terça-feira, 27 de abril de 2010

Conselhos Tutelares

O advento do Estatuto da Criança e do Adolecente, proporcionou uma nova visão no trato dos problema relacionados com a nossa juventude. No rastro desta importante lei, surgiram os Conselhos Tutelares, que nada mais são do que braços legais, no amparo, orientação, encaminhamento das questões pertinentes.
Tudo muito certo, tudo muito justo não fossem as interferencias políticas na escolha e indicação das pessoas que disputam uma vaga nestes conselhos. Como todos os conselhos, este também corre o risco de cair no descredito, pois que agora as siglas políticas se arvoram em indicar seus preferidos. Ora, justamente quem nunca deveria interferir, é que desponta como o mais provável provedor de conselheiros.
Os Conselhos Tutelares, pela estrutura, pela logística, e pelo apoio incondicional das autoridades responsáveis teriam tudo para atuar com imparcialidade, e justiça nos casos em que são chamados. Porém correm o risco de cair no ostracismo das decisões políticas, dos jogos de empurra, tão conhecidos da política, uma vez que a maioria de seus conselheiros~em sua maioria são cabos eleitorais, sem o mínimo conhecimento do Estatuto da Criança e do Adolescente.
É uma lástima que assim aconteça, pois conselhos, soam como sinonimo de burocracia, lentidão e ineficiencia, principalmente quando entra em jogo a política.

Um comentário:

Lucas Moura disse...

Interessante sua opnião.
Eu estava pensando em realizar umd ebate com os candidatos a conselheiro tutelas, fazer-lhes algumas perguntas do ECA(Estatuto da criança e do adolescente).
O que você acha disso?