segunda-feira, 19 de março de 2012

Licitações


A programação da TV aberta é muito instável. Nunca teremos como saber o que é tendencioso ou não. Ontem o "Fantástico" apresentou as várias faces das falcatruas que acontecem nas tais licitações. Vai aparecer alguém e dizer: Não tenho nada com isto. Não é bem assim, temos muito a ver com todas estas barbaridades que acontecem, e por várias razões.A principal, e a mais constrangedora, é que estão botando a mão em parcelas consideráveis de recursos, que logo ali farão falta em projetos que poderão beneficiar toda uma comunidade. E não se diga que não existam formas de controle efetivo destas roubalheiras, esta desculpa não funciona. O simples fato de uma rede de TV ter conseguido autorização para “infiltrar” alguém num posto chave, filmar,gravar, documentar tais atos ilícitos já basta para comprovar que toda esta corrupção pode sim ter fim. A pergunta que todo brasileiro deve estar fazendo neste momento é: Porque a Polícia Federal não faz o mesmo tipo de procedimento? Há, vai dizer alguém, é ilegal, não pode, o judiciário não aceita como prova. Mas roubar descaradamente é legal? Corromper e ser corrompido pode? Isto o Judiciário aceita? Conclui-se, portanto, que na verdade tudo isto ainda acontece porque existe conivência com autoridades que aceitam meios fraudulentos de se conseguir dinheiro fácil. Daí, partem muitas premissas como financiamento de campanhas,compra de armamentos,caixas dois, etc.. Até porque o dinheiro só é sujo até a hora em que é lavado, e devidamente encaixado numa conta. A partir daí o caminho está aberto. Da forma como foi mostrado ontem, e se levado em conta que aquilo acontece em todos os níveis, em quase todas as cidades brasileiras, a conta chega a cifras bilionárias. Ai volto a perguntar: Temos ou não, algo a ver com isto? Claro que temos talvez as verbas que tanto exigimos para mais saúde, mais segurança, mais empregos, melhores estradas para escoamento da produção sejam exatamente aquelas que alguns safados estão colocando em suas contas. Mas, em nosso país impera o reino do “faz de contas”. Nada se investiga com profundidade se existe a possibilidade de que alguém mais graúdo possa ter algum dedo envolvido. O rito então é seguido ao pé da letra,investigações de meia tigela, provas somem como por encanto, testemunhas trocam de versões, o tempo passa, cai no esquecimento, mergulha para o fundo de uma gaveta, para nunca mais voltar a tona. Culpa do sistema?Com certeza. A sociedade é gerenciada pelas leis emanadas dos nossos poderes legitimamente constituídos, entre eles câmara e senado. Se, compete a eles fazerem leis que melhorem a fiscalização, que punam os ladrões, também é de nossa competência exigir de todo o conjunto, que estas leis sejam cumpridas.

Já aqui na cidade parece que tudo corre as mil maravilhas.Nas tirinhas malditas as mesmas besteiras de sempre, o Tita, a Vó Madalena com os mesmos avisos. Mas, não é bem assim não gente,a cidade está entregue aos buracos, e ao pó. As siglas já se degladiam em acordos,conchavos,acertos, visando 2012. O lixo pelas ruas parece que ficará para os últimos meses (setembro e outubro) quando todos os CCs, sem utilização saem das tocas e pegam uma vassoura para dar uma arrumada na casa.

O meu partido agora ataca na TV, tentando passar a imagem de moço bom, todas as pessoas que estão trabalhando devem acender uma vela para o Lupi. Balela, engôdo não fez nada a ainda saiu com suspeitas sobre o lombo. Aqui, parece que o presidente da executiva foi mais uma vez emprenhado pelo ouvido, acredita o coitado que existe chance de uma candidatura própria. Houvesse dado ouvidos seu Ibanor, hoje o sr. seria o candidato natural, mas não, preferiu romper com quem lhe apoiava para buscar ajuda e aceitar conselhos de aspones burros e incopetentes. Vai amargar uma derrota homérica,o PDT, sai da vice prefeitura carregado num caixão, e tomara que os eternos pucha sacos tenham pelo menos a ombridade de segurarem nas alças.

Retirar os crucifixos dos locais públicos por conta de uma bando de gays,lesbicas e outras coisas é no mínimo estar com um pé no outro lado. Pois esta decisão foi tomada por uma meia dúzia de "inteligentes" em detrimento de uma maioria que pensa diferente. Juíz que eventualmente tenha obedecido a ordem, no mínimo está com medo de que Jesus não concorde com alguma sentença.

Boa segunda feira.


Nenhum comentário: