quinta-feira, 16 de agosto de 2012



Supremo na pressão.
De todas as defesas apresentadas, creio que apenas quatro eu não acompanhei e posso afirmar que, para quem não é advogado, apenas um curioso este “acompanhamento “ pode ser comparado a uma penitência das piores. Foi um desfile de celebridades jurídicas, frases de efeito misturando tiradas filosóficas com letras musicais, acusações subjetivas, e é claro, culminando pelo pedido de absolvição do réu. Particularmente, não acredito em justiça. Houve um tempo em que esta senhora era conhecida por ter os olhos vendados, e sua espada atingia o condenado sem olhar. 

Ou seja, a justiça era igual para todos não havia como escapar, rico, pobre, gordo,magro,preto,ou branco,católico ou protestante, se  culpado, era condenado e fim. Mas, os tempos mudaram aquela venda nos olhos da “justiça” foi lenta e discretamente levantada e hoje ela pode ,com a ajuda de um bom advogado, permitir que a espada saiba onde atingir. Sabemos que o nossa justiça ,há muito está deixando a desejar com seu trabalho, na minha opinião enquanto ministros forem escolha de políticos sempre ficará uma sombra de dúvidas quanto aos julgamentos de políticos envolvidos em escândalos. 

E neste particular, que me desculpem os ilustres membros da mais alta corte, mas existem cinco ali naquele grupo os quais não consigo engolir. Ricardo Lewandowski (Lula 2006), Luis Fux (Dilma),Dias Toffoli ( Lula 2009),Gilmar Mendes( FHC 22002) e Celso Mello(Sarney 1989).Antigamente tinha-se na figura do juiz, um cidadão acima de qualquer suspeita. Criticar os atos de um juiz era coisa para advogado maluco. Hoje, com as informações sendo compartilhadas pelos diversos meios de comunicação, com a intervenção de jornalistas investigativos as tramoias, as falcatruas, os desvios cometidos por juízes abriram uma brecha. Hoje sabe-se muito bem que por debaixo daquelas vestes sóbrias está um homem, com qualidades e defeitos como todo e qualquer mortal. 

Então, se houver pressão, alguém será visado,daí a dúvida surge: Sendo o ministro uma figura política também (foi colocado por um político) será que nesta hora o coração não balança? Eu, não sou bobo, muito menos ingênuo, quem quiser acreditar em isenção acredite, reservo-me ao direito de ficar com minhas conclusões. Para quem não acompanhou as defesas dos réus, posso dizer que para os advogados que os defenderam todos são santos homens,foram levados ao crime por maus elementos que sequer foram identificados, por isto mesmo impossível de identificar, e que os crimes dos quais são acusados, lavagem de dinheiro,formação de quadrilha,peculato mau uso de verbas públicas entre outros, não passou de um inofensivo caixa dois, e por isto coisa sem tanta importância já que segundo a opinião de vários dos advogados de defesa prática corriqueira no país. 

Todas as culpas, devem recair sobre o procurador geral da república. A ele, e tão somente a ele deverão ser debitadas as falhas processuais que deverão culminar com a absolvição de todos os acusados.As mais de quinze mil páginas do processo 470 com relatórios,investigações,declarações,contas bancárias abarrotadas de dinheiro,testemunhos,vídeos,conversas telefônicas, nada conta. Todo um trabalho de sete anos, envolvendo policia federal, procuradores, auditores e uma parafernália jurídica de fazer inveja, foram em vão. Tudo perdido porque o procurador geral da união não soube trabalhar, ou como diz o “Barbosinha”: Ele não fez o seu trabalho. É daqui, justamente das declarações dos advogados de defesa que parte o meu descrédito quanto a imparcialidade neste julgamento. Impossível a qualquer cabeça de ser humano fixar-se num ponto quando tantos pontos controversos começam a pipocar frente aos olhos. 

Tenho sérias dúvidas quanto ao juízo destes cinco ministros, pelo histórico em sentenças proferidas anteriormente, principalmente O Sr. Gilmar Mendes, reconhecidamente um ministro político, tanto pelas declarações, quanto aos seus pontos de vista. Mas, mesmo que tudo fique nas esferas do famoso caixa dois, e daí? Caixa dois também é crime, ou contravenção sei lá. Quantos destes advogados estarão sendo pagos justamente com o dinheiro “sujo” de algum caixa? De onde será que provêm os quinze milhões com os quais o Sr.Paulinho Cachoeira vai pagar o seu advogado ex-ministro da justiça Marcio Thomaz Bastos? Achei brilhante a defesa do advogado do senhor Roberto Jefferson, mas, advogados a parte ele também é um bandido, é réu confesso, a gente tende a ver apenas as palavras do advogado, esquece que o “cliente” participou da divisão, e tenho para mim que só denunciou porque era pra ser vinte milhões e recebeu só quatro. 

A hora está chegando, alguns brasileiros ficam na expectativa (como eu) de que esta corja seja alijada da vida pública, de que esta ação 470 possa servir de marco inicial a uma guerra sem tréguas aos políticos desonestos, interesseiros,corruptos e sem caráter.O povo brasileiro paga os impostos mais caros do mundo, paga os melhores e mais altos salários em todas as esferas do poder político, sofre sem saúde,sem trabalho,sem segurança, com uma malha de estradas em péssimas condições e amargando a cada final de semana com centenas de mortos vítimas de descaso das autoridades. Chega. Senhores ministros não se deixem influenciar, nem pelas mídias muito menos pelas frases de efeito de advogados muito bem pagos. Exige-se a condenação dos réus.

Nenhum comentário: