sexta-feira, 26 de outubro de 2012


O Facebook.
Eu não conhecia este tal de Facebook, apostava minhas fichas no ORKUT, nas trocas de emails e, principalmente no meu blog. Um dia apareceu um convite muito ingênuo de um amigo, resolvi consultar, fiz o meu cadastro e esqueci do negocio. Passados alguns dias resolvi visitar para ver o que tinha acontecido, fiquei de boca aberta com a quantidade de convites para ser adicionado a rede de amigos.Ainda meio desconfiado aceitei o desafio, e comecei também a participar, primeiro dando pitacos onde tinha certeza de que seriam aceitos, depois fui ampliando os horizontes e hoje, graças a Deus já posso contar com muitos amigos virtuais.

Mas, que diabos de atração tem este tal de face?Que magnetismo absurdo é este que nos prega a frente  de um monitor a ponto de sair com olhos vermelhos, e dedos cansados? Isto quando não se passa a madrugada toda trocando mensagens, mas principalmente louco de curiosidade para ver aquele pontinho vermelho no canto esquerdo aparecer. Aliás, uns do três pontinhos. Quem será que quer a minha amizade? Quem estará me cutucando?Quem será que curtiu aquilo que escrevi? Na verdade esta páginas sociais na internet vieram abrir um canal de comunicação muito maior do que qualquer outro meio já havia propiciado. Aqui, sentado na minha escrivaninha, eu posso estar estudando, pesquisando,investigando e ao mesmo tempo de olho na minha página. 

Eu posso aconselhar, namorar, cantar,mentir,pregar, colocar as maiores besteiras que a internet permite, eu sei que sempre haverá alguém que vai curtir. O Facebook tornou-se o amigo discreto daquelas pessoas mais tímidas o poço onde desabafo algumas mágoas, onde busco, quem sabe o apoio, onde tento mostrar o que penso. Onde falo com quem nem ao menos sei o nome, com quem nem ao menos tenho noção de como é o rosto. Sim, pois aquele rosto bonito,(ninguém aparece feio no Face.) aqueles cabelos lindos, aquele corpão na praia, aquela boca sensual, aquelas indiretas, ou diretas, tudo pode ser uma grande mentira,mas e daí? Ele (a) está me ouvindo, me dando bola,respondendo minhas dúvidas. Eu não quero nem entrar no mérito se a mensagem é de algum doente mental, de algum tarado, de algum mal intencionado. Desde que eu não apareça e não forneça dados que me comprometam não tem problema. 

Sair pela tela do monitor e me pegar eu sei que não vai. Da mesma forma quanto maior for o desejo de agarrar aquela loira bonita que está sorrindo na foto para mim eu não vou conseguir. E, ai está a grande vantagem das redes ditas sociais. A gente pode pensar, desejar, possuir tudo aquilo que temos a nossa frente, sem nenhum prejuízo, sem gastar um tostão. Porém, convenhamos tem também a parte chata. Aqueles convites para jogos, aniversários, e principalmente as famosas mensagens filosóficas de mau gosto. Tem algumas que realmente, te inspiram a uma reflexão mais profunda, te induzem a pensar um pouco mais, sobre determinados problemas, outros, no entanto não dizem nada com nada, não acrescentam nada de bom, pelo contrário, além de tomarem teu tempo ainda te colocam, as vezes, como culpado de uma situação que muito embora reconheçamos ser difícil, não está a nossa altura buscar as soluções. 

De qualquer forma estas páginas na internet, tem muito a colaborar com a solução de alguns problemas, as correntes formadas, principalmente por gente honesta e interessada tem demonstrado a força que possuem na mobilização de pessoas que num simples clicar espalham as mensagens para milhões de internautas.Isto sem contar com a força destas páginas na divulgação dos grandes acontecimentos negativos protagonizados por nossos políticos. Catástrofes  quando acontecidas podem ser divulgadas, arregimentando em poucos segundos centenas e milhares de auxílios, buscando informações, fornecendo subsídios para maior agilidade em salvamentos. 

Tem gente que condena estes tipos de relacionamentos, e de redes pela internet, porém é sempre bom lembras que o perigo não está e nunca esteve na existência deste produtos,mas sim o uso que fizemos e os cuidados que devemos tomar em nossas participações. E...com a devida licença, o botão vermelho apareceu..tem gente me procurando. Até mais.

Nenhum comentário: