segunda-feira, 29 de outubro de 2012


Concerto, e  remendo.
Agora a pouco, quase em frente a minha casa, parou um caminhão, e um automóvel velho. Do caminhão desceram três homens , e do automóvel mais cinco, ou seja, oito homens, uma equipe. Tarefa; fazer o remendo de um espaço , até então tapado com brita no asfalto, mais precisamente na parte de estacionamento. A área (eu medi) 70 centímetro por um metro. Agora vamos descrever a tarefas dos oitos homens envolvidos, um pegou uma picareta e começou a repicar toda a área, soltando a brita que estava socada. Veio um segundo com uma pá e retirou a terra colocando-a ao lado do buraco. 

Veio o terceiro e abriu a tampa traseira da caçamba, o quarto então pegou uma pá e colocou a terra sobre a caçamba. Veio o quinto homem com uma vassoura e varreu a área externa do buraco. O sexto, com outra vassoura ( velha e surrada)limpou as bordas do buraco. O sétimo homem permanecia o tempo todo junto a um cone colocado junto a roda traseira da caçamba. O oitavo homem permaneceu sentado ao volante espalitando os dentes e me encarando. Mais alguns detalhes importante para a análise dos fatos. A área a ser reposta de asfalto não passava de 210 centímetro quadrados (0,70 x 100 x 0,03), as bordas,ou seja, a “capa” anterior que foi retirada para fazer o buraco pela CORSAN era de sete centímetros de espessura.

Mais um detalhe, quando da retirada da terra do buraco para a colocação da camada asfáltica, a terra foi retirada de forma mais profunda nas beiras (quatro lados) de maneira que no centro a camada ficou reduzida a um lençol de massa.Detalhe; Asfalto sobre terra,areia. Vamos recapitular? Dois carros, oito homens, para um remendo de 210 centímetros de asfalto. Aparentemente tudo aquilo que aconteceu ali poderia merecer até um elogio ao responsável, afinal de contas está reparando um serviço que ficou sendo devido, eu falei, aparentemente, na verdade aquilo ali é caso de polícia, Não acredita? Então vamos ver o porquê. A Rua Caramurú neste trecho entre as ruas Manoel Atanásio Dias e Lindolfo Collor, anteriormente era calçada com pedras irregulares, um calçamento firme e compactado,feito por empresa particular e pago por nos moradores. Ali a Prefeitura não meteu um dedo. 

Pois bem, as pedras são retiradas e levadas para sabe-se lá onde. O asfalto reposto, alem de ser uma camada muito mais fina ainda, vai ficar sobre uma base de areia, e socado com os pés, não tem rolo compressor.Outro detalhe, uma camada de massa disposta desta maneira “cônica” tem a tendência de com o movimento das rodas irem se afastando do centro para as beiras (força centrífuga) ocasionando o aparecimento dos característicos “enrugamentos” nas pistas de rolamento. Mas este serviço é pago pela CORSAN, aquela equipe de oito profissionais pertence a alguém que ganhou uma licitação, apresentou orçamentos, prazos, materiais e mão de obra especializada, para fazer CONCERTOS e não REMENDOS. Cada homem ali, parado ou não está custando um valor cobrado como homem/hora. 

Logo, posso botar vinte trabalhadores, dar uma vassoura para cada um e cobro por vinte homens hora. Mas o que nos deveria deixar indignados é o caradurismo do remendo feito. É coisa para tapar os olhos dos bobocas que pagam impostos para ter ruas e avenidas bem cuidadas e acabam tendo que enfrentar estes bandos de picaretas. Isto sem falar do perigo que representa este tipo de remendo para a segurança no trânsito. Vamos imaginar esta mesma equipe remendando uma pista central de rolamento com fluxo de carros leves e pesados, imagine o estrago, aros, jumelos de molas, rolamentos de rodas, amortecedores enfim. Agora se sente e calcule quantas destas “equipes” estarão se apresentando para pegar uma fatia deste grande bolo que se chama Copa dos Alienados.


Conserto; ato ou efeito de consertar algo de maneira a dar-lhe as mesmas condições de qualidade e durabilidade de quando a sua fabricação, ou construção. Ex. viaduto da BR116 em frente a REFAP.

Remendo ; ato ou efeito de resolver um problema de maneira  passageira, de modo a não permitir, ainda que de forma emergencial, a interrupção de uma atividade. Ex; Reeleição do Vilmar Ballin aqui em Sapucaia do Sul.

Nenhum comentário: