quarta-feira, 29 de julho de 2009

Para onde?

Para onde ?

Para onde caminha o nosso Brasil gente. Sinceramente. me apavoro quando penso no país que estou deixando para meus filhos. E olha que os meus herdeiros já estão bem crescidos, um é advogado e a moça é estudante de jornalismo. Mas, e aqueles pais que ainda embalam no colo seus filhos pequeninos, vão dizer o quê para os seus, quando estes se depararem com este mundo virado de pernas para o ar.

Não, não me rotulem de negativista, pessimista, ou seja, lá mais o que, na verdade faço parte daquela parcela mínima da sociedade que conseguiu sobreviver sem roubar, sem trapaças, sem cargo político, sem diárias, sem viagens e sem me deixar contaminar pela programação de nossas mídias. Você, que lê este artigo, já parou para pensar no que transformaram o nosso mundo? Antigamente as mortes em grande escala só aconteciam em guerras, as grandes epidemias aconteciam porque a medicina ainda engatinhava, e matar alguém na via pública era motivo para execução pelo estado.

Antigamente a fome matava, pelo fato de a produção de alimentos não atender a demanda, hoje, apesar de toda a tecnologia, crianças se alimentam de lixo, comem restos, disputam migalhas com os animais, e a gente assiste a tudo impassível, anestesiado. Existe até aqueles que viram a cara, ou trocam de canal para continuar alheios, se acovardando diante de uma realidade que logo ali poderá, transformar seu próprio filho em mais uma vítima, não apenas da fome ,mas, com as drogas.

Hoje, se chega à triste conclusão de que a vida não vale nada mais do que alguns centavos. Mata-se por um par de tenis , por um boné, por um par de chinelos, e tudo acaba nas paginas de um jornal como mera estatística. Arrecadamos bilhões em impostos, mas tudo escorre pelos ralos da corrupção, do roubo, da agiotagem. A ética, a moral, a dignidade, a honestidade, viraram apenas vocábulos esquecidos, meros adjetivos fantasiosos. A sociedade humana está doente, o câncer da corrupção já tomou conta de todos os setores. Nossas famílias são diariamente bombardeadas pelas mídias, com verdadeiros absurdos, que a pretexto de entretenimento fazem apologia, a traição, ao sexo, ao crime e aos vícios.

E, eu você e todos, confortavelmente sentados na sala de nossa casa, aproveitamos o intervalo dos comerciais para criticar os Sarney’s da vida. Como se não tivéssemos nada com isto, como se não tivéssemos sido nos mesmos os culpados desta gente estar onde está.

Por isto a pergunta: Para onde estamos levando o nosso Brasil? Ou mudamos, ou nos empurram para o abismo. 29/07/2009

Nenhum comentário: