quarta-feira, 5 de setembro de 2012


                                    "Este procurava um Homem, nós procuramos uma esperança"

O debate.
Hoje tem debate. Foram centenas de convites,inclusive de um amigo que daria carona, para que eu estivesse presente neste, segundo palavras suas, o grande marco das eleições aqui no município. Vou repassar aos leitores deste blog aquilo que falei para ele. Agradeci ao convite ,mas , não vou participar desta farsa.isto mesmo, debates ,sejam na TV ou no rádio são apenas farsas. Uma maneira sutil de colocar ideias, pontos e contrapontos, porém, sem nenhum conteúdo de valor. Vamos analisar por quê? Então tá bom, vamos lá. Ali, frente às câmeras estarão pessoas as quais, teoricamente, sabem tudo, entendem de tudo, tem soluções para tudo, e o principal, conhecem tim tim por tim tim os erros e as falhas dos opositores. 

Saúde, segurança,educação,moradia,acessibilidade entre outros deverão ser os temas preferidos.Tudo se encaminha para que o tal debate seja um programa mais para fazer dormir do que propriamente acender nos cidadãos,aquela centelha de esperança por algo de novo.Não se iludam, não vai acontecer nada disto. Os que ali estarão são os mesmos que governam ou que já governaram a cidade e nada fizeram inclusive daquilo que estarão criticando, nos outros. Você, amigo eleitor, acredita de sã consciência de que Paulo Borges por exemplo poderá apresentar alguma novidade alem daquela de manter contatos velados com o Ballin? Será que ele vai confirmar isto ai? E o Ballin será que vai justificar as trairagens com o gabinete do vice-prefeito? O que dirá este cidadão sobre esta aliança espúria com o PMDB. Há, dirão alguns, mas isto não tem nada ver com planos de governo. 

Eu digo, tem muito a ver sim senhores , Então você quer construir um edifício de vinte andares em plena beira da praia  e não leva em conta a segurança? Não avalia a firmeza das bases?Constrói sobre areia e quer firmeza? É a mesma coisa. Estamos todos nós desejosos por uma mudança, estamos todos esperando por novos projetos, novas ideias e reunimos quem para debater novos rumos? Marcelo Machado, Ballin, Paulo Borges, Ibanor, e Dr.Lourenço (leia-se Scopel) Mas, senhor, todos estes personagens já estiveram no comando do município tiveram sua vez,não fizeram nada daquilo que agora aparece novamente em seus programas. Alguns defendem estes tais debates como uma forma de o eleitor poder conhecer melhor o seu candidato, daí pergunto, e nos pobre povo sapucaiense, será que ainda não os conhecemos suficientemente? 

Eles são todos repetecos, a única coisa que mudou nestes últimos quatro anos foram às marcas do tempo, ficaram carecas,criaram rugas,enganaram,mentiram, trapacearam. Viram no dia a dia as pessoas reclamando sofrendo exigindo e davam risadas. Tudo o que será dito logo mais na TVE, é puro simbolismo. Levante a voz aquele que viu um candidato eleito cumprir o seu plano de governo de cabo a rabo. Estes debates são utopias, não representam muito menos, acrescentam alguma coisa no cotidiano. É apenas uma troca de ideias, entre postulantes a um determinado cargo, onde todos tem em comum o pseudo conhecimento, bem como as soluções para uma administração mais coerente. Ali, frente às câmeras, são todos anjinhos, sorrisos, abraços, tapinhas nas costas. Mas no íntimo, nas pastas, na cabeça mil e uma conjeturas sobre como derrubar o oponente. Sabem o que eu gostaria de Assis tir, daí eu até iria a pé? 

A um debate serio onde os debatedores mostrassem suas verdadeiras caras, não aquela de bom samaritano, de inteligente, de educado. Não, eu queria que mostrassem as entranhas de seus atos quando governo, as pressões, os desencantos, as traições, as chantagens o dinheiro que corre por detrás de uma candidatura que vai continuar existindo apenas para tirar votos, e logo ali, vai receber o pagamento com um cargo, uma secretaria, uma diretoria. Aliás, aqui vale uma pergunta básica, e gostaria muito que alguém respondesse: O que você faria se soubesse que o teu candidato, aquele cara por quem você deixa a família e os amigos, que você carrega no peito, no carro, coloca plaquinha no portão, o que você faria se soubesse quer ele estaria de conchavo, com outro mais forte, que estaria recebendo inclusive dinheiro, para apenas tirar votos e atrapalhar, e que na verdade este mesmo candidato já estaria com cargos acertados numa possível eleição do candidato mais forte? 

Isto com certeza não vai rolar na TVE, no debate. Mas, são coisas que já aconteceram, noutros tempos e que tem tudo para acontecer novamente. Tenho pena destas pessoas de bem, que acreditam, participam, se desdobram acreditando numa coisa, quando a realidade é bem diferente. Portanto amigo eleitor, caso teu candidato se mostre muito diferente dos outros, não critica ninguém, não acusa, não reprova e fica só de olheiro, cuidado, ai pode ter cartas marcadas, e o bobo não é ele não. É você. 

Nenhum comentário: