terça-feira, 9 de outubro de 2012



A estratégia.
Enquanto grande parte da população de Sapucaia se mobilizava para dar o troco a inércia até então instalada, nossas forças de oposição se debatiam meio que estonteadas a procura da coesão. Segundo palavras do candidato Marcelo Machado, quando em visita aqui no meu escritório,ele teria procurado por todos os candidatos, tentando buscar  um consenso, na ocasião, inclusive abriu mão da cabeça de chapa em nome da formação de uma frente com forças suficiente para derrubar o Ballin, o que, segundo ele só não aconteceu porque ninguém queria largar mão de  concorrer com chapa própria. Este, o maior erro das oposições nesta eleição. Ora, o PT, já tinha em seu ninho uma grande união de anões famintos por mais quatro anos ,não de trabalho pela cidade, mas sim de ganhos para si e seus carrapatos. 

Estes já eram favas contadas. O uso da máquina administrativa, (carros, CCs, dinheiro) mas principalmente a ingenuidade da população aliada a desorganização das oposições, entregaram de bandeja mais quatro anos para a incompetência e os desmandos do PT aqui na cidade. O que mais intriga é ficar sabendo que mesmo naqueles confins onde não houve mudança de nada, absolutamente nada, vilas e bairros onde a infraestrutura se resume e valas, barro, e falta de tudo, até mesmo ali os eleitores deram voto de confiança ao Ballin. Porque será que agiram desta maneira? Pode ter acontecido que os moradores temendo por represálias (e o PT é campeão nisto)não tiveram coragem suficiente para acreditar numa virada de mesa.Aqui vale uma pequena reflexão. Sapucaia está se expandindo de uma maneira vertiginosa, já não existem lugares para a abertura de loteamentos regulares. 

As pessoas vão chegando, se instalando onde tiver um espaço vago. Pode ser numa beira de arroio, a margem de uma rodovia, numa área verde qualquer, e como na maioria das vezes são pessoas de baixo poder aquisitivo torna-se quase que impossível a retirada. Ora, nestas condições basta que apareça alguém da “situação “e acene com a possibilidade fazer “vistas grossas” para o problema que o voto está garantido. De certa forma a reeleição do prefeito enseja talvez, uma mudança de comportamento para com aquelas vilas até então esquecidas pelo poder público. Mas, afinal quem ganha neste tipo de jogo, quem afinal saiu lucrando com todas estas estrepolias infelizes de nossas oposições?Continuam dando as cartas os mesmos de sempre, Secretários importados, adjuntos fantasmas, CCs flutuantes, aspones de aluguel, enfim toda esta gama de pessoas que formam a côrte do principe AliBaballin e da princesa Arlênia. 

Perdedores? Não existem, no máximo o que vai acontecer é o continuísmo daquilo que já está em andamento há mais de quatro anos, ou seja, NADA.Mas, conhecendo as figuras que estão neste tabuleiro pode-se prever dias negros para o casal real. Primeiro porque vai faltar espaço para acomodar o contingente de anões com suas tralhas, e segundo porque a família da noiva não é fácil de agradar. A câmara com algumas modificações, as quais, não julgo de muita valia já que o governo poderá contar desde que tenha cargos para doar, com a maioria. Portanto a tal desgraçada da governabilidade fica garantida. Mas a fome, a ganância, e principalmente explorando a oportunidade de uma candidatura a Assembleia em 2014 poderá deixar o príncipe AliBaballin com o coração amolecido e disto o a sigla da princesa poderá tirar muito proveito, fazendo de tudo para agradar com olho nas eleições de 2016, na cadeira do prefeito.

Resta aos partidos finados,PTB,PSDB,PDT e outros procurarem de agora em diante buscar alternativas para tentarem uma reação. A verdade é que eles devem reconhecer que enquanto continuarem a olhar para seus próprios umbigos não adianta criticas, muito menos ameaças. Aqueles que traíram a confiança de seus filiados devem reconsiderar suas besteiras (recado ao PDT) analisar os atos falhos, as mancadas e principalmente a perda da oportunidade de poder ter feito algo enquanto agente administrador. Que as poucas mudanças efetivadas na câmara, possam significar novas ideias e novos posicionamentos. Uma nova mentalidade de como se deve trabalhar de acordo para que não só os grupinhos levem vantagens, mas toda a população sofrida desta minha cidade.Infelizmente, por conta dos apadrinhamentos continuaremos a conviver com os derrotados nas urnas como  o Edison, Adilpio, Tita e todos aquele que concorreram e o eleitorado mandou para casa. Estes com certeza voltam para as antigas cadeiras, junto com seus CCs. Quer dizer: o recado era para se recolherem em suas casas, mas, por força disto que alguns teimam chamar de democracia, quem continua dando as cartas é o casal real.

NOTA. Faça parte do conselho cidadão. Clique na barra de pesquisa do facebook  “conselho cidadão”  e participe. Não importa de onde você está. as vezes sua experiência pode ser útil para nossa cidade. Prestigie, e convide seus contatos.


Nenhum comentário: