domingo, 2 de agosto de 2009

Bagagens que carregamos pela vida

O post dos sábados
Por Alda Inácio
O cine Marabá de Sapucaia do Sul foi para mim um dos primeiros pontos de apredisagem de mundo que hoje ainda vive na minha memória. Nas quartas feiras o cinema fazia um dia oferecido às mulhres, as quais entravam de graça. Eu colocava minha mãe a postos para este dia me acompanhar, sem a qual eu não poderia entrar na cessão gratuíta. Só era permitido entrar menores acompanhados de um adulto. Esta prática passou-se entre os 12 e quinze anos de idade e esta fonte foi para mim um livro aberto para a vida.
Uma outra fonte de conhecimento foram as revistas fotonovelas que eu buscava nas casas das amigas. Na minha adolescência o dinheiro era somente para as necessidades básicas, jamais para comprar uma revista. Eu tinha fome de leitura e os amigos ajudavam como podiam. Eu fazia portanto, uma via-crucis semanal, indo de casa em casa pedindo revistas. Eu engolia aquelas leituras com avidez e tudo que aprendia servem-me até os dias de hoje. Nem sei o que seria de mim sem a ajuda destas leituras. Teria sucumbido na ignorância.
Depois veio outra fonte de leitura, a Biblioteca do Colégio Rubens Dario. Fiz dela o meu ponto de encontro para todas as horas do dia; esquecia de comer, beber, nada mais havia de interessante para mim. Podia ser encontrada a qualquer hora dentro da Biblioteca, meu último paraiso no sul do Brasil. Isto aconteceu entre 16 e 18 anos de idade. Depois disto veio a mocidade, minha partida para São Paulo e nunca mais parei de partir, e estas bagagens andam sempre comigo e foram adiquiridas no meu Sapucaia do Sul.
Abraço a todos desde a Bélgica
Alda Inácio

Um comentário:

Indignado disse...

O nosso velho cinema Marabá, foi demolido há mais ou menos dois anos, em seu lugar surgiu mais uma da várias igrejas do Edir Macedo.Na éoca, lutei, briguei, fui para os jornais,mesmo assim fui vencido.De certa forma, a vida é assim, os valores, éticos extruturais, nada representam,são velharias, coisas do passado. O importante é mudar, o importante é o dinheiro.A importancia como exemplo, fica no passado.