terça-feira, 16 de outubro de 2012


A nova câmara.
Se, antes das eleições estávamos todos ansiosos por uma renovação da câmara de vereadores, não podemos dizer que de alguma forma não fomos atendidos. Aquilo que antes era uma fortaleza a favor de todos os atos do prefeito, agora apresenta uma nova configuração, que pode muito bem servir para fiscalizar de forma efetiva os atos do prefeito. É bem verdade que uma outra realidade se apresenta agora, com a derrota em São Leopoldo o PT tentará de todas as formas encaixar seus desempregados nas prefeitura da região, então provavelmente poderemos ter o inchaço da máquina pública. A composição da bancada de vereadores para 2013 tende a ser um pouco mais resistente aos apelos de cargos e salários para apadrinhados, senão vejamos: o prefeito terá, em tese, apenas cinco aliados que são; o Dr.Link, o Luciano (PT) o Caco e o Jarbas (PMDB) e o Avelino (PTB), portanto minoria. 

Para tentar qualquer coisa menos respeitosa ou , digamos , mais atrevida terá forçosamente que “comprar” alguém do seis restantes e é ai que o povo de Sapucaia pode ter a grande surpresa. A pergunta que se faz obrigatória é justamente quem poderá ser o coringa com o qual o prefeito poderá contar para desequilibrar a balança? Volmir Rodrigues(PP) é um cara serio, está estreando como vereador, mas tem vivência política, e mais do que isto foi eleito com maioria esmagadora de votos sinal de que o seu eleitorado aposta todas as fichas de que ele signifique alguma mudança.Resta saber agora se o presidente da sigla não vai correr para o colo do prefeito, forçando um eventual apoio pela troca de cargos na prefeitura ou câmara. O Marquinho, todos nos conhecemos, temperamento explosivo, não vai, com certeza se deixar envolver com o canto da sereia, com troca de apoio por cargos, não é do seu feitio. Vai sofrer em função do apoio dado ao Marcelo Machado a quem anteriormente agrediu verbalmente, e isto pode ser ponto positivo aos seus eleitores. 

Meu grande receio fica por conta de dois dos antigos vereadores já velhos conhecidos do prefeito e que com ele já dividiram o poder que são o Jorge Barbosa e o Everaldo. Estes, não acredito que resistam mesmo que em nome da ética ou da moral, muito menos ainda em respeito aos votos recebidos de seus eleitores. Sobram o Nelson Brambila e o Thiago Batista que podem ou não, bandearem-se para o lado do prefeito. De qualquer forma fica evidente que agora são menos vereadores sobre os quais deveremos exercer uma pressão mais aguda. Afinal de contas, dois são novos e se entenderam o recado dado pelas urnas deverão rezar muito certinho pelo catecismo da ética para fazerem carreira. O que todos nos eleitores esperamos é que por tudo o que já passamos, pelos movimentos realizados em nome da ética e da honestidade, por todos os trabalhos pelos quais o povo anseia, e por tantas coisa que ainda faltam nesta cidade esta nova câmara tenha enfim uma atitude de hombridade, que seus integrantes independentemente de sigla de conchavos, ou de acordos pensem somente em como poderão melhorar a vida da população. 

Com enxugamento, da máquina, com disciplina, com lealdade, trabalhando na elaboração de projetos e leis que visem o bem comum e não os interesses particulares como até agora tem acontecido. Vergonhosamente temos ficado conhecidos nas mídias por escândalos e mais escândalos patrocinados por aqueles que em última análise deveriam ser nossos exemplos. O povo ordeiro, trabalhador e pacato de Sapucaia não pode continuar refém de um bando de interesseiros que olham apenas para os seus umbigos. Está na hora de surgirem homens com outro tipo de pensamento. Homens que entendam que receber dez mil reais por mês significa a responsabilidade de apresentar resultados, e resultados satisfatórios. Ao Sr. Prefeito fica o recado das urnas: o Sr. Foi eleito por apenas um terço dos votos do eleitorado da cidade, não está com abola tão cheia assim. Ou trabalha e apresenta alguma coisa de positivo, ou a maioria o desalojo da toca. 

Queríamos a mudança, ela não aconteceu, então está na hora de fazermos por nossa conta as mudanças que tanto sonhamos. Vamos conferir cada lance,vamos fiscalizar, fazer barulho,panelaços, vamos denunciar. A mudança pode acontecer,somos nós que temos o poder.Vamos acreditar.

Nenhum comentário: