sábado, 23 de junho de 2012


Só o meu nariz.
O povo brasileiro costuma encostar a testa no muro das lamentações e ali ficar a desfiar suas dores, seus desesperos, suas mágoas, mas, o que realmente fazemos para mudar toda esta sistemática podre que nos prende, e que tanto nos entristece? Não fazemos nada, isto mesmo nada. Nossas autoridades, nossos políticos estão mais do que mobilizados em favor de suas querelas pessoais. 

Leis que possam trazer algum benefício a população, estas não tem pressa, podem esperar. E o que fazemos em relação a buscar formas de pressioná-los? Não fazemos nada por medo. Temos medo de criticar, de gritar, por que tudo neste país é proibido, para quem quer falar e exigir a verdade. Aqui liberdade de falar, escrever, criticar, é só para quem tem padrinhos ricos.A cada dia tomamos conhecimento dos absurdos que acontecem na câmara, no senado, nos governos estaduais, nas prefeituras. 

Já me referi outro dia, que escutando um programa de rádio, onde o entrevistado era um procurador da república, este dizer que se a população ficasse sabendo de um quinto do que acontece de absurdos naquelas casas legislativas, lá em Brasilia, já havia clima para uma guerra civil. Imaginem, isto quem diz é um procurador da república.E nos, como bons brasileiros, vamos as ruas com passeatas pedindo segurança no transito,fazemos campanhas por mais leitos nos hospitais,clamamos por mais médicos humanos, por tratamento de qualidade, e mesmo assim morrem pacientes nos corredores, nas filas, nas estradas, 

Para este tipo de manifestação não existem ouvidos, não existem verbas, não existem autoridades interessadas em resolver. Mas, um estádio pode ser interditado, ali o promotor viu perigo, ali um juiz julgou algo importante. Mas senhores, será que não existem coisas mais importante a fazer? Será que estes promotores, juízes não tem mais com que preocupar-se?O povo está a mercê destes lacaios políticos, a pouco ,ou nenhuma vergonha, campeia por este Brasil, e ninguém toma conhecimento, olhem para o absurdo de certas leis que permitem a esta gentalha se auto aumentar seus salários, eles, olhem a pouca vergonha das emendas parlamentares, que alimentam a corrupção, e criam estes verdadeiros currais de dependência nas cidades. 

Este tipo de coisa sim, deveria ser considerado crime. Não é crime agendar uma consulta com um paciente de cardiopatia grave para daqui a seis meses? Não é crime a população ter que arcar com o pagamento de quase cem mil reais para que um senador coloque porcelana nos dentes? Não é para interditar, senhores promotores, um governo que nega medicamentos para quem depende dele para sobreviver?Não é para mandar para a cadeia vereadores inescrupulosos que fecham os ouvidos para os anseios da população que não aceita os seus  absurdos aumentos? 

É comum ouvirmos:Eu sei que o vereador tal é sujo, é vagabundo,é ignorante, mas, eu não posse deixar de votar nele, ele me ajudou muito, devemos muito a ele. É assim que se criam os currais, as dependências, os favores, e é tudo isto que nos prende ao chão, que nos imobilizam, que não nos permite a reação. Se, cada um de nos erguêssemos uma bandeira, se cada um de nos colocasse na fachada de sua casa um cartaz bem grande dizendo : AQUI FICHA SUJA NÃO TEM VEZ, será que assim não faríamos a diferença? 

Não interessa se o candidato é amigo,conhecido,parente , bonzinho. Depois de eleito este cara vai trabalhar por si e pelos “amigos” os outros que se ralem. Precisamos eleger gente que se preocupe com o conjunto, que vá cumprir um mandato em benefício do todo e não apenas para alguns. Alguém que não esteja olhando apenas e tão somente para a ponta do seu nariz.

Nenhum comentário: