quinta-feira, 22 de novembro de 2012


PEC n. 37/2011
Enquanto nós pobres indigentes políticos tupiniquins nos preocupamos com a violência, com o salário do Luxa, com a inauguração da Arena, e com os fiascos do Colorado, muitas coisas acontecem por debaixo dos panos dos tapetes sujos e enlameados do nosso Congresso Nacional. Digo isto, baseado na simples informação de que já existe quase um consenso sobre a aprovação da PEC. N 37/2011 da Câmara dos Deputados, por meio da qual, a pretexto de definir a competência para a investigação criminal por parte da Policia Judiciária ( Polícia Federal e Polícia Civil) acrescenta dispositivo constitucional tornando exclusiva daquelas instituições policiais  o poder de realizar investigações criminais. Ora, se levada a sério esta proposta pelos nossos digníssimos deputados e senadores da republica dos “bananas”, fica caracterizado oficialmente que estas pessoas estão cada vez mais apostando que bater na nossa cara não dá em nada mesmo. 

Enquanto no Brasil inteiro(brasileiros e brasileiras honestas) se debruçam sobre temas importantes que buscam frear esta vergonhosa onda de escândalos envolvendo as classes políticas como compra de votos, desvios, roubos, acobertamento de empreiteiras, depósitos milionários em campanhas eleitorais, nossos parlamentares seguem o caminho inverso, propondo alternativas que buscam salvaguardar exatamente a impunidade deles próprios, os salafrários do poder. Porque escrevo isso; é notória e sabida a atuação do ministério público através de seus membros na apuração de denúncias envolvendo estas corjas. Muitas atividades, desonestas só vieram a público porque justamente o MP busca a transparência dos seus atos, não olhando a cara muito menos a importância de quem está por detrás das sujeiras investigadas. E é isto que está incomodando esta gente. 

Querem a todo o custo empurrar para as hostes das polícias civil e Federal as responsabilidades de investigação destes desmandos. Fica fácil imaginar o porque de tantos medos Ninguém ignora, agora mais ainda, com o julgamento do mensalão, a ingerência que corre por debaixo das escrivaninhas, de políticos,juízes,advogados, e ministros do Supremo.Largar processos nas mãos das polícias é o mesmo que lacrá-los até os fins dos tempos em local de onde jamais serão recuperados, até caírem no esquecimento,até prescreverem. O MP já não se contenta em investigar, ele busca a aplicação da lei, a punição dos culpados, independentemente do tamanho do figurão. É isto que nossos políticos, deputados e senadores , temem. Deputados e senadores que custam muito caro por sinal para um Brasil pobre e miseravelmente desigual para com seu povo.

Sempre foi assim, parece que faltam aos nossos administradores públicos o senso do ridículo, falta-lhes massa encefálica para perceberem os tantos e tão graves problemas muito mais importantes que estão afetando a vida do povo brasileiro. E fica pior ainda quando observamos as atitudes de alguns de nossos homens da lei alguns de nossos ministros da mais alta corte quando mesmo considerados suspeitos, aceitam participar de julgamentos pois sabem, que acima da ética e do bom senso estão os favores devidos a quem os indicou. Daí a pergunta: dá para confiar em gente deste quilate?Será que o julgamento de um corrupto político, como agora estão sendo, os réus do mensalão, terão realmente as penas observadas? E aqui vale lembrar as atuações de ministros como “Tofoli”, e “Levandowski” . São fatos desta natureza que nos levam a reavaliar nossos conceitos sobre a classe política deste país. Muito mais importante do que decidir quem ou como deve devem ser investigados os corruptos e debruçarem-se 

Câmara e Senado sobre assuntos como a seca que mata no nordeste, na violência desenfreada que consome milhares de vidas por anos neste país. Na situação caótica da saúde pública, da falta de leito em hospitais, da falta de verbas para a total remodelação no atendimento as doenças endêmicas que afetam as classes menos favorecidos. Deveriam, estes senhores se preocuparem com os milhares de brasileiros que sobrevivem da cata de lixo, morando debaixo de pontes, ou nas faixas de domínio ao lado de rodovias hoje consideradas verdadeiros corredores da morte. 

Mas, não nosso Congresso de homens e mulheres de ouro prefere muito mais comodamente alterar a constituição com propostas que visam muito mais proteger os próprios rabos.

Nenhum comentário: