domingo, 19 de julho de 2009

O poder dos blogs na conjuntura atual

A postagem dos sábados
Por Alda Inacio

Um blog parece nada, é apenas um espaço na Internet que muitos evitam,porque vêem erros de toda espécie nos blogs. Erro de ortografia, que existe sim, e interpretação pessoal dos fatos, o que soa as vezes um pouco petulante. Na verdade o que se passa é que nós nos acostumamos a ler jornais, a ouvir a TV e achar que eles são os donos da verdade. Não nos importamos em descobrir qual a ideologia dos donos do jornal e da TV, para engolirmos as notícias. Pegamos por alto tudo que nos passam. Fazemos com a TV e jornais como ao pegar um livro e ir direto ler a história. O certo seria ler a vida do autor, a data da publicação e tentarmos compreender um pouquinho da vivência deste autor, para assim compreender as conotações de seu texto. Este texto pode vir repleto de vivência do autor na época em que escreveu o livro e de bagagem de vida própria do autor. Em posse destas informações, faríamos uma leitura mais rica desta obra.

Nos blogs a notícia é imediata, o autor está ali presente, ele fala da atualidade, ou de sua bagagem de vida, você logo sabe do que ele está falando. Você passa a ser leitor assíduo ou nunca mais volta, dependendo dos pontos de vista do autor em relação à sua maneira de ver a vida. Tem blog de tudo, para todo o tipo de gosto e em todos os formatos. E, pouco a pouco o blog tem sido citado na mídia como fonte cada vez mais confiável de notícias, porque no blog a notícia é dada sem imposição dos chefes lá do alto. O autor é livre para expressar a notícia como ele a conceber e por terem esta liberdade de expressão é que os blogs acabam por serem preciosos e de aberta concorrência para com a mídia autorizada.
Deixo este texto para falar a vocês da alegria de ser blogueira e poder criticar as falcatruas do poder político brasileiro e quando vejo cliques do Senado, Câmera e outros no meu blog, sinto que ele incomoda.
Grande abraço desde a Bélgica.

Nenhum comentário: