sábado, 25 de agosto de 2012



Momento ( 3)
Nestas pequenas análises que estou apresentando neste blog, tenho procurado mostrar a minha visão sobre o sistema político da minha cidade, seus candidatos, os vícios e as mazelas que ha tantos anos fazem com que tenhamos sempre as mesmas pessoas comandando a máquina administrativa municipal. Minhas opiniões são estritamente pessoais, Não tenho a pretensão de induzir ninguém a votar neste ou naquele candidato. Apenas digo que não voto em tal candidato e o por que. Hoje, quero dizer o que me desagrada na chapa do candidato Vilmar Lourenço. 

Conheço-o de nome, da mesma forma, respeito a pessoa deste ilustre advogado por acompanhar sua trajetória nas lides jurídicas. É um excelente candidato, é honesto, tem preparo e seu plano de governo aproxima-se muito daquilo que penso ser o básico para a cidade. Não tem propostas mirambolantes,é simples e possível de realização. Mas, fica praticamente impossível falar de um candidato pelo PTB, sem que nos venha a cabeça a figura do Sr. João Luiz Scopel. E, ai é que está o impasse. Falando há poucos dias com um amigo eu dizia que o ideal seria o Dr. Lourenço, sair candidato pelo meu PDT, porém, com uma nova executiva e não esta que ai está comprometida com amigos e panelinhas. 

Daí sim, acredito seria uma mudança considerável para os destinos da cidade. Aliar a capacidade e o conhecimento do candidato em pauta, aos ideais do trabalhismo de Leonel Brizola,cercando-o de cabeças livres e descompromissadas dos interesses pessoais acredito seria um ótima opção. Da forma como se apresenta não dá para apostar, ainda mais para quem , como eu, conhece a historia do amigo Scopel. Nada contra, intelectual ou moralmente, porém os métodos, a maneira de dirigir e orientar a sigla do PTB , as velhas raposas desde há muito mamando, buscando,negociando isto tudo nos leva a uma descrença, principalmente no caso de o Dr. Lourenço vir realmente a eleger-se, de quem seria realmente o prefeito, ele ou o Scopel com seus cordéis milagrosos. 

Gosto de sempre frisar que o mais importante a considerar, independentemente de quem seja o eleito é a configuração da câmara de vereadores. Um prefeito sem maioria, torna-se potencial refém, por melhor que sejam suas intenções sempre haverá a troca, a negociação, não de projetos, mas de cargos para este ou para aquele. Da mesma forma que uma câmara formada por vereadores todos em sintonia com o prefeito seria um perigo, pois daí poderiam resultar projetos, e obras nem sempre em conformidade com os anseios da população. O ideal seria uma câmara honesta, multipartidária, tecnicamente preparada e focada nas pessoas. Mas isto a gente sabe, é utopia. 

Quanto a vice na mesma chapa, não a tenho como preparada para uma função de tamanha envergadura. Enfrentar uma classe, ou uma questão envolvendo adolescentes não se compara com os problemas de uma cidade. Não voto, pois no Dr. Lourenço, pelos sérios receios de que quem realmente vai comandar a prefeitura será o Sr. João Scopel, ajudado por seu fiel escudeiro Sr. Avelino. Acho inclusive,que a presença do Scopel junto as caminhadas, se agregam de alguma forma eleitores,  por outro lado, estão minando a caminhada do candidato da coligação.

Nenhum comentário: