quinta-feira, 29 de novembro de 2012


Da serie Personagens.
“Seu Estevão.”
Minha cidade teve inúmeros personagens típicos, os quais, na medida do possível, vou retratar aqui neste espaço. Dias atrás falei sobre o Gastão, hoje quero dedicar algumas linhas sobre um personagem não menos importante, o qual muitos dos leitores e seguidores deste blog vão lembrar-se, o Velho Estevão. Estevão Flores de Vargas. Homem influente na política do seu tempo, trabalhista, ex-secretário, ex-diretor na prefeitura Municipal de Sapucaia do Sul. Mas, a faceta que quero registrar tem algo a ver com a minha amizade com seus filhos, Estevão  Romagueira, o Caroço, bem como logicamente com a família do Seu Estevão. O Estevão (filho ) era entendido em eletroeletrônica (Um mestre) e tudo aquilo que havia para consertar eu levava par o Estevão. Estudávamos juntos ali no Grupo Escolar da Praça. 

Eles possuíam um velho Ford, um caminhãozinho para fretes, velho, mas, que funcionava bem, é bem verdade que a gente tinha que calçar a alavanca de câmbio com um pedaço de pau para não “soltar”, mas, o resto funcionava perfeitamente bem. Eu, era o companheiro do Estevão, para alguns fretes, porém o que mais gostava era quando fazíamos propagandas com o som no carro. Um velho amplificador, RGE valvulado, um adaptador para baterias um microfone acoplado e lá íamos nós pelas ruas empoeiradas da cidade a fazer propaganda dos bailes no salão Estrela do Sul. Vamos atualizar os dados, o Salão de bailes havia sido alugado pelo Seu Estevão, para bailes em fins de semana, estava situado onde é atualmente o Clube Comercial, ali na Rua Estácio de Sá. Nos fins de semana antes dos bailes costumávamos fazer propaganda do comercio ao redor do clube, pelos serviços de alto falantes, e, é claro convidando as pessoas para as festividades. 

O Seu Estevão, era um político importante na época, trabalhista ferrenho foi contatado para organizar a festa de recepção ao então vice presidente João Goulart, a caravana, em visita pelo vale dos sinos deveria fazer uma pequena parada ali na praça General Freitas no centro da cidade,após seguiria para a capital.O local escolhido foi bem em frente a praça ( o local tinha mais espaço) e o palanque foi montado bem em frente(na calçada) numa loja existente na época(depois passou a ser ocupada pela Relojoaria Silva.) Ficamos,(eu e o Estevão)incumbidos de montar os apetrechos de som, bem como ficar responsáveis pelo liga/desliga do microfone, já que era para ser um ato rápido devido aos compromissos do Jango. O povo lotou a praça, um calorão insuportável, eu e meu amigo ficamos do lado de dentro da sala, bem na janela, como o palanque era um pouco mais alto do que o meio da janela, podíamos ver apenas as pernas das pessoas que estavam sobre o palanque, com as mãos o Seu Estevão fazia o sinal para ligar, dar volume ou desligar os microfones. 

Por fim, lá junto  a Ferragem do Seu Darci,(onde hoje é o túnel) aparece o carro das autoridades,foguetes rojões, bandeirinhas (todas aquelas frescuras tradicionais). O palanque ficou superlotado. O primeiro orador a dar as boas vindas foi o prefeito Sr. João Batista de Oliveira, já avisado, disse meia dúzia de palavras e passou o microfone para o Jango (vice presidente) que também, naquelas alturas de saco cheio,deu o recado. Foi quando o Seu Estevão pegou o microfone e começou a falar, um minuto, dois, três, e nada do homem finalizar, foi quando o vereador Pedro Martins(único presente) resolveu “sinalizar” para o orador que a coisa estava demorando muito, e tascou um beliscão na bunda do Seu Estevão, por sua vez o político empolgado com a fala, esqueceu de pedir o desligamento do microfone e lascou: Que merda Pedro pare de beliscar a minha bunda cara; Gargalhadas geral, no palanque sorrisos amarelos, cabeças balançando, mas o velho Estevão, que de bobo não tinha nada, arrematou; eu só queria fazer este povo todo mostrar a alegria de conhecer o nosso vice presidente, e um piada sempre vem bem. Foi aplaudidíssimo. 

Seu Estevão já é falecido.Deixou sua marca em muitas melhorias feitas principalmente no Cemitério da Primor onde foi administrador por muitos anos.

Nenhum comentário: