sexta-feira, 28 de setembro de 2012


Dois tópicos.
Hoje, quero abordar dois tópicos que não me deixaram dormir por um bom tempo, ambos logicamente, relacionados com apolítica local. O primeiro relacionado com estes debates,que os órgãos de imprensa costumam organizar, e que na maioria das vezes servem mais para embaralhar,confundir do que esclarecer o eleitorado, porque. O formato do programa é muito complicado, isto ficou evidenciado ontem quando até mesmo o apresentador ficou enrolado e não sabia mais nem o que estava rolando ali. Esta historia de pergunta,responde,réplica e tréplica é a coisa mais estúpida que já inventaram em matéria de esclarecimento. O tempo dado não permite aos candidatos formularem um pensamento lógico, coerente nem para a formulação das perguntas e menos ainda para as respostas. 

Como deu para notar ontem, quase todos os candidatos foram bruscamente cortados pela campainha (de muito mau gosto) e tiveram o seu raciocínio prejudicado. Sou mais pela apresentação de um painel. Neste, seriam colocados a todos os cinco participantes os temas de maior relevância como por exemplo saúde,educação,segurança e habitação. Muito bem, sorteado o temam, cada candidato terá cinco minutos para apresentar e especificar aquilo que na sua ótica representa um avanço naquele assunto. A seguir, um minuto para que outro participante sorteado, fizesse uma pergunta, sobre o tema apresentado. Novamente dois minutos para a resposta. E fim. Sem réplica, nem tréplica. Assim consecutivamente, todos seriam de certa forma entrevistados, sobre os mesmos assuntos evitando caírem como ontem caíram nas acusações infundadas um  explorando as fragilidades do outro, fazendo com que o debate se transformasse numa enorme lavanderia onde cada um procurou de certa forma olhar para o monte de roupas sujas do oponente e com isto tirar proveito. 

Perde o candidato, perde o eleitor, perde o sistema, que aos invés de esclarecer acaba plantando muito mais minhocas do que já existe. Uma outra coisa também importante é procurar mudar o apresentador de tais debates, o Sr. Claudio Stork é muitíssimo atrapalhado, parece não ter coordenação, demonstra uma ansiedade fora dos normal, alem de quem está do outro lado do aparelho ter que concentrar-se muito para poder entender o que está sendo dito.Bem, mas e os destaques de ontem. Ah, meus amigos que festival. Vamos por parte e individualmente. O Ballin, como sempre disfarçando sua notória e perceptível insegurança, abusou de sua “intimidade” com a presidente Dilma e o Sr. Tarso( este é um cara perigoso), navegou o tempo todo sobre o mar de reais que “conseguiu” trazer, presente de seus padrinhos, mas em compensação ficou devendo o que fez com todos os recursos arrecadados com impostos, além de sonegar a informação básica que está devendo a população do município: 

Quantos afinal são os puxa sacos (CCs) a sua disposição, seja homem, abra o coração, seja sincero. Mas a resposta deve ser dada pelo Sr. Prefeito, e não pelo Selvino ou outro aspone qualquer.Já ao Marcelo Machado coube o papel de defender-se (como sempre) das acusações. E aqui eu volto para mostrar como um debate nos moldes como estes tem sido montados, prejudica, mais do que ajuda o eleitor. Não teve chance de falar nada, apresentar nada, como de resto nenhum deles o fez. É aquela velha historia, se não tens argumentos para questionar para testar a competência de alguém use os argumentos dos quais dispõe, mesmo que estes muitas vezes sejam temas cuja importância diga respeito a justiça. Aqui vou dar uma pequena explicação. Sempre disse e volto a repetir,processos judiciais são de competência do JUDICIÁRIO, não digo que não possam ser tocados , ou virem a tona, mas quando o assunto ainda está na esfera de indiciamentos, nenhum do envolvidos sequer foi notificado, tudo ainda está ainda em fases iniciais (apesar do tempo)bater,bater,bater se transforma mais em forma de desespero do que realmente buscar mostrar falhas em eventuais programas de governo. 

O Paulo Borges, continuou a desfilar como o santo padre, só faltou vestir-se de batina, é o sangue doce na historia, não agride,não ofende,não explica,enrola, participa como um participante de plateia nada mais que isto. Não confio neste candidato, muito menos no seu vice. O Sr.Lourenço, como sempre não apresentou nada em relação ao seu programa de governo, preocupou-se o tempo todo em atacar o Ballin, parecendo esquecer de que o seu partido ainda está no governo, ainda participa, e se tem alguma coisa que ele desconfia ( e como tem)poderia solicitar aos cabos eleitorais que estão lá dentro da prefeitura para que lhe dessem provas,e argumentos. Acredito que poderia ter-se saído muito melhor, em todos os debates. Até porque é um advogado. 

E, por fim o candidato da minha legenda o Sr. Ibanor Catto .Dizer o quê ? Muito embora tenha conseguido falar mais do que vezes anteriores, foi o mesmo desengonçado, repetindo sempre as mesmas palavras e teve até momentos em que o seu tom de voz parecia estar incorporando o espírito do Brizola, principalmente na sua despedida ao final do debate. Não apresentou sequer uma palavra nova no seu vocabulário, quase sempre aproveitou o gancho da pergunta ou resposta e emendou alguma coisa. É um cara honesto, competente , porém peca por não ser político, de boa fé, deixa-se levar facilmente pela conversa de maus assessores. Ao final desta campanha, dependendo dos resultados, deverá dar um bom puxão de orelha em sua executiva, principalmente em dois candidatos a vereador, alem de exorcizar as figuras do gerentão e do coveiro. Devera esfriar a cabeça,chamar amigos e colaboradores e tentar ressuscitar o PDT na cidade.  

Nenhum comentário: