, os holofotes tudo aquilo que envolve energia eletrica no Natal Luz está pendurado na Rede Pública, portanto quem está pagando é voce através da TIP, na sua conta mensal. Aproveitem ao máximo.

Boa leitura.

Nenhum comentário: