quarta-feira, 8 de agosto de 2012


As encruzilhadas.
Mais uma vez a população de Sapucaia tem pela frente um dilema a resolver. Escolher alguém, dentre os cinco candidatos, nos quais vislumbre qualidades de liderança, de capacidade para dar um novo rumo a esta cidade. Já está mais do que provado que promessas, e planos mirabolantes não resolvem nada. A atual administração prometeu uma nova vida para Sapucaia do Sul, e quem realmente ganhou uma nova vida foram os apadrinhados do prefeito, dos vereadores, e de alguns aspones que vieram a peso de ouro de outros municípios. Alguns inclusive respondendo a processos em suas cidades de origem. 

A verdade é que com ou sem grandes figuras, com ou sem novidades ou renovações teremos que forçosamente no dia sete de outubro fazer nossas escolhas. Será que em outros municípios também ocorrem estes fenômenos? Será que outras cidades são sempre os mesmos a disputar cargos? Puxa vida aqui na cidade temos exemplos de alguns que eram solteiros, casaram, tiveram filhos, já viraram avos e ainda aparecem como renovação, com planos para revitalizar a cidade. E porque será que a gente não muda?Estamos cansados de saber que tudo o que prometem é mentira, tudo aquilo que colocam no papel não cumprem, mesmo assim a gente continua a acreditar nesta turma. 

E a cada eleição é a mesma chorumela: Eles roubam, eles não fazem nada, eles são incompetentes. Sim, mas e daí? Eles estão ai todos de volta, com novos planos, novas promessas, e nós vamos fazer o quê desta vez, vamos voltar a reelegê-los? Vamos por um ponto final e tentar montar uma nova câmara com novos integrantes, retirar de circulação estas múmias que já criaram raízes? Uma coisa que todos os eleitores deveriam saber além de guardar e aplicar como ensinamento é que nenhum prefeito ou vereador sozinho vá reformar, ou mudar o rumo daquilo que está errado. O executivo pode ter as melhores e mais santas das intenções, porém se não tiver maioria na câmara de vereadores nunca conseguirá aprovar NADA. E nossas câmaras via de regra, agem por conta dos interesses particulares. 

Aquelas promessas do candidato, que ele fez no teu portão, aquilo você esqueça. Mal ele virou a esquina e jogou fora o teu pedido, ainda tem outros que riem da cara dos eleitores quando chegam ao diretório, é assim, sempre foi assim. O povo brasileiro é muito ingênuo, basta o cara se apresentar de terno e gravata já é tratado por doutor. Az vezes uns calhordas, salafrários, ignorantes, escondem-se justamente atrás de um terno e gravata para desta maneira enganas os incautos. Um bom candidato a vereador, tem planos palpáveis, realizáveis com ações simples de trabalhos nas vilas e periferias. Tem candidato, atualmente prometendo mais segurança e mais educação, no entanto é revendedor de bebidas alcoólicas, e não tem sequer o segundo grau. 

É incoerência pura, agarrou-se a dois chavões, que é segurança e educação para tentar eleger-se. Pode realmente prometer pela segurança quem tenha tido histórico na segurança, um militar, um delegado, um policial. Este sim vai falar e tratar do tem com propriedade. Como é que alguém vai falar em melhorar a educação, se não foi capaz de experimentar nem esta que ele julga ruim? Nosso eleitorado tem que aprender a separar as coisas, tem que aprender a investigar o que de verdade tem naquilo tudo nas buchas que recebe quando caminha pelo centro da cidade, ou então avaliar e estudar muito bem o lixo que diariamente lhe deixam na sua caixa postal, nas suas caixas de correspondência. 

Nunca devemos esquecer. Prefeitos e vereadores são cabos eleitorais de deputados e senadores. Então, tudo o que fizerem tudo o que planejarem estará diretamente ligado a dependência de um destes. O vereador pode até pensar em melhorias, mas, se o seu deputado não fechar com a ideia, não tenha dúvidas, ele não vai fazer NADA. 

Resumindo estamos mais uma vez diante daquele velho dilema: Não temos como escolher o melhor, apenas optar pelo menos ruim.

Nenhum comentário: