quarta-feira, 22 de agosto de 2012


                            Quanto quer pelo teu voto?

Chibatada.
Em recente pesquisa, chamou minha atenção  o alto índice de  indecisos, mais de cinquenta por cento dos eleitores declaram não ter até o presente momento se decidido por este ou por aquele candidato. Tudo bem,estamos ainda a  um mês e alguns  dias, porém  nestas alturas co campeonato os tais indecisos já deveriam ter pelo menos alguma coisa. Uma outra coisa interessante é a pequena diferença registrada em favor da chapa de Vilmar Ballin,sobre Marcelo Machado de apenas pouco mais de um por cento. Ora, numa eleição, sempre o candidato da situação “arranca” com mais de quarenta ou cinquenta por cento das intenções de voto. 

Atualmente os resultados apontam 18% para Ballin e 17,02% para Marcelo. Mas existe um universo de mais da metade dos votos a serem disputados. E neste cenário é de supor que a vantagem fique pendendo a favor do segundo colocado Marcelo Machado, pois a tendência é aumentar a pressão, os contatos, às caminhadas para conquistar os votos cambaleantes. Já Ballin, vai ter que brigar em duas frentes; A primeira, fazer força para manter os atuais 18% que já possui, e a segunda fazer um esforço sobre humano para tentar conquistar uma fatia destes indecisos. As demais candidaturas já eram de se esperar. Vilmar Lourenço pega uma fatia de 4,0% dos votos, Paulo Borges 2,08% e finalmente Ibanor com seus míseros 1,05%. Note-se que mesmo somando os votos das demais chapas, não se chegaria ainda aos cinquenta por cento dos votos já mais ou menos decididos. De qualquer forma parece que o eleitorado está muito por dentro do processo. 

A inércia, e a venda  ou troca de cargos , prática esta determinante no governo Ballin, parece ter marcado profundamente o eleitorado, que se julgou traído em suas aspirações. Detalhe que reforça esta tese, é o fato da candidatura do vice-prefeito Ibanor Catto não ter decolado, e amargar tão poucos percentuais. Para uma população carente, desinformada, e traída o resultado não poderia ser outro. A indecisão destes eleitores reflete de uma maneira global o que o povo está pensando disto tudo que rolou nestes últimos cinco anos. Câmara e legislativo, fecharam praticamente um pacto, o famoso toma lá dá cá, tão usado e conhecido pelo PT e PMDB como de resto por alguns representantes de siglas anãs. Foi um verdadeiro carnaval. Nem mesmo o fantasioso processo de recapeamento asfáltico conseguiu sensibilizar os eleitores mais atentos. 

A fina camada que deveria resistir até outubro já começa e se desmanchar, ora, passaram-se quatro anos com lixo, ruas esburacadas, saúde virada num caos, obras somente aquelas do governo federal,escândalos de aumentos abusivos dos vereadores em mais de 100% , nossa principal avenida bem como nossas praças transformadas em passarelas de vagabundos,travestis,drogados, e prostitutas. A segurança sucateada a níveis inaceitáveis. Nossas passarelas viraram uma fonte de recursos para ladrões e assaltantes que praticam suas funções a qualquer hora do dia ou da noite. Estes alguns dos motivos indutores deste alto índice de eleitores indecisos. Somado a isto tudo o eleitor se depara com os mesmos de sempre, as mesmas caras, os mesmos pedintes, as mesmas promessas , o barulho ensurdecedor de carros de som com as mais esdrúxulas composições. 

Notem que nem para isto nossos candidatos tem criatividade. Criam os mais absurdos refrões, e acreditam que com isto vão conquistar votos.De qualquer maneira ganhe quem ganhar, o povo sairá mais uma vez com a expectativa de esperar para ver o que o futuro nos reserva. E ai ficam as esperanças divididas em dois polos principais, Se continua Ballin com sua mania de delegar a outros o comando e apenas ficar olhando o bonde passar (como faz agora) ou se motivado pela pressão popular acabe criando vergonha na cara e faça algo mais do que o pouco que foi feito. 

Já de Marcelo Machado espera-se que as muitas dúvidas, os muitos processos, as muitas denúncias o tenham mudado, e que finalmente possa partir para uma parceria com uma nova câmara de vereadores que se espera mais honesta,mais trabalhadora, mais humilde, com cidadãos trabalhando mais em favor do povo do que de parentes,amigos,amantes e namoradas.

Nenhum comentário: