quarta-feira, 10 de abril de 2013

Denúncia




Fazem, já alguns anos que pesquiso, em jornais, internet, TV inclusive em estatísticas de outros estados a situação da saúde, do tratamento que é dado aos pacientes que buscam a cura para o sofrimento. E chego a conclusão terrível, estamos sendo massacrados, em todos os sentidos. Fico imaginando o que é que passa pela cabeça de algumas autoridades quando o assunto é saúde. Sempre que organizava, e ou participava como convidado nas palestras sobre prevenção de acidentes (CIPAS) gostava de dar ênfase para um dado que a meu ver era primordial; o maior investimento que uma empresa possui, independentemente da tecnologia usada é o seu quadro funcional, são as pessoas. Nada é mais importante do que contar com pessoas, com colaboradores, trabalhando, executando suas tarefas com disposição. Ganham os patrões, os empregados, ganham todos. Assim, também deveria ser em comunidade, acima de obras, gigantescas, prédios luxuosos e tantas outras futilidades a saúde das pessoas deveria ser uma bandeira a ser defendida com unhas e dentes. Um povo saudável, vai produzir mais, vai colaborar mais, vai criticar menos, pois estará seguro. 

Porque será que é tão difícil para algumas cabeças retrogradas destes políticos colocar como metas principais o bem estar de toda uma comunidade, e não apenas para meia dúzia de apadrinhados? Em termos de saúde pública o nosso país está cometendo um verdadeiro genocídio, é só acompanhar, não só nos jornais daqui da cidade e do estado, mas de outros estados e municípios, principalmente do nordeste brasileiro os altos índices de mortalidade por falta de condições, falta de médicos, de hospitais, leitos hospitalares, burocracia idiota, imposições ridículas, má vontade, desrespeito para com a vida humana.A medicina nunca como agora foi tão vilipendiada,salvo poucas e raríssimas exceções, o paciente é analisado antes pelo seu plano de saúde. Eu duvido, e desafio a alguém que prove o contrário; que uma consulta pelo SUS, por profissional credenciado, tenha a mesma qualidade o mesmo interesse a mesma dedicação de uma consulta particular. 

Você acredita que o empenho, e as técnicas de um profissional que executam uma cesárea pelo SUS, por exemplo, sejam as mesmas de uma cesárea particular? Só para conhecimento, particular deve girar em torno de RS 2.700,00 s ou mais, já pelo SUS o profissional vai receber pouco mais de RS.600,00. Provas do pouco caso e do desinteresse são algumas perícias do INSS. E nós, o que fazemos? Saímos às ruas,gritamos,imploramos pedimos justiça, mas, nem mesmo a justiça hoje é respeitada neste país de alienados. Um juiz determina uma internação, e os hospitais declaram que os juízes não sabem o que está acontecendo, e não acatam a ordem. Se, isto acontece com quem tem em mãos uma ordem judicial imaginem o pobre que adentra um posto de saúde, um hospital, com baixa hospitalar do SUS? Aliás, não esqueço de um fato acontecido quando trabalhava na Secretaria. Assistência Social (governo do Guilhermino Proença). Uma senhora procurou a secretaria, pedindo uma consulta, no hospital, pois o filho ainda nenê chorava, e se recusa a se alimentar. Foi concedida a consulta. A senhora se dirigiu até o local e pouco depois apareceu de volta a secretaria com um receita médica indicando “leite de magnésia”. Estranhei e perguntei se ela havia sido atendida por médico, ou aquilo era coisa de enfermeira. A resposta; o médico não consultou, disse que o caso era perdido que tanto fazia o que receitar, a criança iria morrer mesmo.

Saí com a mãe e voltamos ao hospital. Entrei na sala do “tal doutor” e perguntei se aquilo era procedimento normal. O “doutor” um guri debochado e arrogante confirmou tudo. Chamei duas testemunhas, e ele arrogantemente confirmou e ainda me ameaçou. Conclusão; denunciei “aquilo” ao CREMERS, o  profissional sumiu da vista, foi fazer mandinga em outro terreiro. Nosso povo está ressabiado, tem medo de enfrentar certas máfias (a medicina é uma delas) se encolhe,prefere sair as ruas, com faixas e cartazes, isto não causa mais nenhum desconforto nestes caras. Fazer grupos, reuniões, fundar associações, isto já não leva a nada por que qualquer tipo de enfrentamento vai cair nas mãos da justiça e daí adeus Tia Chica. Vejam o caso dos condenados no Mensalão, vejam os condenados e investigados ocupando cargos públicos, vejam os casos de corrupção, de juízes envolvidos em vendas de sentenças, de advogados corruptos, de médicos envolvidos em abusos contra pacientes, de médicos assassinos, vejam prefeitos, secretários, vereadores envolvidos em fraudes milionárias, muitas destas fraudes em dinheiro enviado para a saúde. Prender um operário que rouba um pão no supermercado para matar a fome isto eles fazem e muito bem. Agora, pescar os tubarões, os grandes ladrões , livrar o povo brasileiro destes assassinos, a isto ninguém se arrisca. 

Nenhum comentário: