segunda-feira, 10 de setembro de 2012



E você, já tem candidato?
Pois, eu ainda não tenho, aliás, tenho o vereador escolhido, mas também é só o vereador porque o candidato do partido dele é dose para matar elefantes. Insisto na minha velha tese de que nossa safra política está podre, estamos de certa forma tão contaminados pelos conceitos dos coronéis que hoje tem gente apostando todas as fichas naqueles mesmos que alguns dias atrás estavam torcendo para verem atrás das grades. Sapucaia do Sul,é a terra dos impossíveis, aqui acontecem casos políticos dignos de constarem no livro dos records. Vejam alguns casos, Avelino, Sydnei, Caco, Arlênio, Portilho, Scopel,Jarbas, enfim, estes são só alguns, para exemplos. Para aqueles que seguem meu blog de fora do país, tem um caso que é uma raridade, (aqui na cidade,claro) tem um político, que entrou nesta boa vida quando ainda era solteiro, pois bem, hoje ele já é bisavô, e continua a beliscar nas gordas tetas da mamãe prefeitura.

Nestas eleições coisas bizarras estão acontecendo. Alem das musicas de campanha, em sua maioria ser adaptações (isto é crime) ou plágios, tem aqueles que tentam vender a imagem contrariando todos os princípios de Marketing eleitoral. Por exemplo; tem um que prega mais educação e segurança, porém não tem sequer o segundo grau, e, comercializa bebidas alcoólicas. Outro se intitula a “bola da vez”, ora a bola da vez é aquela que deve ser colocada na caçapa, ou seja, posta para fora do jogo. Colocar para fora do jogo é mandar de vez o cara pastar, fora da política.Tem outro que usa ainda a primeira música feita quando candidatou-se pela primeira vez, isto em 2004, com uma pobreza de ideias desta vai fazer o quê pelo município? Na esfera dos prefeituráveis, é pior ainda, vamos pela ordem decrescente. O Ballin, tenta a reeleição, elegeu-se em dois mil e oito com um projeto inovador, moralidade,agilidade,limpeza pública,segurança, enfim, no papel era realmente uma beleza.

Encantou gregos e Troianos.Mal assumiu transformou-se, atirou-se nos braços dos antigos opositores,loteou a prefeitura, distribuiu, cargos, diretorias, inchou o palácio municipal e a folha de pagamento com uma quantidade de CCs que até hoje ninguém sabe ao certo.A cidade virou um lixo, as ruas se transformaram em crateras, o Hospital que deveria ter sido tratado como a menina dos olhos, deu uma “melhorada” e depois caiu tudo na rotina. Marcelo Machado, tenta voltar ao palácio municipal, dando uma de salvador da pátria.No meu entendimento acho que o defeito do Marcelo é o mesmo de outras campanhas, falta humildade, peca pela soberba,pela arrogância e pelo fato de ser engenheiro.Não deveria nunca esquecer que algumas destas vilas tão criticadas pelo abandono em que se encontram já existiam em seu mandato, as ruas sem drenagens,sem esgotos,sem pavimentação não podem nem devem, ser todas creditadas ao governo do Ballin. 

Mas tem coisa pior ainda: Quem ainda não percebeu uma propaganda onde aparece bem nitidamente “ TRE declara que Marcelo Machado é ficha limpa” estão abusando da ingenuidade dos eleitores. Contestei a dita declaração pedindo que gostaria de ver o papel onde isto está escrito. Na verdade usaram de um artifício muito simples, até porque o dia em que o TRE declarar uma coisa deste tipo sobre alguém que está sendo processado é o caos. O que pode haver é uma certidão onde o TRE declara que não existe até o momento nenhum empecilho a candidatura do Marcelo Machado, pelo simples fato de não existir até o momento nenhuma sentença transitada em julgado. Mas, daí a DECLARAR que o candidato é ficha limpa vai longe. Como o próprio Marcelo dizia no debate: tão querendo te enganar de novo.

O candidato Vilmar Lourenço, tinha-o como um cidadão moderado, calmo, tranquilo, me enganei. Perdeu a oportunidade de mostrar a que veio. Está fazendo gastos fabulosos tentando forçar uma imagem que jamais vai poder lhe separar do dono do partido na cidade. Seria um ótimo candidato se viesse sem cordéis. Perdeu totalmente a credibilidade com o seu projeto de helicóptero para transporte de pacientes. Paulo Borges nem tem muito a falar sobre ele. Quer fazer população acreditar que ele mudou, que ele é a novidade, a salvação. O povo não esqueceu a confusão na saúde quando foi secretário, deitou e rolou por conta de terceirizações e principalmente pelas coisas estranhas com relação aos serviços do SAMU no município. Poderia muito bem ser um feirante, pela facilidade que possui para trabalhar com frutas e legumes. 

O Ibanor Catto, eu ainda estou abismado pela coragem de levar adiante a candidatura acreditando em algo que sabe ser impossível. Não bastassem os desgastes da sigla,a inércia política como vice-prefeito,estar ainda atrelado ao poder na cadeira de vice, o péssimo assessoramento que tem tido, ainda comparece a um debate sem o mínimo preparo, sem as mínimas condições de apresentar uma justificativa para o fato de querer ser o prefeito da cidade. Trêmulo, nervoso, perdido em suas anotações, perdendo tempo precioso, muito embora a meu juízo tenha sido o único candidato que fez o Marcelo desviar da pergunta e se fazer de bobo.Nas palavras de um de seus assessores, ele pode não ser um bom orador, mas é honesto (concordo) leal (discordo) tem ficha limpa (concordo) e que tem todas as qualidades para fazer algo de diferente pelo município.Desculpe amigo Ivan, mas discordo. O administrado. O Administrador que estas carecendo deve ter todas estas qualidades, mas acima de tudo tem que ser político, pois de nada adianta ser honesto se vai continuar a ser monitorado pelos desonestos,de nada vale estar cheio de boas intenções se não tiver pulso firme de se deixar emprenhar pelas orelhas, como o foi como vice-prefeito.

Como falei lá no início nossa safra está fraca, em alguns casos podre mesmo. Coitados de nos, mais uma vez decidindo entre o menos ruim entre os piores.

Nenhum comentário: