quinta-feira, 2 de agosto de 2012


Luto moral.
Mensalão, este sim é um assunto para tomar conta de todas as redes sociais, não pelos nomes em questão muito menos pelas siglas envolvidas, mas pela vergonha pública a que nos expõe. Mensagens, frases de efeito, campanha política, isto tudo cessa nesta hora. O povo brasileiro de uma forma geral está no banco dos réus, porque estes homens se fizeram o que fizeram  foram colocados por nós no poder. Se hoje são acusados de roubo, desvios, chantagens e não sei quantos outros crimes, não podemos olvidar nossa culpa em tudo isto.

Isto deve servir de alerta para todos os brasileiros, não esqueçamos que existem investimentos bilionários com as obras da famosa COPA DOS ALIENADOS. E daí, será que teremos gente competente para gerenciar esta montanha de valores? Será que não estarão escorrendo pelos ralos podres da corrupção valores para outras contas? Será que não estarão em andamento outros MENSALÕES? A manchete principal na capa dos grandes jornais de todo o Brasil, e acredito no mundo, é o julgamento do MENSALÃO. Muitas são as expectativas, advogados, bacharéis, promotores, juízes, não perderão nenhum lance.

 Afinal para estes é um verdadeiro aprendizado na arte do exercício do direito individual. Para outros, menos interessados, vai passar batido, sem nenhum prejuízo. Mas, em minha opinião todo este festival midiático, todas estas declarações bombásticas de juízes, promotores, e advogados, além das fotos estampadas em todos os grandes jornais, servem apenas para mostrar ao mundo a nossa pobreza quando o assunto é caráter, honestidade e respeito pelo bem comum. Estamos, na verdade escancarando ao mundo uma grande ferida moral, um câncer. Num país com tantos problemas, com tanta fome, tantos miseráveis, tantas pessoas sobrevivendo do lixo,ainda temos de conviver com a sordidez de gente sem escrúpulos, como todo este bando que hoje senta nos bancos dos réus. 

E, o pior de tudo, é saber, de antemão que tudo vai dar em pizza. Os milhões desviados já repousam em contas particulares. Mas ainda temos muito a dizer, e você: O QUE PENSA SOBRE TUDO ISTO. Está lançado o debate não podemos agora dar uma de avestruz, enfiar a cabeça no buraco e dizer que isto não nos interessa. Interessa e muito. Afinal todo este dinheiro, todos estes recursos, teriam outras finalidades, mas foram carreados para ajudar a eleger gente que se dizia honesta. Por detrás de toda esta vergonha está a compra de votos para muita das vezes aprovar projetos que beneficiavam somente a eles próprios. O Brasil passa por um momento muito delicado. 

Se não bastassem todas as nossas deficiências em saúde, educação, segurança, emprego, vendes de sentenças, chantagens contra juízes, greves em muitos setores essenciais agora temos que aguentar este vexame publico onde as caras de alguns dos mais ilustres figurões da república aparecem estampadas como criminosos comuns. Isto é muito triste para o país. Por mais que queiramos ser otimistas não podemos ficar de braços cruzados, ou assistindo as façanhas da Nina e da Carminha na televisão. Lá elas vivem uma “istoria” onde tudo é ficção, mas nós estamos vivenciando algo muito real.E, se não pressionarmos, não fizermos movimentos no sentido de que tudo isto se esclareça e que os verdadeiros culpados sejam realmente punidos, o Brasil vai continuar neste clima de pantomima, de fuzarca, onde cada um rouba o que quer,paga um bom advogado e sai lindo, rico e de bem com a vida. 

Tudo isto é claro, em detrimento de muitos que cavoucam no lixo durante o  dia para poder comer alguma coisa a noite. Não dá para ficarmos alienados. A nossa vida não pode se resumir a futebol, carnaval, e bundas. Que país estamos querendo legar para nossos herdeiros, como poderei exigir honestidade, caráter, lisura, educação de meus filhos se estão vendo estampado nos jornais as caras de tantas personalidades agora tratadas como bandidos comuns? O povo brasileiro precisa reagir. Os culpados devem ser condenados, os bens roubados recuperados. Justiça e respeito, é isto que exigimos. A nação brasileira está de luto. Luto moral.

Nenhum comentário: