sexta-feira, 15 de março de 2013

Sou Brasileiro




Está cada vez mais difícil bater no peito e dizer; eu sou brasileiro com muito orgulho. Nosso orgulho vai decrescendo na proporção em que as nulidades se transformam em doutores. Nosso sentimento de brasilidade vai se desmanchando na medida em que a gente sente que ser brasileiro é somente sinônimo de alienado, desligado, tolo. A imagem vendida lá fora da conta de um país fictício, onde tudo corre legalmente, onde não existem problemas graves a serem resolvidos e os que existem são apenas banalidades, coisas sem a mínima importância. Aos outros povos eles podem esconder nossas realidades, mas, aos nossos olhos ficam claros e evidentes todos os desmandos da classe política, os desaforos, os deboches, as falcatruas das quais somo vítima no dia a dia. 

Existem correntes divergentes quanto ao sistema político que governa um país, para uns o melhor é uma ditadura, para outros é a democracia. Parece que o que menos importa neste jogo de palavras é o sistema a ser aplicado. O povo brasileiro está carente, somos carentes de honestidade,de ética,de respeito e principalmente estamos carentes de políticos que tenham interesse em legislar, criar leis que contemplem o povo e não só a si próprios. O congresso brasileiro de todos do mundo seja talvez o mais promíscuo, o mais volúvel quanto as questões que envolvem a vida do povo desta nação. Um congresso onde o presidente do senado federal é levado por uma minoria de correligionários, conhecedores de todas a suas mazelas, e que mesmo assim concedem a um cidadão com um ficha imunda o controle de uma das casa mais importantes. Um congresso que só se movimenta alimentado por cargos, por emendas, por conchavos, não pode ser considerado legítimo. 

Como ter orgulho em ser brasileiro se sabe que desde a mais pobre prefeitura ao mais luxuoso palacete todas as demandas somente caminham graças aos acordos, e as ameaças de boicote? Como acreditar num sistema político onde os eleitos não passam de fantoches, movidos por cordões mágicos por engrenagens azeitadas pela corrupção? Como acreditar num país onde as regras da justiça servem mais para condenar negros, pobres e prostitutas? Que condenam assassinos e ladrões a trinta, quarenta, cinquenta, duzentos anos de prisão quando se sabe que estas “prisões” são na realidade apartamentos com toso os confortos, com liberdade para receber visitas íntimas, fazer farras e onde se cumpre quando muito, oito anos de cadeia? Como acreditar num país onde o povo já está exausto de sair as ruas pedindo paz, e o que recebe é só promessas? Onde para chamar a atenção de algumas autoridades é preciso repetir mais de dez vezes uma correspondência, e quando resolvem atender somente o fazem para acalmar a opinião pública e mais ainda para tentar calar a boca daqueles que insistem em cobras soluções?

Como acreditar num país que dá exemplos claros que hoje vale mais agitar uma bandeirinha do que enfrentar os bancos de uma universidade? Onde um cara que corre atrás de uma bola ganha dez ou vinte vezes mais do que um pesquisador? Onde um cara que jamais leu um livro, seja agraciado com a mais alta comenda da Academia Brasileira de Letras?Como acreditar num país onde o assassino, desde que tenha dinheiro e possa pagar um bom advogado vira vítima, e transforma a vítima em assassino mesmo já estando morta? Este é o Brasil real que as pessoas lá fora devem conhecer. Estas são algumas verdades que os nossos representantes não contam, que a grande mídia esconde. 

Este é o país que vai sediar uma copa do mundo de futebol, mas muito de seus filhos morrem a míngua, comem lixo, vivem como animais e ainda vão pagar com o seu suor os bilhões que entrarão para as contas de empresários,políticos,lobistas,construtoras governadores,prefeitos,vereadores tudo por conta da farra com a tal Copa dos alienados.Este é o Brasil que vergonhosamente temos que mostrar.


Nenhum comentário: