sábado, 29 de setembro de 2012

Amigos. assista e se concordares divulga.
Não sou cabo político, apenas estou fazendo o que acho certo.
Vou desagradar alguns,mas, fazer o quê? Na minha cabeça mando EU.
Tenho plena convicção de que as acusações que pesam sobre o candidato da minha escolha são bem mais suaves do que as traições, e das covardias que aconteceram. 


sexta-feira, 28 de setembro de 2012


Dois tópicos.
Hoje, quero abordar dois tópicos que não me deixaram dormir por um bom tempo, ambos logicamente, relacionados com apolítica local. O primeiro relacionado com estes debates,que os órgãos de imprensa costumam organizar, e que na maioria das vezes servem mais para embaralhar,confundir do que esclarecer o eleitorado, porque. O formato do programa é muito complicado, isto ficou evidenciado ontem quando até mesmo o apresentador ficou enrolado e não sabia mais nem o que estava rolando ali. Esta historia de pergunta,responde,réplica e tréplica é a coisa mais estúpida que já inventaram em matéria de esclarecimento. O tempo dado não permite aos candidatos formularem um pensamento lógico, coerente nem para a formulação das perguntas e menos ainda para as respostas. 

Como deu para notar ontem, quase todos os candidatos foram bruscamente cortados pela campainha (de muito mau gosto) e tiveram o seu raciocínio prejudicado. Sou mais pela apresentação de um painel. Neste, seriam colocados a todos os cinco participantes os temas de maior relevância como por exemplo saúde,educação,segurança e habitação. Muito bem, sorteado o temam, cada candidato terá cinco minutos para apresentar e especificar aquilo que na sua ótica representa um avanço naquele assunto. A seguir, um minuto para que outro participante sorteado, fizesse uma pergunta, sobre o tema apresentado. Novamente dois minutos para a resposta. E fim. Sem réplica, nem tréplica. Assim consecutivamente, todos seriam de certa forma entrevistados, sobre os mesmos assuntos evitando caírem como ontem caíram nas acusações infundadas um  explorando as fragilidades do outro, fazendo com que o debate se transformasse numa enorme lavanderia onde cada um procurou de certa forma olhar para o monte de roupas sujas do oponente e com isto tirar proveito. 

Perde o candidato, perde o eleitor, perde o sistema, que aos invés de esclarecer acaba plantando muito mais minhocas do que já existe. Uma outra coisa também importante é procurar mudar o apresentador de tais debates, o Sr. Claudio Stork é muitíssimo atrapalhado, parece não ter coordenação, demonstra uma ansiedade fora dos normal, alem de quem está do outro lado do aparelho ter que concentrar-se muito para poder entender o que está sendo dito.Bem, mas e os destaques de ontem. Ah, meus amigos que festival. Vamos por parte e individualmente. O Ballin, como sempre disfarçando sua notória e perceptível insegurança, abusou de sua “intimidade” com a presidente Dilma e o Sr. Tarso( este é um cara perigoso), navegou o tempo todo sobre o mar de reais que “conseguiu” trazer, presente de seus padrinhos, mas em compensação ficou devendo o que fez com todos os recursos arrecadados com impostos, além de sonegar a informação básica que está devendo a população do município: 

Quantos afinal são os puxa sacos (CCs) a sua disposição, seja homem, abra o coração, seja sincero. Mas a resposta deve ser dada pelo Sr. Prefeito, e não pelo Selvino ou outro aspone qualquer.Já ao Marcelo Machado coube o papel de defender-se (como sempre) das acusações. E aqui eu volto para mostrar como um debate nos moldes como estes tem sido montados, prejudica, mais do que ajuda o eleitor. Não teve chance de falar nada, apresentar nada, como de resto nenhum deles o fez. É aquela velha historia, se não tens argumentos para questionar para testar a competência de alguém use os argumentos dos quais dispõe, mesmo que estes muitas vezes sejam temas cuja importância diga respeito a justiça. Aqui vou dar uma pequena explicação. Sempre disse e volto a repetir,processos judiciais são de competência do JUDICIÁRIO, não digo que não possam ser tocados , ou virem a tona, mas quando o assunto ainda está na esfera de indiciamentos, nenhum do envolvidos sequer foi notificado, tudo ainda está ainda em fases iniciais (apesar do tempo)bater,bater,bater se transforma mais em forma de desespero do que realmente buscar mostrar falhas em eventuais programas de governo. 

O Paulo Borges, continuou a desfilar como o santo padre, só faltou vestir-se de batina, é o sangue doce na historia, não agride,não ofende,não explica,enrola, participa como um participante de plateia nada mais que isto. Não confio neste candidato, muito menos no seu vice. O Sr.Lourenço, como sempre não apresentou nada em relação ao seu programa de governo, preocupou-se o tempo todo em atacar o Ballin, parecendo esquecer de que o seu partido ainda está no governo, ainda participa, e se tem alguma coisa que ele desconfia ( e como tem)poderia solicitar aos cabos eleitorais que estão lá dentro da prefeitura para que lhe dessem provas,e argumentos. Acredito que poderia ter-se saído muito melhor, em todos os debates. Até porque é um advogado. 

E, por fim o candidato da minha legenda o Sr. Ibanor Catto .Dizer o quê ? Muito embora tenha conseguido falar mais do que vezes anteriores, foi o mesmo desengonçado, repetindo sempre as mesmas palavras e teve até momentos em que o seu tom de voz parecia estar incorporando o espírito do Brizola, principalmente na sua despedida ao final do debate. Não apresentou sequer uma palavra nova no seu vocabulário, quase sempre aproveitou o gancho da pergunta ou resposta e emendou alguma coisa. É um cara honesto, competente , porém peca por não ser político, de boa fé, deixa-se levar facilmente pela conversa de maus assessores. Ao final desta campanha, dependendo dos resultados, deverá dar um bom puxão de orelha em sua executiva, principalmente em dois candidatos a vereador, alem de exorcizar as figuras do gerentão e do coveiro. Devera esfriar a cabeça,chamar amigos e colaboradores e tentar ressuscitar o PDT na cidade.  

quinta-feira, 27 de setembro de 2012


Uma decisão.
Parece que as pessoas não estão preparadas para entender posições, quando estas são contrárias ao que pensam. Até que ponto uma  simples opinião pode mudar um conceito, uma maneira de ver as pessoas. Certa vez, um grande filósofo falou: você pode fazer mil coisas boas, e ser tratado como rei, mas, basta uma dúvida, sobre qualquer delas, que te transformam no mais miserável dos súditos. E, assim é de fato. Isto faz parte de nossa cultura, quando gostamos de alguma coisa, geralmente queremos aquela coisa como propriedade, assim como o menino ciumento de seus brinquedos preferidos. No momento em que notamos algo de diferente, algo que não fecha com o nosso modo de pensar ou agir, imediatamente partimos para o ataque. 

Aconteceu exatamente isso comigo. Após a divulgação de que o candidato Marcelo Machado havia me visitado, inclusive posando comigo numa foto, criou-se um clima, recebi centenas de emails elogiando a atitude, bem como inúmeros comentários nas redes sociais, alguns conterá, mas a grande maioria entendendo que aquilo era apenas a opção pessoal de um eleitor, inclusive em todas as postagens sempre deixei claro que sempre estou falando em meu nome, não faço do comentário, das postagens nada de definitivo, como se fosse eu o dono da razão. Alguns cobram de mim algo que já expliquei quanto aos processos a que responde o senhor Marcelo Machado. Sempre esperei por uma decisão judicial, que é a quem compete julgar os atos e os fatos de que o acusam. 

Não existe até agora nada que prove serem todas aquelas acusações verdadeiras. Não posso nem devo me arvorar em juiz. Se, realmente houver condenação, com certeza o cidadão vai pagar sua pena, mas e daí,muda alguma coisa no meu voto? Não, não muda em nada pelo simples fato de que até a hora do voto não havia nada que fosse em contrário para que concorresse. Isto quem diz não sou eu, é a justiça. As eleições em Sapucaia desta vez são muito atípicas, não tem nada a ver com fisiologia partidária, nada a ver com projetos e planos diferentes. Dei-me ao trabalho de analisar e comparar todos os programas dos cinco candidatos, isto é o mínimo que se deve fazer. O resultado foi o que todos são idênticos, são as mesmas soluções, não existe nada de novidade palpável, que seja realmente algo que o prefeito vá inovar. 

Sem contar que muitos dos planos e projetos devem necessariamente passar pela câmara de vereadores. Não é só dizer vou fazer, e está feito. Ora, não vai existir mudança de planos, não vai existir mudança de nomes, pra quê apostar em quem vai começar tudo do zero? Se existe alguém que tem condições de complementar, melhorar desde que não seja o mesmo prefeito, então não resta alternativa, foi o que fiz. Daí, dizem alguns, rasgou o discurso?Traiu o partido? Quer cargo? Mudou de lado? Não, nada disto Não rasguei o discurso, até porque não mudo uma vírgula em tudo o que já escrevi ou disse aqui no blog ou nas postagens do facebook. Não traí ninguém, muito menos a sigla do PDT. 

Existem pessoas que estão traindo desde o início deste mandato, gente covarde e que estão ai posando de bons brizolistas. Cargo também não procuro, vivo muito bem como que recebo pelo tempo em que trabalhei, meus filhos já estão formados, não tenho dívidas, então deixo para aqueles que gostam de incomodar-se.  Disse e repito, o mesmo que falei para o Ibanor: Quero ajudar na administração, mas, sem cargo, sem salário. Outra bobagem que só pode sair da cabeça de quem nunca falou comigo, e muito pior, não me conhece. Jamais, jamais vou “trocar” de partido até porque não sou pedetista, sou BRIZOLISTA.São nestes momentos em que acreditamos que a criatura humana foi obra de um ser supremo, pois permite que sobre os mesmos assuntos existam tantas e tão variadas formas de manifestar-se.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012


Uma decisão.
Pois, ontem recebi a visita de amigos. Entre eles o candidato Marcelo Machado, a quem anteriormente havia manifestado interesse em conversar pessoalmente. Foi uma conversa de amigos. Mas muito proveitosa. Falamos de tudo, processos, erros das administrações, covardias, enfim, foi um encontro que serviu para dar uma clareada nas minhas dúvidas.e firmar posição quanto ao dia sete de outubro.Ate poucos dias,continuava com a dúvida em votar ou não, escolher ou não um candidato entre os pretendentes. 

Cheguei inclusive a lançar meu cão, como candidato
Mas, nunca fui de fugir da raia, sempre votei, sempre escolhi meu candidato, até por uma questão de poder mais adiante poder cobrar atitudes, e até mesmo erros do gestor. Foi o único candidato que se deu ao trabalho de fazer uma visita. Foi mais de uma hora de conversa. Ouvi atentamente as ponderações do Marcelo, ele, da mesma forma ouviu meus pedidos, e acredito que no caso de vitoria, poderei ter a satisfação de poder compartilhar a administração, mas, um compartilhamento isento de cargos, e salários. Fui claro e específico: 

Quero ajudar ao prefeito naquilo que gosto que é a segurança na nossa cidade, mas, sem cargos, sem CCs, sem salários.Da mesma forma como me propus a trabalhar com o gabinete do vice prefeito Sr. Ibanor Catto,e que aliás,recusaram. Mas quanto as acusações? Os processos? Sou de opinião de quem deve para a justiça deve pagar por seus erros, mas quem decide isto é justamente a justiça. Não posso e nem devo me arvorar em Juiz, não julgo pois não gostaria de ser julgado, ainda mais quando sabemos que estes processos em sua maioria tiveram origem na câmara de vereadores da época, aliás uma zorra,em termos de conchavos, e desacertos. Meu voto é pessoal. Entre os cinco pretendentes fico com o que já conhece as deficiências do município, até porque é mais fácil continuar aquilo que já funciona, melhorando ainda mais, do que reinventar toda uma nova sistemática. 

Administrar significa, preocupar-se, empenhar-se em aplicar os recursos da melhor forma em benefício da comunidade. Se, em quatro anos a atual administração não se preocupou em resolver os problemas da cidade, acredito que não seja preciso postergar para mais tarde a chance de tentar dar a volta por cima. O PT infelizmente tem em seus quadros misturados entre os bons uma verdadeira quadrilha, seu maior erro é delegar aos outros caciques as tarefas que deveriam ser desempenhas pelos administradores. Estes, adoram passear,exibir-se e para isto transferem as responsabilidades para aspones, muitas vezes mal educados e sem o devido preparo. Quando eleitos encastelam-se no trono e esquecem daqueles que os elegeram. 

Tenho para mim que será sempre melhor tomar uma posição mesmo que as vezes nos ponham aparentemente em contradição, do que trabalhar nas escuras, fazendo jogo duplo como alguns estão a fazer. Conseguir um cargo por uma sigla e depois trair a confiança desta sigla fazendo campanha apenas e simplesmente pelo salário de outra, é traição. Eu posso ser opiniático, mas não sou capaz de trair amigos, nem mesmo em política. O candidato do meu partido o PDT, se fosse realmente um cara de palavra, de opinião, teria procurado. Não faltaram convites, mas como sempre preferiu acolher-se nos braços de meia dúzia de puxa sacos que o estão levando para o abismo. 

Quando o procurei para ajudá-lo, não aceitou, quando o aconselhei de como proceder para fazer uma boa plataforma para 2012 desdenhou. Não pode, nem deve condenar ninguém. Sempre disse e repito, não sou PEDETISTA, sou BRIZOLISTA, desde guri. Não sou como alguns traíras que mesmo sendo candidatos pelo PDT a um cargo, fazem “dobradinha” indicando para prefeito o Ballin. Isto é o que acontece com os pedetistas da hora, dos cargos e dos salários

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

A hora.

Amigos e amigas, eleitores do nosso município. Está quase na hora de decidirmos pelo nome que deverá dirigir comandar nosso município pelos próximos quatro anos. Com ele, também estaremos escolhendo uma nova câmara de vereadores. Tenho para mim, que a escolha de um candidato é coisa muito particular. Cada um deveria saber o que é melhor, não para si, mas para toda a comunidade. Muitos votam por comida, por medicamentos, por consultas, enfim, trocam o seu voto, a sua chance, por coisas supérfluas, contribuindo desta maneira para que tudo continue como está. 

Coincidentemente, estas pessoas são as mesmas que alguns meses depois vão aparecer nas mídias criticando, pedindo, ofendendo, por que não podem contar com serviços que dependem justamente daquele calhorda que lhe deu o kit de alimentos. Eu sei que nossa eleição deste ano está difícil, não só para prefeito, como principalmente para vereadores, é tanta gente se atirando nos dez mil por mês que acabam se misturando criando serias dificuldades na hora de decidir. Vivo nesta cidade há mais de sessenta anos, todos estes nomes que ai estão, são velhos conhecidos, por alguns deles inclusive não botaria minha mão no fogo. Mas tem gente nova, boa,honesta.

Como é o caso do Volmir (11.111) o Gordo do "Agendão". Tenho certeza de que será um ótimo vereador. É o meu candidato a vereador. Mas, e o prefeito? Difícil, está é a pior safra que temos na disputa. Já analisei cada um individualmente, e posso afirmar que estou quase me decidindo a votar em alguém. Acredito que o pleito seja decidido entre Ballin e Marcelo Machado. O Ballin fica descartado, pois não aceito TRAIDORES, muito menos covardes. Já minha dúvida quanto ao Marcelo Machado, fica por conta de todas as denúncias sofridas, e até hoje sem sentença definitiva. Também conta o fato de sua prepotência, sou um cara simples, me dou com todo o mundo, não aceito este negócio de alguém se julgar mais do que o outro. Já escrevi sobre isto. 

NÃO ACEITO hierarquia, não existe ninguém mais ou menos. Todos, somos iguais, independentemente de diploma, grau de instrução, ou divisas. Somos seres humanos, e só. Gostaria muito de poder falar com o candidato, pessoalmente. Mas, não tenho como andar correndo ou em caminhadas. Vejam bem, não estou recomendando, muito menos declarando o meu voto. Quanto aos outros três, simplesmente não existem. Daí, dirá alguém mudaste o discurso. Não mudei uma linha, quando descarto o Ballin, o faço baseado em fatos consumados, acontecidos, até porque trabalhei no projeto de governo e muito do que foi prometido não foi sequer tocado. Já quanto ao candidato Marcelo Machado, existem muitas denúncias, mas até hoje não confirmadas. 

Não existe ainda sentença condenatória transitada em julgado, o que propicia ficar em dúvidas. O Fato de  querer falar com o candidato é justamente para que aquilo que ainda pesa, ou se confirme ,ou seja finalmente descartado. O ex-prefeito Marcelo Machado não era homem de diálogo. O que eu quero é justamente formar um juízo deste candidato de agora. Dos que ai estão, me parece o que enseja melhor preparo. Vamos Aguardar e ver no que dá.

terça-feira, 18 de setembro de 2012




Conclusões.
Vejam como andam as coisas aqui na cidade de Sapucaia do Sul.Hoje, ao abri a minha página do facebook, deparei com uma notificação, a qual salientava ter sido retirado da minha página algo que estaria relacionado com processo, número tal, da comarca tal e tal. Havia um link no qual eu deveria clicar,para saber detalhes do porque da retirada, e qual teria sido a figura. Fiquei surpreso, pois era uma foto postada há vários dias onde mostrava numa determinada rua da cidade um montão de entulhos com os dizeres “ Quer que continue assim? Vote no Ballin”. Ora bolas tenho deparado com coisas bem mais agressivas ao atual prefeito da cidade e candidato a reeleição, mas, tudo bem, se errei tenho que reparar o erro.

Daí a pergunta: até que ponto pode ser considerada a verdade que sai da boca de certos tipos de pessoas que acreditam que uma foto possa servir de prova de acusação quando toda a cidade está transformada num lixo? Será que a simples exposição de uma rua com um acúmulo de lixo seria motivo para por em risco a reeleição deste senhor que primou pela acomodação, pelas viagens a Brasília, pelos conchavos com os antigos opositores, e que simplesmente relegou ao seu secretario as tarefas que deveriam ser suas como administrador eleito com seu vice? Quem será que foi o cara de pau que resolveu mostrar serviço denunciando a foto? Será que é alguém que já ocupa cargo e está servindo de dedo duro com medo de perder a boquinha? Sim porque este tipo de gente não mostra a cara. 

Eles agem na sombra, por detrás da moita, como covardes e traiçoeiros que são. Estou pouco me lixando para estas baixarias, tudo o que penso, tudo o que falo,fica registrado com meu nome, minha foto, não sou nenhum fake, tenho credibilidade na cidade que ajudei a emancipar, muito embora meu nome não conste em nenhum livro e jamais tenha sido chamado para qualquer tipo de homenagem, pois não faz a minha cabeça aparecer. Sou frio,mas educado,posso até parecer arrogante, mas não sou capaz de traições,muito menos de covardias para com meu amigos.Não é por nada que o MARESIAS já ultrapassou a marca das trinta mil visitas, os emails, as mensagens,os compartilhamentos que aumentam dia a dia. Talvez seja disto que alguns lacaios estejam com medo. 

As pessoas estão sentindo falta de alguém que diga em seu nome as verdades sobre esta farsa chamada governo do PT. Elegemos um projeto e recebemos em troca só mentiras, só covardias, era para iniciarmos uma nova vida para a cidade, foi isto que elegemos, mas nos enganamos, na verdade a nova cidade foi para meia dúzia de afortunados, para alguns que inclusive trocaram seus partidos de origem para garantir a função até o fim de mandato. Negociam a fidelidade por meia dúzia de reais. Preferem não olhar o próprio no espelho pela  manhã, para não sentirem vergonha do que fazem.Pensando bem, como está triste a situação dos eleitores daqui da cidade. Estamos sem nenhuma opção. É tudo repetição daquilo que já aconteceu antes e não resolveu nada. 

As promessas, os planos são tudo cópias de papéis que ficaram por quatro anos engavetados, e que agora surrados amarelados pelo tempo ganham uma nova cara na tentativa de enganar os eleitores bobocas. Será que vale a pena mesmo investir, se já conhecemos o epílogo desta historia? Será que estes valores astronômicos gastos pelo TRE para mobilizar a sociedade na busca de eleições diferenciadas vale mesmo a pena? Será que a tal da ficha limpa tão alardeada vai fazer a diferença? Não esqueçamos que esta lei já nasceu comprometida, pois graças aos arranjos da turma do deixa disto eles conseguiram incluir alterações que beneficiam muito safados.

Posso me considerar um felizardo.Não sou mais obrigado a votar, sem perder o direito da critica. Aliás, acredito cegamente que voto deveria ser facultativo, até porque, tanto faz você escolher, ou não,votar ou não, quem realmente manda no jogo dará sempre as cartas,e a nos como eternos bobocas recairá sempre a responsabilidade. Sempre haverá uma autoridade para aparecer na TV e declarar: a culpa é sua que não soube escolher. Podem cercear, podem recolher, podem avisar,façam o diabo, uma coisa porém não vão conseguir que é CALAR A MINHA BOCA. 

segunda-feira, 17 de setembro de 2012




Quando...
Quando caem as máscaras, daí é que aparece a cara do covarde que se esconde por detrás dela. Efetivamente vivemos um momento um tanto quanto tumultuado na cidade. De um lado um prefeito inerte que passou quatro anos gozando as delícias do poder,deitou e rolou por conta das traições aos seus eleitores, tentando justificar o injustificável. Mostrando agora projetos que faziam parte do programa de governo de quando assumiu, tanto ele quanto seu vice, são réus confessos pelo descaso como trataram o município de Sapucaia do Sul.Agora, estranha e coincidentemente aparecem em lados opostos para fazerem demagogia barata. 

O Ballin inventando uma cidade hipotética que só existe na cabeça dele e de alguns aspones. O Ibanor prometendo fazer agora tudo aquilo que poderia ter feito antes, mas, que por descaso, por comodismo não fez. O resto não fica muito longe não. Paulo Borges agora alardeia saber tudo o que deve ser feito para melhorar a saúde, só que, quando secretario da saúde no município transformou esta mesma saúde num pandemônio desgraçado. A única coisa boa que fez foi fundar uma cooperativa médica , ao que tudo indica gerenciada por um laranja.Saúde pelo SUS é difícil, agora agendar consultas particularmente, com valores pagos, bem ai sim fica fácil.Na candidatura do Ibanor nem vou perder tempo, tudo o que penso, tudo o que tenho na cabeça já repassei neste mesmo Blog. Repetir que é uma candidatura morta, que foi, que é, mal assessorado é chover no molhado, todos estão vendo. O pior é que apesar de tudo tenho pena dele. 

Não tenho raiva.Faltou-lhe gente que mostrasse as frias em que estava entrando quando aceitou a bucha do Sapucaiense, aquilo ali é ninho de cobras,serviu apenas para enfraquecê-lo mais ainda. Ora, bater sozinho contra um bando de aloprados com o Arlênio e o Lauri pondo lenha todos os dias na fogueira, era para matar mesmo,só o Ibanor não viu, nem ele nem as bestas que o assessoravam. Mas o pior de tudo foram os traíras, que mamaram durante quatro anos nas tetas arrumada pelo PDT, e agora simplesmente viraram as costas para ele, e passam a apoiar o chorão do Ballin. Onde é que estão os milhares de pedetistas ? onde estão os históricos do PDT? Certa vez, fui visitar o meu amigo Sr. Adão, na casa dele, estávamos conversando sobre eletrônica. Eu tinha uma fonte dos meus rádios (faixa 11 Metros) e queria ver se ele conseguia consertar.Dali a poucos momentos apareceu o Chico (bola da vez) o papo mudo radicalmente,uma conversa mole,sem muito nexo, mas, que insinuava a mim e ao Seu Adão uma provável união para formar uma chapa e derrubar o Ibanor. 

Nos olhamos surpresos aquele papo não estava sendo nem cogitado. O Seu Adão balançou a cabeça, olhou para o chão ,eu então falei: Olha, se tu ta querendo dar golpe não conte comigo, não tenho nenhum interesse neste assunto.Me despedi do Seu Adão, ele veio comigo até o portão e só disse: Tem cada uma Jaí. Lá naquele dia, já se armava alguma coisa suja, da qual não participei. Não é  o meu gênero. Depois fui “acusado” de querer dar um golpe. Através de carta enviada ao partido mostrei quem realmente estava de tramoias. Peguei nojo, repugnância de certas pessoas, tanto pelas suas ideias quanto pelo seu passado na cidade, me afastei. Hoje a candidatura está ai, provando tudo o que eu falei, provando tudo aquilo que eu avisava. 

Haviam ,sim golpistas nas reuniões, haviam sim pessoas que queriam derrubá-lo , mas não era bem eu não.Infelizmente nossa cidade está novamente entre a cruz e a espada, ou vota na pasmaceira, nas mesmices, na estagnação, ou dá novo voto de confiança ao homem dos cavalos, os outros ficam como Lázaro,sentados a soleira esperando migalhas. Enquanto tudo isto acontece e nos brigamos para provar que o nosso candidato é o melhor, uma fatia de mais de cinco bilhões, escorre para o ralo da corrupção.  

sábado, 15 de setembro de 2012



O velho palhaço.
Olha ao seu redor e não vê público, onde estão as crianças? Onde está a pipoca, o algodão doce, as balas? E o fotógrafo. Hei! Olha eu aqui, tira uma foto. Porque o trapézio está vazio? Onde está a moça loira de pernas de fora? Onde estão os meus ajudantes os anões? A Mafalda? O pigmeu? Cadê a bandinha, o calhambeque que se desmonta? Ele quer algazarra, ele quer risos, ele quer alegria, por favor, muita alegria, crianças rindo, adultos comendo pipocas, ele quer dar falsos tabefes, rolar no chão, dar cambalhotas. Ele não quer tristeza, ele não quer chorar, ele não pode chorar, palhaço não chora. Olha ao seu redor, a lona arriada, luzes apagadas, só o barulho das portas que se fecham e o ronco do primeiro caminhão que começa a mudança. Com passos lentos, arrastando a fantasia sai em direção ao seu canto, um velho e apertado trailer onde só cabem ele e os sonhos. Senta-se a frente do espelho, tem medo de olhar a imagem. Ali, quem lhe contempla é uma máscara de pintura, cores vivas, alegres e um grande nariz vermelho de plástico. A medida que a maquiagem vai saindo, vai surgindo um rosto maltratado, rugas e as impiedosas marcas do tempo. Poucos fios de cabelos brancos ainda restam, os braços que antes seguravam firme a companheira de trapézio agora estão fracos. Sim, ele foi um grande trapezista, encantou gerações com saltos acrobáticos, a mais de dez metros de altura sem redes de proteção. Causava arrepios ver aquele corpo rodopiando no ar girando uma, duas, três vezes, o triplo mortal e encaixar milimetricamente nos punhos do aparador.Como era bonito ver todos lá em baixo de olhos arregalados, de boca aberta aplaudindo mais aquela façanha. Ainda guarda as fotos coladas em volta do espelho. Quando seus braços já não lhe garantiam mais tanta segurança, decidiu ir embora, mas para onde? Quem é de circo não tem como fixar-se num lugar só, nosso lugar é o mundo, é o eterno rodar em busca de um canto para erguer a lona e fazer a alegria de todas as gerações. Falou mais forte a vocação, foi tratador, eletricista, alimentador de feras, e por fim palhaço. Mas até para ser palhaço era preciso mais do que vocação, era preciso saber vencer as mágoas, as desilusões. Ele sabia que tudo isto ficaria oculto sobre a máscara de tintas, mas o velho coração continuaria a cobrar-lhe tantos esforços, estava só, sem família, amigos só de profissão, as graças, as piadas as risadas escancaradas secaram, sumiram. E ali, em frente ao espelho, rosto desnudo, o velho palhaço rememorou fases de sua vida. Como relâmpagos flashes coloridos foram passando frente seu olhos: alegrias, tristezas, desilusões, amores fortuitos. Uma sonolência, um torpor nos braços, um aperto agudo no peito, e o palhaço quedou. O coração não resistiu, e frente ao mesmo espelho companheiro de tantas e tão longas jornadas o velho palhaço adormeceu.   

quinta-feira, 13 de setembro de 2012


Votar mal.
Afinal, o que significa votar mal? Será que é a mesma coisa que votar errado? Não, não é a mesma coisa. Quando votamos mal estamos reconhecendo que aquele escolhido não rendeu tudo aquilo que se esperava dele como nosso representante. Já quando votamos errado, é porque ao invés de votarmos numa pessoa erramos e acabamos votando em outra. E, veja a incoerência mesmo votando errado podemos não estar votando mal. Vamos que o candidato digitado erroneamente faça um bom trabalho, seja realmente um fiscalizador, apresente propostas compatíveis com os anseios da população, então, de qualquer maneira se voto foi um voto bom, muito embora errado. Isto pode nos ajudar neste pleito que teremos daqui a 27 dias. 

O grande segredo de votar bem, está intimamente ligado ao fato de podermos separar nossos sentimentos e ver com clareza o que realmente desejamos e encontrar entres os tantos candidatos àquele que realmente apresente condições de nos representar. Isto pode exigir com que façamos opção por candidatos que necessariamente não estejam na lista da nossa sigla e até mesmo que não sejam indicação, ou apoiadores do nosso candidato a prefeito. Mas, vamos concordar que é uma coisa chata não é mesmo? Chata e difícil. Afinal, isto significa romper com muitas estruturas. Lá no meu íntimo vou estar pensando: puxa, o cara sempre foi meu amigo, sempre me ajudou, e agora vou trocá-lo, e lá no partido, se descobrirem vão me queimar, que posição a minha. Ai está o nó górdio. Estamos sempre pensando nos outros, não em nós. A escolha tem que ser nossa, não pode, muito menos deve ser imposta. 

O voto é uma coisa muito pessoal. Vamos fazer uma suposição: você acabou de construir sua casa, bonita, arrumadinha, cheirando a tinta fresca, você está feliz com tudo. Olhou, examinou,bisbilhotou e não encontrou nada de errado. Então resolve convidar o melhor amigo. Este ainda nem entrou e já vai lascando: bah, cara que cor feia, não leve a mal, mas esta parede está torta. Você botou uma janela logo aqui onde vai entrar chuva? Assim, vai caminhando e descobrindo erros e falhas. Aquela sua alegria vira depressão, a casa vira sinônimo de erros. Tudo porque se deixou influenciar pela opinião de outra pessoa, mesmo sua amiga. Este é o nosso maior defeito, aceitamos muito facilmente a intromissão, os palpites, as opiniões de estranhos em assuntos que dizem respeito somente a nos e mais ninguém. 

Nossas vidas são bombardeadas diuturnamente com todos os tipos de informações, que podem ou nos deixar eufóricos ou nos colocar em profunda depressão. Ainda não aprendemos a isolar aquilo que nos interessa ou que nos atinge, ou ainda que nos diga respeito daquilo que só vai nos colocar no chão. Assim é na política, assim é numa eleição. Tenho que aprender a selecionar, por minha conta o que realmente pode ou não ser bom para mim. Posso receber milhares de panfletos mentirosos, santinhos sorridentes, conselhos, avisos, palpites, sugestões enfim, podem usar todo o arsenal para  tentar me convencer, mas, estou imune. Meu candidato é este que escolhi, ele representa o meu projeto, me transmite sinceridade, honestidade me inspira confiança, então é nele que vou votar, e fim de papo. 

Isto se chama voto consciente, voto certo. Você votou de acordo com a sua vontade, não foi pressionado. Até pode acontecer do seu escolhido, depois revelar-se mal preparado, omisso e entrar na onda dos outros, mas isto faz parte da cultura e das fraquezas  humana de cada um. Naquele momento, naquela hora você acreditou na sua intuição. Eleição é sempre um jogo, onde fizemos apostas a longo prazo, podemos ganhar, mas também podemos perder.O importante é que nossas escolhas sejam realmente nossas, errar por escolha pessoal é uma coisa, errar por ir atrás de conversas fiadas é que dói.

"Não temo uma ditadura, mas, meu sangue gela nas veias só de pensar no dia em que o povo finalmente acordar e resolver dar o troco a tantas injustiças". (Jaí Antonio Strapazzon)

segunda-feira, 10 de setembro de 2012



E você, já tem candidato?
Pois, eu ainda não tenho, aliás, tenho o vereador escolhido, mas também é só o vereador porque o candidato do partido dele é dose para matar elefantes. Insisto na minha velha tese de que nossa safra política está podre, estamos de certa forma tão contaminados pelos conceitos dos coronéis que hoje tem gente apostando todas as fichas naqueles mesmos que alguns dias atrás estavam torcendo para verem atrás das grades. Sapucaia do Sul,é a terra dos impossíveis, aqui acontecem casos políticos dignos de constarem no livro dos records. Vejam alguns casos, Avelino, Sydnei, Caco, Arlênio, Portilho, Scopel,Jarbas, enfim, estes são só alguns, para exemplos. Para aqueles que seguem meu blog de fora do país, tem um caso que é uma raridade, (aqui na cidade,claro) tem um político, que entrou nesta boa vida quando ainda era solteiro, pois bem, hoje ele já é bisavô, e continua a beliscar nas gordas tetas da mamãe prefeitura.

Nestas eleições coisas bizarras estão acontecendo. Alem das musicas de campanha, em sua maioria ser adaptações (isto é crime) ou plágios, tem aqueles que tentam vender a imagem contrariando todos os princípios de Marketing eleitoral. Por exemplo; tem um que prega mais educação e segurança, porém não tem sequer o segundo grau, e, comercializa bebidas alcoólicas. Outro se intitula a “bola da vez”, ora a bola da vez é aquela que deve ser colocada na caçapa, ou seja, posta para fora do jogo. Colocar para fora do jogo é mandar de vez o cara pastar, fora da política.Tem outro que usa ainda a primeira música feita quando candidatou-se pela primeira vez, isto em 2004, com uma pobreza de ideias desta vai fazer o quê pelo município? Na esfera dos prefeituráveis, é pior ainda, vamos pela ordem decrescente. O Ballin, tenta a reeleição, elegeu-se em dois mil e oito com um projeto inovador, moralidade,agilidade,limpeza pública,segurança, enfim, no papel era realmente uma beleza.

Encantou gregos e Troianos.Mal assumiu transformou-se, atirou-se nos braços dos antigos opositores,loteou a prefeitura, distribuiu, cargos, diretorias, inchou o palácio municipal e a folha de pagamento com uma quantidade de CCs que até hoje ninguém sabe ao certo.A cidade virou um lixo, as ruas se transformaram em crateras, o Hospital que deveria ter sido tratado como a menina dos olhos, deu uma “melhorada” e depois caiu tudo na rotina. Marcelo Machado, tenta voltar ao palácio municipal, dando uma de salvador da pátria.No meu entendimento acho que o defeito do Marcelo é o mesmo de outras campanhas, falta humildade, peca pela soberba,pela arrogância e pelo fato de ser engenheiro.Não deveria nunca esquecer que algumas destas vilas tão criticadas pelo abandono em que se encontram já existiam em seu mandato, as ruas sem drenagens,sem esgotos,sem pavimentação não podem nem devem, ser todas creditadas ao governo do Ballin. 

Mas tem coisa pior ainda: Quem ainda não percebeu uma propaganda onde aparece bem nitidamente “ TRE declara que Marcelo Machado é ficha limpa” estão abusando da ingenuidade dos eleitores. Contestei a dita declaração pedindo que gostaria de ver o papel onde isto está escrito. Na verdade usaram de um artifício muito simples, até porque o dia em que o TRE declarar uma coisa deste tipo sobre alguém que está sendo processado é o caos. O que pode haver é uma certidão onde o TRE declara que não existe até o momento nenhum empecilho a candidatura do Marcelo Machado, pelo simples fato de não existir até o momento nenhuma sentença transitada em julgado. Mas, daí a DECLARAR que o candidato é ficha limpa vai longe. Como o próprio Marcelo dizia no debate: tão querendo te enganar de novo.

O candidato Vilmar Lourenço, tinha-o como um cidadão moderado, calmo, tranquilo, me enganei. Perdeu a oportunidade de mostrar a que veio. Está fazendo gastos fabulosos tentando forçar uma imagem que jamais vai poder lhe separar do dono do partido na cidade. Seria um ótimo candidato se viesse sem cordéis. Perdeu totalmente a credibilidade com o seu projeto de helicóptero para transporte de pacientes. Paulo Borges nem tem muito a falar sobre ele. Quer fazer população acreditar que ele mudou, que ele é a novidade, a salvação. O povo não esqueceu a confusão na saúde quando foi secretário, deitou e rolou por conta de terceirizações e principalmente pelas coisas estranhas com relação aos serviços do SAMU no município. Poderia muito bem ser um feirante, pela facilidade que possui para trabalhar com frutas e legumes. 

O Ibanor Catto, eu ainda estou abismado pela coragem de levar adiante a candidatura acreditando em algo que sabe ser impossível. Não bastassem os desgastes da sigla,a inércia política como vice-prefeito,estar ainda atrelado ao poder na cadeira de vice, o péssimo assessoramento que tem tido, ainda comparece a um debate sem o mínimo preparo, sem as mínimas condições de apresentar uma justificativa para o fato de querer ser o prefeito da cidade. Trêmulo, nervoso, perdido em suas anotações, perdendo tempo precioso, muito embora a meu juízo tenha sido o único candidato que fez o Marcelo desviar da pergunta e se fazer de bobo.Nas palavras de um de seus assessores, ele pode não ser um bom orador, mas é honesto (concordo) leal (discordo) tem ficha limpa (concordo) e que tem todas as qualidades para fazer algo de diferente pelo município.Desculpe amigo Ivan, mas discordo. O administrado. O Administrador que estas carecendo deve ter todas estas qualidades, mas acima de tudo tem que ser político, pois de nada adianta ser honesto se vai continuar a ser monitorado pelos desonestos,de nada vale estar cheio de boas intenções se não tiver pulso firme de se deixar emprenhar pelas orelhas, como o foi como vice-prefeito.

Como falei lá no início nossa safra está fraca, em alguns casos podre mesmo. Coitados de nos, mais uma vez decidindo entre o menos ruim entre os piores.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012



Debate?
Se alguém, tinha alguma dúvida em quem votar até ontem a noite,acredito piamente que hoje este alguém,continua com as mesmas dúvidas.Pior,com muito mais caraminholas na cabeça do que antes. Não houve debate, o que se viu foi um Ballin, amedrontado, mais se assemelhando a um pastor evangélico, tentando inutilmente, sempre com os mesmo gestos, com a mesma cara, fugir das fustigadas do Dr. Lourenço, e do Marcelo Machado. Foi decepcionante sob todos os aspectos para quem se decidiu perder um bom tempo do seu descanso, pensando finalmente poder clarear as ideias nesta barafunda de boatos, mentiras e obras que se existem não é nesta cidade. Todos sabem que não voto em nenhum destes que ai estão, e já expliquei os motivos, e se antes ainda restava alguma dúvida para decidir-me estas já não existem mais. Mas, vamos a uma análise mais fria sobre  aquilo que encenaram nossos humildes fazedores de milagres. 

Particularmente não gosto destes tais debates, isto deixei bem claro no texto escrito ontem. O tempo é muito escasso, as perguntas em sua totalidade são mais provocações do que propriamente questionamentos técnicos sobre a resolução de problemas. Desta maneira todos os “debatedores”  ficam de certa forma atrelados ao relógio. Fica impossível sincronizar cérebro com tempo, fazendo com que muitas das vezes o raciocínio lógico na formatação das perguntas ou respostas sobrevenham prejudicados. A primeira pergunta feita pelo apresentador: Porque você quer ser prefeito de Sapucaia do Sul? Foi um fiasco. Todos, sem exceção responderam aquilo que constava no seu panfleto, faltou criatividade para tentar sequer mudar um termo Aqui nota 2 para todos os participantes. Depois, bem, depois foi uma sucessão de alfinetadas, principalmente dos candidatos Lourenço e Marcelo contra o seu algoz direto o Sr. Vilmar Ballin. Este por sua vez parecia uma cachorrinho acuado no seu canto com medo inclusive de mover as mãos noutras direções, até os gestos eram repetidos. 

O candidato Lourenço, abusando da facilidade com as palvras, até por força de sua profissão, parecia querer comer Ballin, suas perguntas, não eram perguntas eram intimações. Podia-se notar raiva na expressão do seu rosto. Já o candidato Marcelo Machado, candidato a estrela da noite, não apresentou a que veio, alias apresentou sim, apresentou a mesma impáfia a mesma arrogância que o caracteriza e o faz também merecedor de alto índice de rejeição junto aquelas mesmas vilas onde critica o Ballin, mas, que a bem da verdade se diga que as pessoas foram jogadas,empilhadas sem eira nem beira pelo próprio Marcelo Machado. Tudo foi obra contratada, orçada,planejada e inacabada do governo Marcelo Machado, não explicou nada, não deu detalhes, e do alto de seu trono abusou da palavra FELICIDADE. Uma felicidade que, ao que parece todos os candidatos reconhecem está faltando ao povo,vergonhosamente fugiu da resposta a única pergunta que o candidato Ibanor conseguiu achar entre seu embrulhos, sobre a ficha limpa. 

Desconversou, passou uma lábia, e acabou ficando por isto mesmo. Ao ilustre engenheiro e ao ilustre causídico dou nota 2, por acreditar que poderiam ter acrescentado algo mais do que apenas provocar, e ou responder meias perguntas. Vilmar Ballin, foi o protótipo do acuado, levou bordoadas, mas sequer foi mencionado pelo seu vice,  e pelo Paulo Borges resignou-se em apresentar algumas de suas fantasiosas obras,as quais só ele e o seu pessoal enxergam na cidade, abusou de sua intimidade com a presidente Dilma, e também com o ex-presidente Lula, milhões,bilhões,trilhões de reais foram canalizados para o município, mas sumiram por algum ralo, ou serviram para pagar os mais de mil CCs, conforme o Marcelo Machado frisou. Ficou acuado o tempo todo, limitando-se a responder ou a tentar explicar o inexplicável. Ballin mereceu nota 0 (zero).O Sr. Paulo Borges, a meu ver, teria feito muito melhor se ficasse em casa a frente da TV assistindo a algum filme do Pato Donald, ou quem sabe estudando alguma obra clássica que discorresse sobre os efeitos prejudiciais da mentira sobre o caráter humano. 

Decepcionante sob todos os aspectos, não disse nada, não falou nada, não acrescentou nada, parecia estar completamente bêbado (???) limitou-se a dar evasivas, algumas palavras que não se encaixavam com o contexto do programa.Poderia ter abusado do tema SAUDE, já que é empresário do setor, mas preferiu passear pela orla dos assuntos, não queimar-se com ninguém, não ofendeu, não duvidou não inquiriu nada de mais quando da sua vez de perguntar. Paulo Borges leva nota 0 (zero) pelo fato,sob minha ótica,estar apenas como coadjuvante neste processo.Propositadamente, deixei o Ibanor por último, por uma série de razões. O Sr. Ibanor Catto, sempre foi um ótimo profissional da área da contabilidade, escritório respeitabilíssimo de contabilidade, homem serio, honesto, mas, que infelizmente levado não se sabe por quem e por que a entrar neste jogo imundo e sujo da política sapucaiense.O candidato carece ainda de muito jogo de cintura,não sabe se expressar,é fraco de vocabulário, é mal assessorado, não foi devidamente preparado para enfrentar uma coisa como aquele. 

Eu comparo a presença do candidato do PDT, ao debate, a alguém que faz uma visita ao Instituto Butantã e entra de pés descalços na área das serpentes. Acredito que hoje, de cabeça fria ele deva reunir seus assessores, e mandá-los estudar e aprender como se prepara um candidato para um debate sério. Aqui tenho que fazer um elogio, Se teve alguém que fez alguma pergunta que poderia ter dado a tônica ao debate, este alguém foi o Ibanor, quando falou documento que tinha em mãos sobre a possibilidade de Marcelo Machado eleger-se e perder o cargo, em função da lei da ficha limpa. Vergonhosamente MM fugiu e se fez de bobo, ignorou a pergunta do Ibanor. Aliás, verdade seja dita o único ali naquele grupo que está com a ficha realmente limpa é o Ibanor (estou falando em responder processos, não em condenação).A nota para o Ibanor é 0 (zero), pelo despreparo, pelas atrapalhadas e muito mais pela falta de coerência nas idéias apresentadas. 

Epílogo.
Infelizmente, o debate, não passou de uma jogada de marketing, para alguns que ali estavam não para apresentar ou discutir projetos, mas para aproveitar os holofotes, e tentar sair como herói, ou dono da verdade. Não rendeu nada, não modificou em nada a chafurda nestas eleições. Todos são candidatos fracos que como se pode ver, preocupam-se muito mais com a sua própria imagem do que com os problemas da população. Continuo  no firme proprósito de não votar em ninguém para prefeito. É TUDO REPETECO.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012


                                    "Este procurava um Homem, nós procuramos uma esperança"

O debate.
Hoje tem debate. Foram centenas de convites,inclusive de um amigo que daria carona, para que eu estivesse presente neste, segundo palavras suas, o grande marco das eleições aqui no município. Vou repassar aos leitores deste blog aquilo que falei para ele. Agradeci ao convite ,mas , não vou participar desta farsa.isto mesmo, debates ,sejam na TV ou no rádio são apenas farsas. Uma maneira sutil de colocar ideias, pontos e contrapontos, porém, sem nenhum conteúdo de valor. Vamos analisar por quê? Então tá bom, vamos lá. Ali, frente às câmeras estarão pessoas as quais, teoricamente, sabem tudo, entendem de tudo, tem soluções para tudo, e o principal, conhecem tim tim por tim tim os erros e as falhas dos opositores. 

Saúde, segurança,educação,moradia,acessibilidade entre outros deverão ser os temas preferidos.Tudo se encaminha para que o tal debate seja um programa mais para fazer dormir do que propriamente acender nos cidadãos,aquela centelha de esperança por algo de novo.Não se iludam, não vai acontecer nada disto. Os que ali estarão são os mesmos que governam ou que já governaram a cidade e nada fizeram inclusive daquilo que estarão criticando, nos outros. Você, amigo eleitor, acredita de sã consciência de que Paulo Borges por exemplo poderá apresentar alguma novidade alem daquela de manter contatos velados com o Ballin? Será que ele vai confirmar isto ai? E o Ballin será que vai justificar as trairagens com o gabinete do vice-prefeito? O que dirá este cidadão sobre esta aliança espúria com o PMDB. Há, dirão alguns, mas isto não tem nada ver com planos de governo. 

Eu digo, tem muito a ver sim senhores , Então você quer construir um edifício de vinte andares em plena beira da praia  e não leva em conta a segurança? Não avalia a firmeza das bases?Constrói sobre areia e quer firmeza? É a mesma coisa. Estamos todos nós desejosos por uma mudança, estamos todos esperando por novos projetos, novas ideias e reunimos quem para debater novos rumos? Marcelo Machado, Ballin, Paulo Borges, Ibanor, e Dr.Lourenço (leia-se Scopel) Mas, senhor, todos estes personagens já estiveram no comando do município tiveram sua vez,não fizeram nada daquilo que agora aparece novamente em seus programas. Alguns defendem estes tais debates como uma forma de o eleitor poder conhecer melhor o seu candidato, daí pergunto, e nos pobre povo sapucaiense, será que ainda não os conhecemos suficientemente? 

Eles são todos repetecos, a única coisa que mudou nestes últimos quatro anos foram às marcas do tempo, ficaram carecas,criaram rugas,enganaram,mentiram, trapacearam. Viram no dia a dia as pessoas reclamando sofrendo exigindo e davam risadas. Tudo o que será dito logo mais na TVE, é puro simbolismo. Levante a voz aquele que viu um candidato eleito cumprir o seu plano de governo de cabo a rabo. Estes debates são utopias, não representam muito menos, acrescentam alguma coisa no cotidiano. É apenas uma troca de ideias, entre postulantes a um determinado cargo, onde todos tem em comum o pseudo conhecimento, bem como as soluções para uma administração mais coerente. Ali, frente às câmeras, são todos anjinhos, sorrisos, abraços, tapinhas nas costas. Mas no íntimo, nas pastas, na cabeça mil e uma conjeturas sobre como derrubar o oponente. Sabem o que eu gostaria de Assis tir, daí eu até iria a pé? 

A um debate serio onde os debatedores mostrassem suas verdadeiras caras, não aquela de bom samaritano, de inteligente, de educado. Não, eu queria que mostrassem as entranhas de seus atos quando governo, as pressões, os desencantos, as traições, as chantagens o dinheiro que corre por detrás de uma candidatura que vai continuar existindo apenas para tirar votos, e logo ali, vai receber o pagamento com um cargo, uma secretaria, uma diretoria. Aliás, aqui vale uma pergunta básica, e gostaria muito que alguém respondesse: O que você faria se soubesse que o teu candidato, aquele cara por quem você deixa a família e os amigos, que você carrega no peito, no carro, coloca plaquinha no portão, o que você faria se soubesse quer ele estaria de conchavo, com outro mais forte, que estaria recebendo inclusive dinheiro, para apenas tirar votos e atrapalhar, e que na verdade este mesmo candidato já estaria com cargos acertados numa possível eleição do candidato mais forte? 

Isto com certeza não vai rolar na TVE, no debate. Mas, são coisas que já aconteceram, noutros tempos e que tem tudo para acontecer novamente. Tenho pena destas pessoas de bem, que acreditam, participam, se desdobram acreditando numa coisa, quando a realidade é bem diferente. Portanto amigo eleitor, caso teu candidato se mostre muito diferente dos outros, não critica ninguém, não acusa, não reprova e fica só de olheiro, cuidado, ai pode ter cartas marcadas, e o bobo não é ele não. É você. 

terça-feira, 4 de setembro de 2012




A hora.
Pois, hoje me impregnei do espírito do meu velho caudilho Leonel Brizola, e vou chutar o pau da barraca. Não consigo entender, juro por DEUS, que nãoconsigo, como é que um povo ordeiro, pacato, trabalhador, sofrido como este nosso aqui da cidade se deixe influenciar tão facilmente por esta plêiade de cidadãos sem o menor escrúpulo. As mentiras, as falsidades, os falsos apoios,as benesses, os trabalhos desenvolvidos por alguns destes mercadores de ilusões beira as raias do idiotismo Querem ver alguns exemplos? Vamos lá. O candidato do PDT, o Sr. Vice prefeito, está até hoje sentado na cadeira administrando com o Sr .Ballin toda esta desorganização na cidade. Ele sabia desde o início do mandato de que o prefeito seria refém dos bandalhos do PMDB e de outros nanicos. 

E eu provo o que estou dizendo. Quando assumiram (Ballin e Ibanor) pedi ao então vice prefeito uma reunião com a executiva do PDT com o senhor prefeito (eu era secretário executivo do PDT, e homem da mais alta confiança do presidente, a ponto de substituí-lo em muitas reuniões) pois estavam havendo muitos disque disques  eu queria botar um ponto final naquilo. Foi exatamente durante esta reunião que coloquei aos eleitos uma carta, mostrando  a maneira pela qual eles poderiam governar sim, sem as interferências malignas dos partidos e vereadores oportunistas (esta carta foi publicada no blog)que haviam se elegido. A resposta do Sr. Selvino foi como uma bomba: Jaí, disse ele, nós não podemos fazer isto, senão os vereadores vão cassar o prefeito. Insisti. Mas como, isto não é fácil assim, para ser cassado tem que haver alguma coisa muito séria. Se existe alguma coisa diga o que é. Silencio, o Ballin e o Selvino se olharam com uma cara de gatos escaldados, e mudaram o assunto. Alí, eu já tremi nas bases. 

Tinha alguma coisa muito seria e nos todos da coligação estávamos sendo de certa forma, enganados. O Sr. Ibanor estava presente, não só ele como toda a executiva da época. Mas estranhamente fui o único que me manifestei. Ora, aos primeiros dias do governo o prefeito deu a letra do que seria seu mandato, um grande mercado persa, onde quem menos era ouvido, quem menos mandava era justamente o o prefeito e seu vice. Não havia cargos suficientes, todos queriam um pedaço do bolo, principalmente aqueles ligados aos partidos que sequer fizeram parte da coligação, tais como PTB,PMDB e toda aquela gama de anões que costumam orbitar na volta dos grandes para comer o farelo que cai da mesa. Teve candidatos (destes anões) que com trinta votos ganhou uma diretoria. Qual seria a reação de um gabinete de vice-prefeito ao ver que o plano de governo foi para o brejo? No mínimo ficar de alerta, afinal o que está em jogo não é só o mandato, tem a historia, tem a bandeira da sigla.

 Mas a sede dos cargos parece ter ofuscado os olhos da  maioria, apesar de poucos cargos (apenas uma secretaria – Madalena) todos se acomodaram e só a seis meses do termino do mandato parece ter caído a ficha. Mas, eu não engulo esta baboseira, não o Sr. Vice prefeito bem como a secretaria, e o diretor biônico só se rebelaram por que o escolhido para tentar a reeleição foi justamente o maior algoz, o homem que manteve o rabo da atual administração preso a grilhões, e cargos para si e para sua família. Nesta fuzarca toda em que transformaram a cidade, todos são culpados, quem participou deste mandato de escravos, é conivente pela sujeira, pelos buracos, pela falta de segurança, pelo mau atendimento nos postos, pela falta de medicamentos, de médicos, principalmente por tudo aquilo que constava no programa e foi esquecido. 

Agora aparecem os bons samaritanos, como a ilustre secretária Madalena, se panfleto apresenta números surpreendentes acredito mesmo que se todas aquelas pessoas votarem nela ela seria eleita deputada federal. Mas, gente, tudo aquilo são programas do governo federal, verba do governo federal, coisa carimbada. Por mais de uma vez tentamos uma ajuda para a USAPEN da qual eu era presidente. Pediram um projeto, fiz o projeto, pediram explicações, damos as explicações, ia do gabinete do prefeito Selvino para o gabinete de prefeito Ballin, voltava para o gabinete do vice, pediam parecer para a secretaria Madalena, ela dava o parecer e tudo voltava ao trajeto anterior. Resultado, não conseguimos NADA. Então fica provada a teoria de que todos estes programas alardeados como conquista pela secretária não passam de programas já constantes do governo federal, pois aquilo que depende de intervenção pessoal, não saí do  papel. Fica aqui registrado o meu protesto. 

Como alguém que estava junto nesta desordem, pode aparecer como candidato com uma nova ordem? Com novos projetos? Porque, todos estes que ai estão agora não fizeram toda esta briga quando os fisiologistas dos vereadores começaram a chantagear em busca de cargos? E a executiva do PDT, onde estavam os senhores, dormiram durante quatro anos? Só acordaram agora na hora de pedir votos? Falta de corajem? Falta de vontade? Falta de iniciativa? Dá para creditar em alguém? Decididamente NÃO.