sexta-feira, 5 de abril de 2013

Ser livre.



Outro dia, falando com um amigo, ele me dizia: ainda bem que temos muitos problemas é verdade, mas, somos um povo livre. Aquilo não saiu da minha cabeça estas duas palavrinhas tão fáceis de pronunciar e redigir, na verdade encerram tantas indagações, que me fizeram pensar por algumas horas. Afinal, o que é ser livre? Ser livre, para mim é poder passear num domingo com a família num parque, conversar com amigos sem a preocupação se estou ou não sendo vigiado. Ser livre é poder ir ao cinema,ao teatro estacionar o carro a beira da calçada sem ser importunado por alguém que a todo o momento vem cobrar de você por estar ocupando um espaço público, ou seja, que lhe pertence, afinal você paga impostos. Ser livre é não sentir-se vigiado por mil câmeras, ser livre é viver sem grades, sem seguranças a volta, sem escolta armada, sem balas perdidas, sem tóxicos, vícios, drogas. Ser livre é poder estudar, progredir, trabalhar sem me preocupar com pagar impostos, taxas, contribuições. Ser livre é viver o dia a dia sem ter que provar a cada momento que sou honesto, é poder ir ao supermercado sem ser seguido por seguranças. Ser livre é poder ter o direito de assistir bons programas, saber que não estou sendo manuseado, induzido, orientado a consumir, prostituir, mal educar, corromper, ser enganado por autoridades. Ser livre é ter o direito de pagar tributos e receber em troca tudo aquilo que você acredita estar pagando, ou seja, segurança, saúde, emprego, moradia digna, dignidade. Ser livre é não ter que preocupar-me com quanto vai custar a minha sobrevivência no amanhã, se vai ter leito no hospital se o médico vai ter tempo para mim, se o medicamento vai enfim me libertar das minhas dores ou se vai apenas me remediar. Ser livre é não ver tanta gente sofrendo para amainar a fome, e conviver com tanta miséria, com tantos vilipêndios. Ser livre é saber que meu trabalho vai ser remunerado na proporção daquilo que produzi, e não daquilo que meu padrinho pediu para me pagarem. Ser livre é conviver no dia a dia com amigos, e parceiros de trabalho, sinceros, honestos. Com pessoas que não me sigam para empurrar-me escada abaixo, que sobem graças ao sofrimento de outrem. Ser livre é poder deitar a cabeça no travesseiro e não me preocupar com a dúvida se serei ou não a próxima vítima. Ser livre é ter a certeza de que tudo aquilo que adquiri, com o suor do meu rosto e fruto do meu trabalho me pertence, e ninguém vai levá-lo. Ser livre seria poder bater no peito e gritar ao mundo que estou construindo um país melhor para meus filhos e irmãos, que as riquezas acumuladas aqui pertencem a todos e não apenas para alguns. E daí, você é livre?

Nenhum comentário: